quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Plantão do Monitor: Superman - Origem Secreta

por
Monitor

O Plantão do Monitor chega ao seu CLIMAX em sua casa nova! Falaremos aqui de revistas da Distinta Concorrente no passado, presente e futuro, quem sabe? Hoje, " O Monitor" vai falar sobre a mais nova versão da origem do Homem de Aço.


Superman: Origens Secretas é escrita por Geoff Jonhs e desenhada por Gary Frank , dupla já consagrada por seu excelente trabalho com o Superman na revista normal dele.A intenção com essa repaginada na origem é fazer uma ligação com que acontece com o personagem no periodo atual de sua cronologia, não só apresentando a historia a um publico mais jovem e iniciante na pratica de acompanhar a montanha russa cronologica dos herois de colant.O selo "Origem Secreta" funcinou muito bem com Lanterna Verde,e seu universo em constante expansão, mas o grande problema perante o Superman e que torna "Origem Secreta" inutil é que Superman tem origens demais.

O grande problema de se recontar uma origem do Superman é que no fundo, no fundo, ela se adapta a aquilo que a atual equipe criativa quer fazer.No começo,com Byrne, funcionou bem, mas depois ficou monotona devido a uma serie de fatores, até mesmo ao papel do personagem no mundo atual.Temos Smallvile (a serie de TV), temos a ótima porem renegada Legado das Estrelas, que ganhará importancia no futuro com o filme dirigido por Zack Snyder, além da origem animada feita por Bruce Timm,os filmes com Christopher Reeve, culminando no semi reboot que Geoff Jonhs vinha fazendo com a historia de Krypton e colocando a Legião de volta na vida do personagem, mas falarei disso mais a frente.

Baicamente, na Origem Secreta do Superman você tem um compilado de todas as versões existentes da origem do personagem, seja lá de qual midia for, numa historia que seu grande pecado é não trazer nada de novo.Tudo ali você já viu em algum lugar, até sendo feito melhor por outras pessoas e com algumas coisas sem real necessidade de atualizar, como a origem do Parasita.Apesar de que o visual estilo All Star coube bem ao personagem.

Mas não signifique que tudo seja uma bosta.A Lois Lane é uma simpatia só, a relação Lois & Clark é muito relaxante de se ver, o General Lane é tão irritante, maléfico e bacana quanto visto na fase de Nova Krypton, além de dar uma profundidade bacana ao Jimmy Olsen (ótimo personagem injustiçado, que também em Nova Krypon consegue finalmente ganhar o respeito do publico), além de mostrar uma visão, aí sim, inédita de Metropolis, uma cidade que representa o futuro ao mesmo tempo que clama para que seu espirito seja renovado de fato.

A nova origem do personagem não trás exatamente nada de novo , e por isso mesmo se trata de uma leitura monotona pra quem já viu as outras versões da historia.O grande merito de Geoff em relação a origem do Superman está bem melhor demosntrado no arco "Ultimo Filho" e "Brainiac", onde ele realmente estabilizou a historia de Krypton a seu estilo, sendo retrô e ao mesmo tempo olhando a frente, montando todo o cenário do planeta antes da explosão, aí sim tendo uma importancia para a fase em que o perosngem vive e que "Origem Secreta" foi escrita para ser o ponto principal.

Também gostei do fato dele trazer a Legião dos Super Herois de volta ao mito do personagem, mas francamente não precisava recontar algo que está desgastado só para agradar a equipe criativa mais uma vez.Não que Geoff Jonhs esteja numa fase ruim, ou outra coisa que partirá para discussões inuteis, porque ele ainda está com tudo, mas definitivamente esta é uma revista desnecessaria.

NOTA: 4,5

9 comentários:

Corto de Malta disse...

Tb achei que ficou parecendo MAIS UMA origem pro Clark, mas o mérito do Geoff Johns foi mesmo agregar os elementos mais simbólicos da mitologia do Super (como a Legião dos Super-Heróis) como uma única versão.

Renver disse...

Sinceramente eu acho que o Superman tá na hora de mudar esse rosto Christopher Reeve!!!

Nada contra, mas as vezes pra evoluir você etm que apagar certos conceitos do passado e abraçar novas possibilidades (desde que plausíveis)...

Matusa disse...

Porra Diogo pra que matar o Plantão do Monitor no Uarevaa?!
Vc sempre re-aproveitou os posts em 3 blogs diferentes msmo "post originalmente publicado em..." mas blz, estamos aki então...

quanto ao post, eu gosto da cara de Reeve dele, o Clark criança ficou mei estranho, mas blz, e achei essa nova origem meio desnecessária, mas ligar o bremiac a kripton foi uma boa...

Renver disse...

"o Clark criança ficou meio estranho"

meio estranho???? você foi modesto não foi!!!

parece aqueles anão com cara de adulto!!!!



Eu também gosto do reeve, mas acho que tá na hora de se despreender da imatgem dele...

Renver disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renver disse...

olha aqui o criança com cara de adulto:

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=14706953240522613564&aid=1272092772&pid=1291900306202

Monitor disse...

Bem,Matusa, O Plantão tava abandonado no Uarevaa, então decidi trazer ele rpa cá e dar uma nova roupagem.A minha nova coluna do Uarevaa deve estrear semana que vem,e não parece, mas escrevo coisas especialmente pro meu blog tbm HAHAHAHAHAHAHA

Corto de Malta disse...

Tb achei o Clark com kra de anão. Custava usarem uma foto do Reeve criança? kkkkkk

Renver disse...

Acabei de ler...

Puts fazia tempo que eu não ficava com tanta vontade de ler uma edição após a outra.

Realmente uma HQ feita com tesão!!!!

Mas "Legado das Estrelas" ainda é uma história melhor trabalhada.

Tem uma coisas na Origem Secreta que meio incomodam:

- O furacão an edição 1, praticamente apareceu do nada
- Ele ficar pousando pra fotos toda hora pro Jimmy Olsen
- A cena do salvamento da Lois e da queda do helicópetero na edição 3, puts será que precisa sempre ficar refazendo essa cena? e na Origem Secreta essa cena não fluíu muito bem.

----

Mas no geral é uma boa história... Meio apressada, mas uma boa história.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.