segunda-feira, 21 de maio de 2018

Rede Globo Acusada de Racismo

por
Corto de Malta

Nova novela da emissora gera polêmica por mostrar uma Bahia habitada majoritariamente habitada por personagens brancos.


Durante anos a Rede Globo apresentou novelas cujas histórias se passavam na Bahia,a qual é o estado com maior percentual da população negra no Brasil, de acordo com o IBGE. E durante anos as produções da emissora ignoraram isso, levando ao ar histórias interpretadas por atores brancos em sua maioria. Poderia ter ocorrido o mesmo com Segundo Sol, novela que estreia em maio no horário nobre.

Mas dessa vez várias vozes se levantaram para denunciar o racismo e seu whitewashing - a prática da indústria do entretenimento de substituir personagens fictícios ou históricos de etnia não branca por caucasianos. Após muitas críticas das redes sociais, o Ministério Público do Trabalho, por meio da oordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), enviou notificação recomendatória à Globo.

  “Decidimos expedir essa nota, com o fim de mostrar a importância de a empresa respeitar a diversidade racial. Apesar de ser uma obra artística e uma obra aberta, consideramos que ela tem como obrigação incluir atores negros em proporção suficiente para uma real representação da sociedade”, explicou a coordenadora nacional da Coordigualdade, Valdirene Silva de Assis.

A emissora - que curiosamente tem um grande números de atores negros em seu elenco - tem dez dias para responder às recomendações sobre a falta de representatividade.

FONTE: Carta Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.