quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pela Primeira Vez em 52 Anos Asterix Terá um Novo Autor

por
Corto de Malta

Pela primeira vez em décadas os irredutíveis gauleses terão um novo criador para suas histórias. Será que vai dar certo?



A publicação francesa sobre quadrinhos Casernate anunciou que Jean Yves-Ferri será o novo roteirista de Asterix. Sucesso em todo o planeta, o famoso personagem e seus amigos foram criados pelo escritor René Goscinny e o desenhista Albert Uderzo em 1959. Porém, desde a morte de Goscinny em 1977, Uderzo vinha acumulando o trabalho de roteirista dos álbuns da série.

Agora, devido a sua avançada idade, o desenhista de 84 aos começou a preparar substitutos para dar continuidade as aventuras de Asterix, Obelix, Panoramix e Ideiafix contra os ramanos, piratas e outros inimigos. Além de Ferri, que é conhecido na França como autor do álbum De Gaulle à la plage e roteirista da série Le Retour à la terre, Uderzo também escolheu seu sucessor nos traços do desenhista Frédéric Mébarki, que já era seu assistente e costuma fazer artes de divulgação com os personagens.

Geralmente, eu sou contra substituir um autor de uma história ou de um personagem, ainda mais quando o criador trabalha muitos anos com ele. Mas nesse caso eu diria que já houve a substituição. A arte de Uderzo é maravilhosa e contribuiu e muito para o sucesso de Asterix, mas ao assumir os roteiros  no lugar de Goscinny ele quase destruiu a série.

Seu humor é muito diferente do estilo sofisticado do Goscinny, suas idéias sobre os rumos dos personagens geraram mais polêmicas que boas tramas e ele ainda concebeu uma das piores HQs que eu já li na minha vida: Asterix - O Dia Em Que o Céu Caiu, onde Uderzo ao mesmo tempo em que homenageia a Disney, destila todo o seu preconceito sobre mangás e comics de super-heróis.


Apesar de achar que a hora de aposentar o artista e os personagens já passou, os fãs ficam no aguardo de que pelo menos haja um sopro de criatividade no próximo álbum e que Asterix, agora publicado na França pela editora Hachette, também não seja vítima do tremendo imbróglio judicial envolvendo parentes e pessoas próximas a Uderzo sobre os direito do personagem. Quem sabe agora os gauleses não recuperem sua glória perdida?




FONTE: Universo HQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.