quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Link in the Sky with Dungeons: Sobre o episódio remake de Chaves

por
Toon Link


Como alguns já devem saber, o SBT produziu uma refilmagem de um episódio de Chaves (Bilhetes Trocados) para ser exibido em comemoração aos 30 anos do estúdio, o MacGaren já noticiou sobre o programa aqui e eu como assisti esses dias e como um bom chavista venho dar minhas impressões.

Relembrando que o programa teve direção de Carlos Alberto de Nóbrega e boa parte do elenco é composto por comediantes do A Praça e Nossa, incluindo o próprio Carlos Alberto fazendo o Prof. Jirafales e outros famosos como o apresentador Ratinho, interpretando o Seu Barriga.


Caso não tenha visto, tem ele completo no Youtube, confere aí:



Primeiramente devo elogiar o empenho na reprodução do cenário, como o MacGaren também citou no outro post, ficou bastante fiel, mas mesmo assim eu não entendi porque não mostraram o mesmo empenho na reprodução dos figurinos já que fizeram alterações sem nenhum motivo, como a cor da roupa do Chaves, o seu boné, ou pior, o chapéu do Seu Madruga, que pode dele ser encontrado uma cópia mais fiel em qualquer evento otaku por aí.




O problema do esquete e que poderia ser visto desde o início é que ele estava sendo feito de forma errada, baseado um pouco mais do que devia no tipo de humor da trupe do A Praça é Nossa que além de ser datado e só colar para um publico "mais idoso" é que no perfil de atuação eles fazem algo completamente diferente do Chaves, e isso infelizmente foi tradizo para o esquete.


Diferente de muitas pessoas eu não acho o esquete ruim só pela iniciativa de refilmar um episódio de Chaves com outros atores, eu inclusive achava que era uma boa forma de homenagem, mas pense em como a iniciativa poderia ser realmente divertida se no lugar de figurões da comédia do A Praça é Nossa fossem escalados atores desconhecidos para qual o seriado fosse de extrema inspiração para a carreira cênica, em outras palavras, fãs e profissionais que dão imenso valor à importância artistica da série.


Por exemplo, pode-se claramente ser visto que a maioria dos atores ali conhecem Chaves, mas não como um fã conhece, isso repercurtiu na forma como o episódio foi refilmado.

Parecia que ali a equipe pegou o script que o roteirista fez e seguiu tudo ao pé da letra, basta ver que os atores ao reporudzir as cenas engraçadas atuavam de forma pouco inspirada, talvez por estarem acostumados a trabalharem assim, sendo que na maioria dos casos a interpretação da piada é de extrema importância, com certeza o que me fazia passar mal de rir quando era pequeno ao assistir ao episódio não era só as coisas estranhas que o Chaves dizia e corrigidas pelo Seu Madruga depois, era a verdade na interpretação particular dos dois personagens, qualquer criança consegue ver reproduzido no comportamento de Chaves perfeitamente o sentimento de erro.




Alguns "tiques" das interpretações originais, como a forma que Chaves lê "Cebolas, Alhoooos", deveriam ser mantidos e seriam muito divertidos de se ver feitos por outros atores, enfim, seria legal se o esquete realmente fosse uma celebração à série, o que infelizmente não foi, o que já era esperado, mas não deixa de ser triste pela oportunidade perdida.


Outra coisa que irritou no programa foram alterações nas falas que não tinham propósito algum, não, não estou falando das piadas novas e atuais inseridas, como a do estádio do Coríntians, até achei isso legal, mas sim de trechos como a carta lida pelo Chaves onde a cena claramente queria e precisava ser igual à original mas eram feitas pequenas e desnecessárias alterações que comprometiam a graça do negócio e a brilhante e inteligente adaptação feita pela equipe de dublagem original da série, isso aliado às interpretações me levou a crer que a equipe sequer reviu os episódios algumas vezes e reproduziram tudo só baseado no que suas mentes guardaram sobre o programa em geral.


Mas devo ser justo, Lívia Andrade fez muito bem o papel de Dona Florinda, ficou até difícil reconhecê-la. Marlei Cevada também está ok como Chiquinha, mas para citar os maiores desastres, fico com as atuações de Carlos Alberto como Jirafales e "o cara lá" como Quico.




Enfim, taí minha opnião sobre o episódio, pra mim sequer serviu pra dar uma divertida ou como homenagem, só me fica na cabeça o quanto poderia ser legal um bando de atores desconhecidos com um grande carinho pela série interpretando os personagens, como isso poderia ter ficado.

Mas enfim, se tratando de SBT que se baseia na tradição e na importação de produtos e formulas estrangeiras, só uma iniciativa assim já é um deslocamento da zona de conforto, mesmo que para isso tenham feito um "A Praça é Nossa do 8".




Ps: vale mencionar o erro grotesco da altura do Prof. Jirafales ao longo do episódio, ora baixo, ora maior por estar em cima do banquinho hauheuahe

4 comentários:

Renver disse...

E o Ratinho como foi?

Unknown disse...

RRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATINHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Toon Link disse...

O Ratinho foi ruim, mas pelo menos não tão ruim quanto eu esperava hauhuhehae

Kira-Sama disse...

Tirando o kiko lá, os atores até que não fizeram tão feio, mas a Lívia Andrade arrasou, deu um show mesmo.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.