sexta-feira, 22 de julho de 2011

Na Expectativa: Um Método Perigoso

por
Corto de Malta

O diretor David Cronenberg conta a história dos homens e da mulher que ajudaram a escrever a história da psicanálise.


Com estréia prevista para 14 de novembro de 2011, Um Método Perigoso (A Dangerous Method) narra os bastidores da psicanálise, quando o austríaco Sigmund Freud (Vigo Mortensen) já havia se tornado uma respeitável autoridade sobre os meandros da mente humana e o suíço Carl Gustav Jung (Michael Fassbender) era seu mais brilhante discípulo no método da Cura Pela Fala ou The Talking Cure. 

Esse é o nome original da peça que inspirou o longa metragem roteirizado por Christopher Hampton. que já foi responsável pelas adaptações de Ligações Perigosas e Desejo e Reparação para o Cinema. A versão teatral, por sua vez, é inspirada no livro de não ficção Um Método Perigoso, de John Kerr.

A trama começa quando Jung recebe em sua clínica uma nova paciente, a jovem russa Sabina Spielrein (Keira Knightley), que sofria de esquizofrenia e histeria.

Durante o tratamento, o "relacionamento" entre Sabina e Jung foi além do ortodoxo entre médico e paciente e muito além do que era aceitável pela sociedade da época. A esse tipo de fenômeno ocorrido na relação médico/paciente, Freud chamava de Transferência e Contra-transparência, devido a casos já vivenciados e controlados por ele e por seu próprio mentor, o médico austríaco Josef Breuer, fundador da psicanálise.

Porém, o que quer que tenha havido entre Sabine e Jung foi muito além das experiências anteriores de seus predecessores, tornando-se um escândalo que acarretou  na interferência de Freud no caso, o qual terminou não indo adiante. Tempos depois, Sabina tornou-se também ela uma brilhante e respeitada psicanalista (sendo uma das primeiras mulheres reconhecidas no ofício) e Jung vivenciou outro forte rompimento em sua vida: com o próprio Freud.

As idéias de ambos sobre o tratamento de pacientes, sexualidade e identidade passaram a seguir caminhos tão diferentes quanto as vidas de Jung e Sabina. Ironicamente ou não, o mesmo Freud havia anos antes rompido com Breuer, devido também a discordância de metódos entre eles.


O filme vai ser lançado no Festival de Veneza e já há quem acredite que tem boas chance na premiação do Oscar. O elenco é ótimo. Mortensen é o ator de confiança de Cronenberg e juntos fizeram grandes trabalhos como Senhores do Crime e Marcas da Violência. Fassbender está em ascenção após Bastardos Inglórios e o seu Magneto de X-Men - Primeira Classe. Knightley faz tempo deixou de ser "a sósia de Natalie Portman", além de ter trabalhado com o roteirista Hampton em Desejo e Reparação. Completa o cast Vicent Cassel, o mais brasileiro dos atores franceses, vivendo outro paciente tratado por Jung e Sarah Gadon como Emma, esposa de Jung.

Autor de clássicos filmes sobre as neuroses da mene humana como Videodrome - A Síndrome do Video e Spider - Desafie Sua Mente, Cronenberg pode estar mexendo num vespeiro ao dar sua versão fictícia pra essa fascinante história real. Muitos adeptos de Freud desprezam as teorias de Jung que levaram a sua divergência com Freud julgando-as como delírio do médico suíço, da mesma maneira em que muitos adeptos de Jung desprezam a idéia que ele realmente tenha sido amante de Sabina, julgando o envolvimento carnal deles como delírio dela.

Por outro lado, a potencialidade desse material nas mãos de um dos poucos diretores da velha guarda que ainda está plena inspiração criativa (praticamente só ele e o Martin Scorcese ainda estão na mesma forma de antigamente) é de se criar grandes expectativas.


Os bastidores da psicanálise já foram levados ao Cinema em filmes como Freud Além da Alma, estrelado por Montgomery Clift e dirigido por John Houston contando a ascenção de Freud e Jornada da Alma de Roberto Faenza, que narra o romance de Sabina e Jung e a carreira posterior da jovem russa, e ambos receberam críticas de estudiosos da história da psicanálise.

Ao procurar centralizar o personagem de Jung em Um Método Perigoso, Cronenberg  pode seguir um rumo interessante partindo a princípio de como Freud ajudou Jung a se "libertar" de Sabine para chegar ao momento em que de certa forma Sabine ajudou Jung a se "libertar" de Freud.

Pois certa vez o próprio Freud percebeu que  Jung projetava nele o seu clássico Complexo de Édipo, na medida em que o enxergava como rival e figura paterna e muitos acreditam que foi na história entre Jung e Sabine que ele teria feito uma série de descobertas sobre a mente humana como as teorias de Sombra, Anima/Animus, Arquétipos, Inconsciente Coletivo etc., que causaram uma verdadeira revolução na revolução já em andamento do trabalho de Freud.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vale lembrar que o termo "histeria" muito usado antigamente não tem o mesmo significado de hoje. Hoje em dia diagnostica uma pessoa histérica como aquela que grita sem parar devido a um estado emocional de nervosismo. Naquela época, histeria era mais uma caso de psicose onde aliava a depressão com atitudes de destruição d paciente para com os outros ou do paciente apenas para consigo mesmo.

Corto Blog Maltese disse...

Pois é, quando os termos ficam muito populares acontece muitas vezes de o significado mudar sem que se possa controlar isso.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.