segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Baú do Tesouro: Maus por Renver

por
Renver


Não é a toa vira e mexe o History Channel faz documentários sobre a Segunda Guerra Mundial...

Nunca a humanidade teve um "vilão" tão contundente quanto o nazismo.

Em Maus temos a história de Vladek Spiegelman... um judeu polonês que sobreviveu a investa nazista.

Sobrevivência é a palavar exata pra descrever a grandiosidade dessa obra. Narrada em quadrinhos pretos e brancos onde judeus são desenhados como ratos, alemães como gatos, americanos como cães... Longe de  suavizar o tema pesado o efeito que temos é exatamente o contrário.

Dividido em duas partes:

1 - A história de um Sobrevivente - Meu pai Sangra história.
2 - E aqui meus problemas começaram.

Publicados de 1980-1991, fica claro o porque de toda essa demora. Art Spiegelman, o escritor (filho de Vladek Spiegelman) sofreu todo um processo de angústia, tensão psicológica (sim ele teve até que passar no psiquiatra), pressão publicitária e por que não citar todo o dispendioso processo de pesquisa que uma obra como Maus acarreta.

Eu poderia fazer um TCC sobre essa graphic novel, poderia falar que das 4 vezes que eu peguei ela pra ler eu chorei 3 vezes como uma criança que leva um soco no estômago... Que essa é obra obrigatória pra ser lida em vida. 

Ou como entender todas as nuances que uma tragédia dessa magnitude podem trazer aos sobreviventes.

Afinal ver os seus familiares indo pra um destino sem volta; ser trancado num galpão de trem com pessoas morrendo morrendo de tifo e desnutridas; e passar fome... São motivos suficientes pra Vladek Spiegelman ter pesadelos até o fim da sau vida... Como certa personagem disse, de certa forma ele não sobreviveu aos campos de concentração de Auschwitz, não com sua humanidade preservada, mas pensando bem quem sobreveveria?



Mas vou deixas as outras surpresas pra vocês... Boa leitura. Lembrando que numa lista das 20 maiores obras literárias do século 20 a revista Times colocou Maus e Watchmen nessa lista exclusiva de livros.





Um comentário:

Anônimo disse...

Lilian:

Não é só o nazismoq ue essa HQ aborda.

Ela fala também sobre como Vladek conheceu a esposa dele na época "pré nazista"... E também vai mostrando o presente em como Vladek interage com os seus familiares...

São muito boa as partes onde Vladek é entrevistado por Art... durante a montagem de Maus...a Hq de certa forma é muito intimista...

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.