Uma verdadeira pérola do gênero trash.
Também conhecido como O Império das Formigas (The Ants of Empire) o longa metragem conta a história do que acontece quando se mexe com a natureza. Na trama barris com lixo radioativo são atirados indiscriminadamente no mar e vão párar numa ilha onde entram em contato com formigas.
Enquanto isso, uma empresa do ramo imobiliário quer construir ali um condomínio de luxo e leva potenciais clientes para um passeio de barco na região. Não demora muito para eles descobrirem que os tonéis tóxicos transformaram as formigas em gigantes assassinas. Pior do que isso eles ainda vão descobrir quando encontram as pessoas que viviam na ilha.
O diretor Bert I. Gordon já era conhecido por realizar longas metragens com criaturas gigantes como os clássicos trash da Era Atômica King Dinosaur, The Cyclops, O Incrível Homem Colossal, A Volta do Homem Colossal, Beginning of the End, Earth Vs. The Spider, Dr. Encolhedor , Village of the Giants
, sátira de O Alimento dos Deuses de H. G. Wells e The Food of the Gods, versão séria do livro.
Dessa vez ele não fez apenas um trash. Este filme pode continuar apresentando todos os problemas técnicos de suas produções anteriores. Efeitos de Chroma key fracos até mesmo pros anos 80, formigas que mudam de tamanho e até mesmo a atriz Joan Collins comentou que foi sua pior atuação.
Mas O Ataque das Formigas Gigantes é também uma forte metáfora inteligente sobre como podemos ser substituídos como espécie dominante no planeta por seres mais capacitados. Isso é ressaltado em três momentos: na narrativa da cena de abertura, nas cenas em que as pessoas do barco tentam sobreviver e na reviravolta final quando encontram os habitantes da ilha.
Se os efeitos especiais já eram ruins pra época, a história deste filme que encantou e apavorou muita gente nas tardes do Cinema em Casa no SBT, permanece assustadoramente atual.
Assista abaixo ao longa metragem COMPLETO e DUBLADO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.