sábado, 23 de julho de 2011

Filme Sérvio é Caçado pela Censura no RioFan

por
Corto de Malta


A Serbian Film - Terror Sem Limites, polêmico filme sérvio com cenas explícitas de horror e violência, já foi proibido em vários países do mundo e agora essa história se repete no Brasil, mas especificamente no Rio de Janeiro. O mais estranho, contudo, é a forma como está sendo feita.


O longa metragem fazia parte da programação do Festival de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro, que ocorre essa semana na Caixa Cultural. Todos sabiam que o filme passaria no Festival, houve ampla cobertura da imprensa escrita a esse respeito. Porém, na véspera de sua exibição marcada para sexta, 22 de julho, os organizadores receberam ordem da Caixa Econômica Federal que patrocina o Festival para retirar o filme do evento, o que levou-os a lançar uma nota de repúdio queixando-se de Censura.

O Grupo Estação decidiu comprar a briga e promover uma exibição extra do filme no Cine Odeon marcada para sábado, 23 de julho, hoje. Pois bem, ontem estava eu com alguns amigos assistindo os filmes do Festival da Caixa Cultural e comentando sobre o caso quando chega um dos organizadores e diz que havia um oficial de justiça na porta do Odeon para apreender a cópia do filme mais uma vez na véspera da exibição.




Ao contrário de quase todos os meus amigos, eu não queria ver esse filme, nada que eu vi ou ouvi falar dele me chamou a atenção até agora. É a história de um ator pornô decadente que recebe uma grana alta de um diretor maluco pra participar de um filme torture porn com pessoas realmente sendo torturadas física e sexualmente diante das câmeras. Seria uma forma do filme fazer uma crítica social a Sérvia e tudo mais.

Eu não queria assistir porque nada me levou a achar que isso seria uma crítica social da Sérvia. Mas vou ter que ver porque todo esse caso envovlendo a exibição do longa  se tornou uma crítica social ao Brasil! De onde tiraram a idéia de que as pessoas são obrigadas a ver o filme? Pelo contrário, ao censurarem ele, aí sim estão obrigando o público a não ver.

O filme é de mau gosto? Provavelmente. Mas desde quando existe uma lei que determine o que as pessoas devem gostar ou não? Gosto não é precisamente uma coisa individual e pessoal? Se eu não gostei outra pessoa pode gostar. Só porque eu não gosto, isso me dá o direito de dizer a outros que eles também não podem gostar? Só porque eu não ia assistir, isso me dá o direito de dizer aos outros que eles não podem assistir?

Ou dá aos outros o direito de dizer o que eu devo ou não gostar, o que eu devo ou não assistir?




Algumas pessoas estão organizando uma manifestãção protestando contra a censura hoje em frente ao Cine Odeon como pode ser visto em detalhes nessa página do facebook, chamando o público para repudiarem o gesto intransigente que fere o livre-arbítrio de todas as pessoas:

"informações
Reunião/Protesto em repúdio å Censura ao filme "A Serbian Film", primeiramente vetado pelo Caixa Cultural, que proibiu sua exibição no RioFan, e posteriormente pela juíza da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, que acatou ação aparentemente movida pelo DEM. O encontro se dará no horário marcado para a exibição do filme, no Odeon ås 22h, para que, além do protesto simbólico, pensemos em que atitudes tomar para que NENHUM RASTRO DE CENSURA tenha espaço nesse país.

Convidem seus conhecidos!

E, importantíssimo: venham ao Odeon, precisamos aproveitar o absurdo da situação para agir å altura, concretamente e em conjunto. Muito mais que protesto virtual, nesse momento é necessário que mostremos nossa força contra esses resquícios de ditadura em pleno 2011."
Lembrando que ninguém quer expor crianças ou adolescentes, o filme não é destinado a eles e sim que maiores de 18 anos com pleno domínio de suas faculdades mentais e dos seus direitos inalienáveis tenham a escolha de assistir ao filme ou não.

O mais bizarro é que A Serbian Film - Terror Sem Limites passou sem problemas no Festival Lume de São Luís do Maranhão e no FantasPoa, Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ou seja, ele nem sequer é proibido no Brasil, ele é proibido no Estado do Rio de Janeiro. Isso é uma piada.




Não importa os interesses de que pessoas ou organizações político ou religiosas estejam por trás disso, se com boas intenções ou não. O ato é errado. Lembra muito um caso recente ocorrido no Reino Unido envolvendo o longa metragem Centopéia Humana 2. Outro filme nojentão e de mau gosto...? Talvez. Mas não tanto quanto a sua proibição pela British Board of Film Classification. Em e-mail para o site da revista Empire o diretor Tom Six falou algo que também serve para o caso envolvendo A Serbian Film e a Justiça do Rio de Janeiro:
"Obrigado ao BBFC por colocar spoilers do meu filme no site de vocês, e obrigado por banir meu filme de forma tão excepcional. (...) Minhas queridas pessoas, é só uma porra de um filme. É tudo ficção. Não é real. É faz de conta. É arte. Deem às pessoas a escolha de assistir ou não".

4 comentários:

Anônimo disse...

O mais engraçado é a hipocrisia dos próprios brasileiros que aderem a uma manifestação besta dessas. Por que esses mesmos brasileiros não fazem esse tipo de manifestação em prol dos direitos da diversidade sexual, na luta contra a homofobia, contra o aumento de impostos, contra o dinheiro público que é usado indevidamente, contra a violência e contra esse código penal obsoleto que só está aí para proteger os senhores criminosos junto com uma porção de estatutos e direitos humanos?
Para essas finalidades que são realmente importantes ao nosso cotidiano de vida real, ninguém se mobiliza, né?
Ora, faça-me o favor esse povo...

Renver disse...

SAPÃO IA ADORAR ESSE FILME...

Anônimo disse...

eu ♥ esse filme Renver :DDD !

Mas realmentew, é um filme meio forte aqui para o povo culto do Brazil!

(ou não)

Renver disse...

hauhauahauahauahauahau

Amigo anuro por essas bandas... que coisa, aproveita dá uma lida nos meus posts.

t+ abcs

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.