segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Adiós, Giuliano Gemma

por
Corto de Malta

Um dos maiores astros dos Western Spaghetti faleceu semana passada, vítima de um acidente de carro, aos 75 anos.

O italiano Giuliano Gemma começou sua carreira como dublê e chegou a fazer figuração nas filmagens do clássico Ben-Hur em 1959. Sua carreira começou a despontar quando o cineasta Duccio Bessare o escalou para o épico Os Filhos do Trovão interpretando o Titã Krios.


Gemma faria a partir de então vários filmes Peplum - os épicos italianos conhecidos como Sandália e Espada. Em 1962 teve também uma pequena participação no clássico O Leopardo de Luchino Visconti.


Sua ascensão, porém, viria ao embarcar em outro gênero que se tornou popular na década de 60, o Western-Spaghetti. Sob o pseudônimo de Montgomery Wood, ele estrelou em 1965 O Dólar Furado de Giorgio Ferroni, talvez o seu filme mais famoso até hoje.



Na contramão das produções de Sergio Leone, Sergio Corbucci, Enzo G. Castellari etc. os longa metragens protagonizados por Gemma procuravam se aproximar do estilo norte-americano de faroeste ao invés de romper com ele. Por essa razão ou não, ele fez vários filmes de sucesso após viver o ex-soldado sulista Gary O'Hara em O Dólar Furado. Neles se destacou principalmente vivendo o personagem Ringo.



Alguns de seus maiores clássicos foram Uma Pistola Para Ringo; O Retorno de Ringo; Ringo Não Perdoa... Mata! (onde o Ringo na verdade não aparece); Adiós Gringo; Dias de Ira (ou O Dia da Ira, co protagonizado por Lee Van Clef); Califórnia, Adeus, Sela de Prata, Dias de Vingança, O Último Samurai do Oeste etc.


Além desse ciclo ele também marcou presença no clássico Deserto dos Tártaros de Valerio Zulini, participou da série de filmes de Angélica, A Marquesa dos Anjos, estrelou a adaptação cinematográfica do caubói dos quadrinhos Tex em Tex e o Senhor do Abismo, participou de Tenebre, um Giallo de Dario Argento e interpretou Robin Hood (é sério) no filme O Arqueiro de Fogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.