segunda-feira, 6 de junho de 2011

Climatinê: X-Men Primeira Classe

X-Men First Class (no Brasil X-Men Primeira Classe) tinha tudo pra ser a bomba do ano mas... Não é que é bom?

Anos 60: A Guerra Fria estava a todo vapor e os mutantes ainda são uma raça desconhecida pelo grande público. É quando entra em cena Sebastian Shaw (Kevin Bacon), um mutante que planeja juntamente com os membros do seu Clube do Inferno provocar a 3ª Guerra Mundial. Na visão do vilão, após a Guerra, quando os humanos se matarem somente os fortes sobreviveriam. E por fortes entenda-se os mutantes.
Ao mesmo tempo Moira McTaggett (Rose Byrne) uma Agente da CIA contacta o especialista em genética Charles Xavier (James McAvoy) para tentar entender um pouco mais sobre esses novos seres.
Os dois conhecem Erik Lehnsherr (Michael Fassbender) um mutante com poderes magnéticos que tem, digamos, assuntos pendentes com Shaw. Os três então recrutam mutantes para juntos tentarem deter Sebastian Shaw e impedir a Guerra.


Já vou começar esse post fazendo um Mea Culpa : A Primeira vez que ouvi falar que esse filme estava em produção o único pensamento que me veio à cabeça foi "Lá vem bomba!" Começaram a sair fotos e os cartazes de qualidade extremamente duvidosa só aumentavam mais meu receio. (Mas eu ia assistir no cinema de qualquer jeito. Minha veia Marvete me fez assistir até Elektra que considero o pior filme recente da Marvel)

Mas veio o primeiro trailer e as coisa começaram a melhorar. As cenas davam um pouco de esperança. Talvez não fosse tão ruim assim e o maior problema do filme podia ser o estagiário péssimo em photoshop.
E o dia da estréia finalmente chegou e não é que X-Men First Class é um ótimo filme? Claro que tem seus pequenos defeitos (que comento já já) mas mesmo assim é um filme digno dos X-Men.


A Primeira coisa que me surpreendeu foi interpretação tanto de James McAvoy quanto a de Michael Fassbender. Eles estão perfeitos como o Professor X e Magneto. Fassbender em especial faz a gente entender as razões que o levaram a se tornar o "vilão" Magneto. Sério! O "Sir" Ian Mckellen pode ser um baita dum ator mas o Magneto de Fassbender já nasce emblemático. Mas diferentemente de alguns filmes superestimados por aí, em X-Men First Class não é só um ator que se destaca.

O filme pode ter vários mutantes e diferente de X-Men - O Confronto Final, por exemplo, que era um samba de mutante doido, todo mundo tem seu momento em tela. Até o Maré Selvagem que entra mudo e sai calado tem suas cenas de porradaria. Mas ninguém brilha mais que a Rainha Branca/Emma Frost da bela January Jones . Ok... não resisti ao trocadilho infame.


Outro ator que mandou bem foi o Kevin Bacon. Ele deu um ar de superioridade aristocrástica ao Sebastian Shaw que caiu muito bem pro personagem. E olha que nunca o achei um grande ator. Mas como Sebastian Shaw se saiu muito bem.
Outro ponto que gostei foi que a história é bem trabalhada e amarrada. A relação entre o Charles e o Erik é bem desenvolvida.

O ritmo do filme é bem conduzido pelo diretor Matthew Vaughn mas isso não é uma surpresa já que Vaughn é responsável pelo ótimo Kick Ass. E temos a volta de Brian Singer, agora como produtor. Singer dirigiu os dois primeiros filmes da trilogia anterior. Como ele partiu pra dirigir o filme do Super-Homem - O Retorno (todos têm de pagar seus pecados) não esteve envolvido em X-Men - O Confronto Final. Pelo resultado desse First Class vemos que o Sr. "Cantor" fez falta ao Universo X nos cinemas.


Além da história ser muito boa como eu falei ainda há diversas citações e menções à trilogia anterior. Além daqueles "Easter Eggs" dos quadrinhos que só o leitor vai reconhecer. Por falar na trilogia anterior há uma cena que me deixou feliz por não ler Spoilers antes de assistir aos filmes. A surpresa dessa aparição além de ser engraçada valeu o ingresso.E quem foi que falou que uniformes coloridos não funcionavam em filmes?Aí está First Class que mostra que nem só de uniformes pretos vivem os filmes dos X-Men.



Agora os pontos que me incomodaram: Apesar de os efeitos em geral estarem muito competentes algumas cenas ficaram mais falsas que uma nota de 3 reais. Em especial os poderes de magnetismo do Magneto. A cena de quando ele desperta os poderes quando jovem e destrói uma sala tem uma cara de videogame mal feito. E o filme tem o mesmo defeito que X-Men Origem: Wolverine teve: A completa ausência de sangue. Tudo bem que não é um filme de terror mas a cena e que o Azazel sai fatiando dezenas de Agentes e não espirra uma gotinha de sangue quebra toda a imersão no filme e é o maior defeito de X-Men First Class.



No geral X-Men First Class é um ótimo reinício de franquia. Respeita a original mas tem potencial para que venham mais filmes dos mutantes por aí com essa formação. Espero que esses atores tenham assinado para pelo menos mais dois filmes. Particularmente estou muito feliz por ter queimado a língua com esse filme. Espero que o filme do Homem-Aranha que atualmente está no mesmo patamar que este uns meses atrás(Tudo que vem saindo de imagens indica uma bomba Aracnídea) no fim me surpreenda. Se ele for metade do que X-Men First Class é, já terá cumprido o objetivo.

Agora que conhecemos a Primeira turma de mutantes que venha o Primeiro Vingador com o Capitão América, o outro filme de Super-Herói desse ano.

2 comentários:

Renver disse...

Meu juro que cuspi pra cima, esperava uma bomba e tá todo mundo flando bem desse filme!!!

Hoje vou ver ele...

depois venho aqui só pra dar o parecer final!!!

Renver disse...

Bom, o filme é bem legal...

Não achei melhor que Thor...

No entanto, X-men com Brian Singer funciona e funciona bem... Agora se o cara não gostou dos outros x-men do Singer pode até gostar desse, mas não vai achar tão bom assim. Mesmo porque mantém o mesmo padrão do X1 e X2 (com agradáveis melhoras).

Só duas ressalvas:

- A mutante Angel foi descenessária, qualquer outro mutante voador no lugar dela ficaria bem melhor.
- O magneto no final do filme com o elmo vermelho e vestido vermelho, de costas é perfeito... mas, de frente parece um pijamão.

Tirando esses detalhe tá perfeito o filme!!!

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.