sexta-feira, 3 de junho de 2011

Da Prensa: Turma da Mônica #51

por
Corto de Malta

Pois é, não é só o Mac quem faz review por aqui. Já era pra ter saído, mas assim como outros posts do Blog sofreu um atraso, espero que compreendam e vamos em frente.


O Teatro de Fantoches - Foi essa história que me chamou atenção pro gibi. Essas tramas envolvendo algum tipo de representação teatral funciona as mil maravilhas com a Turma da Mônica e já rendeu clássicos como Romeus e Julieta, O Teatrinho do Parque e O Filminho da Marina. O Teatro de Fantoches não é tão inspirado quanto esses, mas ainda confirma o potencial desse subgênero de história da Turminha. Nela Cascão e Cebolinha decidem criar um teatro com fantoches no campinho, mas Magali e Mônica tem a mesma idéia e os quatro acabam disputando o público, ou seja, a Denise e o Xaveco, com os roiteiros mais estapafúrdios. Não vai te fazer gargalhar, mas valhe a pena, sobretudo pelo personagem "interpretado" pelo Cascão.

Recortes de Papel - Historinha curta com a Turma brincando de recortar papel e a velha piadinha do Cebolinha sacaneando a Mônica.

Um Horror de Lobisomen - Um história até um pouquinho longa pra uma piada óbvia, apenas contada de forma diferente, com o Lobisomem da Turma do Penadinho.

A Banda do Bermudão - A Turma do Bermudão (Titi, Jeremias e Manezinho) decidem criar uma banda pra atrair garotas. Mais uma trama batida contada de forma um pouco diferente, mas em que ainda se salva a ingenuidade cômica do Cascão.

Patinação no Gelo - Históririnha tão curta quanto óbvia, mas mesmo assim admito que foi engraçada.


Um Recado para o Titico - A melhor história, com as melhores piadas da edição. Zé Esquecido vive uma verdadeira odisséia para conseguir dar um recado do Bidú para o tal do Titico. Adoro quando exploram o potencial de personagens que muitas vezes são deixados de lado, como o nosso amigo canino de memória ruim que ultimamente vem sendo reabilitado nas revistas. Essa historinha me fez pensar que ele de fato merecia ser mais destacado no futuro.

Astronauta - Uma típica historinha com fundo moral (e sem humor nenhum) do Astronauta onde ele encontra um planeta de seres hospitaleiros que não tem com quem bancar os anfitriões e decide levar pra lá seus estressados colegas do Conselho Espacial. Acredite, esse resumo conta a história toda.

Cascão - O Cascão definitivamente é o personagem de maior destaque dessa edição. A melhor historinha curta da revista. Não sei se essa piada foi usada antes, mas nessa trama de uma página ficou divertidíssima.


A Árvore Mágica - Mônica compra feijões mágicos para plantar uma árvore encantada com ajuda da Magali. Uma exemplo de história fraca e roteiro mais perdido que trem desgovernado. No início parece que a trama vai prum lado mais fantasia, depois entra o Cebolinha e as coisas ensaiam tomar o rumo de um humor mais irônico, mas daí termina com uma cena anticlimática com a Magali enganando os meninos. No fim, a única certeza que temos é que a Mônica foi feita de trouxa na feira por uma senhora que graças a Deus deu feijões mágicos e não outras coisas pra ela.

A tirinha de encerramento do gibi conta com uma piada bem bolada com o Cranicola, onde ele explica ao Penadinho porque tem que morar em cima de uma pedra.

Acho que a MSP está reciclando algumas situações de humor e procurando dar uma roupagem nova pra ter o que publicar, mas definitivamente os gibis da Turma da Mônica valhem mais a pena quando as histórias longas são mais engraçadas do que as curtas e não o inverso, como ocorreu nessa edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.