terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Batman - O Super-Herói da Mente III - A Jornada do Herói no Mundo Contemporâneo

por
Corto de Malta


Ou A Jornada do Herói Clássico através do Século XXI.


Parte I



 Christopher Nolan declarou:

"Estou interessado no processo, o processo de transformação. Eu sou fascinado pela ideia de Bruce Wayne ser um homem comum, sem super poderes, transformando-se nesta figura maior que a vida, que parece ter habilidades extraordinárias."

No livro Fala o Alce Negro de John Nelhardt, o autor conta a história da vida do Pajé Alce Negro, índio Sioux que aos 12 anos havia participado da histórica Batalha do Little Big Horn, onde os índios liderados por Touro Sentado derrotaram os soldados do General Custer. O que adiou, mas não impediu, o genocídio do povo Sioux.



Quando tinha nove anos, antes deste encontro trágico com os brancos, Alce Negro ficara muito doente passando por uma experiência transcendental. Ele teve uma visão da guerra sangrenta que ocorreria no futuro e também viu a si mesmo imóvel no ponto mais alto do mundo, como algo sagrado. No documentário O Poder do Mito, Joseph Campbell aponta este como um momento mitológico, do encontro com a eternidade:

"E perceber essa relação entre o momento temporal e o eterno, não momentâneo, mas o eterno, é o sentido da vida. Perceber que este momento da sua vida é um momento da eternidade. E experimentar o aspecto eterno do que você vive na sua experiência temporal é uma experiência mitológica. E esse menino a teve."

Da mesma forma Batman encontra a eternidade quando está imóvel no alto dos prédios de Gotham, sendo a cidade "o seu mundo" ao redor.



Parte II

O Mito é uma máscara de Deus. Após um longo estudo, Campbell publicou um livro chamado O Herói de Mil Faces aonde investigava essas manifestações daquilo que é transcendental em diferentes culturas. Ele chamou a trajetória cíclica presente em todos os mitos de Monomito ou Jornada do Herói. E é claro que o que mais encontrou foram Arquétipos. Como diz Carl Jung:

"O Arquétipo é um órgão presente em cada um de nós, um fator vital para a economia psíquica."

Campbell o complementou:

“A Psique humana é essencialmente a mesma, em todo o mundo. A Psique é a experiência interior do corpo humano, que é essencialmente o mesmo para todos os seres humanos, com os mesmos órgãos, os mesmos instintos, os mesmos impulsos, os mesmos conflitos, os mesmos medos. A partir desse solo comum, constitui-se o que Jung chama de arquétipos, que são as ideias em comum dos mitos."


Christopher Vogler procurou adaptar as descobertas de Campbell em O Herói de Mil Faces para os roteiristas de Hollywood trabalharem e assim escreveu o memorando de sete páginas intitulado Um Guia Prático para o Herói de Mil Faces, trabalhando os conceitos de Campbell para a estrutura de uma narrativa moderna, onde os Arquétipos viraram Personagens Padrão.

Com isso Vogler identificou 7 arquétipos principais nas histórias. Christopher Nolan utilizou-os em Batman Begins da seguinte maneira:

Herói - Bruce Wayne/Batman.

Aquele cuja principal função é se doar em nome do bem estar comum.


Mentor(es) - Thomas Wayne, Henri Ducard/Ra´s Al Ghul, Alfred.

Aquele(s) que tem a função de transmitir aprendizado ao Herói, como Thomas faz com Bruce no início do filme e Ducard a seguir. Além disso, este último representa um Herói de outra Jornada em que o Herói desta vai se espelhar, tal como ocorre com Ra's Al Ghul e Batman. Já Alfred surge como consciência de Bruce em diversos momentos, lembrando-o inclusive das palavras de motivação do pai dele.

Guardião(ões) do Limiar - Joe Chill, Carmine Falcone, Falso Ra's Al Ghul, Flass, Jonathan Crane/Espantalho, Richard Earle, James Gordon.

São os personagens que representam obstáculos no caminho do herói e estão ali para testá-lo, preparando-o para o combate final. Em alguns casos, o Guardião do Limiar torna-se aliado do herói e até uma espécie de Mentor. É o caso do policial James Gordon, que o persegue no telhado da delegacia na primeira noite em que tenta agir ainda sem o equipamento completo, e depois torna-se outro aliado de Batman.

Arauto - Rachel Dawes.

O Arauto é o primeiro sinal de mudança na vida do Herói. É o responsável por acender no herói o desejo por entrar na Aventura. Neste caso, é Rachel quem faz Bruce ver que ele não estava levando a vida que o pai gostaria que ele levasse e que havia outras pessoas em Gotham com problemas tão ou mais graves que o dele que precisavam de ajuda.



Camaleão - Henri Ducard/Ra's Al Ghul

A função deste Arquétipo é surpreender o público e o Herói com uma mudança de comportamento, que torne suas verdadeiras intenções imprevisíveis. Personagens representados por outros Arquétipos podem ocupar a função de Camaleão, como é o caso de Henri Ducard (Mentor), que também era Ra's Al Ghul (Sombra).

Sombra - Henri Ducard/Ra's Al Ghul

É o grande adversário do Herói, seu principal Antagonista. Pode ser um reflexo negativo do Protagonista. A Sombra também pode ter um lado bom e uma visão de mundo que explique suas motivações. Um dos pontos mais interessantes da dramaturgia de Batman Begins é o fato do Mentor e da Sombra serem o mesmo personagem.

Pícaro - Alfred, Lucius Fox.

É o alívio cômico da história, que tem o desejo de mudar a realidade. Mostra ao Herói e ao público o absurdo e a hipocrisia das situações vividas na Aventura. Assim como o Camaleão, sua função também pode ser assumida por personagens de outros Arquétipos. Os irônicos Alfred e Lucius preenchem este Arquétipo em Batman Begins.



Vogler também destacou mais dois Arquétipos para ajudar no que ele chamava de "Jornada do Escritor":

Anjo - James Gordon, Lucius, Alfred.

O Anjo é um Arquétipo cuja função é manter o herói na Jornada e ligá-lo ao seu destino. Lucius faz isso ao fornecer o Batmóvel e o equipamento que Bruce precisa para ser Batman. Alfred o faz quando salva o Herói da Mansão Wayne em chamas e o motiva a seguir lutando. Em alguns casos o Anjo não percebe que cumpre esta função, como ocorre com Gordon ao colocar o casaco nos ombros de Bruce na noite do assassinato de seus pais.

Orelha - Henri Ducard/Ra's Al Ghul

Basicamente a função deste Arquétipo é informar ao público através de diálogos com os personagens principais aquilo que está ocorrendo na história. Seu conhecimento tem que estar nivelado ao do público. Ra's cumpre essa função no início do longa metragem quando Bruce lhe conta sua vida até aquele momento.

Parte  III 




Mas o Monomito ou Jornada do Herói não é composto somente de figuras, ele também é feito de ações. Ao mapeá-las, Campbell chegou a conclusão que todos os Mitos, em menor ou maior proporção, seguem aproximadamente a mesma estrutura narrativa.

Vogler também fez uma adaptação dos passos da Jornada do Herói descritos em O Herói de Mil Faces sintetizando-a em 12 etapas. E Christopher Nolan, por sua vez, adaptou esta jornada mitológica para o mundo pós-11 de Setembro (Batman Begins é uma produção de 2005). Vejamos:



1 - Mundo Comum - O mundo normal do herói antes da história começar.

Bruce vive uma infância normal com Rachel quando cai na caverna dos morcegos através do poço durante uma brincadeira.

2 - O Chamado da Aventura - Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.

Bruce vê seus pais serem assassinados por Joe Chill.

3 - Reticência do Herói ou Recusa do Chamado - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.

Durante o julgamento e posterior execução de Joe Chill a mando de Carmine Falcone, Rachel tenta esclarecer a Bruce como o crime organizado de Falcone ''fabrica'' vários Chills e fez outras vítimas, mas ele não lhe dá ouvidos naquela hora.

4 - Encontro com o Mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mestre que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.

Após confrontar Falcone em vão, Bruce parte na sua viagem pelo mundo até ser encontrado e orientado por Henri Ducard, que o treina para que faça parte do grupo terrorista Liga das Sombras, sob ordens de seu líder Ra's Al Ghul (Cabeça do Demônio em árabe).



5 - Cruzamento do Primeiro Portal - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.

Bruce passa pelos treinamentos e pelo ritual da Liga das Sombras, o que o faz compreender os métodos para ser sobrenatural na mente de seus oponentes. Ao mesmo tempo se volta contra a Liga por não aceitar executar um fazendeiro e destruir Gotham. Ele explode a base do grupo, salva Ducard e acredita que matou Ra's.

6 - Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.

De volta à sua cidade natal, Bruce desce até a caverna dos morcegos e se reconcilia com seu trauma de infância, tornando o lugar sua base de operações. Conta com a ajuda de Alfred, Gordon, Lucius e Rachel para combater o crime, enquanto vai entendendo como agir na cidade, ora como playboy, ora como herói.

7 - Aproximação - O herói tem êxitos durante as provações.

Bruce se veste de Batman pela primeira vez nas docas. Pega Falcone e seus capangas. Ao prender o mafioso num holofote dá origem ao Bat-Sinal e pela primeira vez consegue fazer o líder do crime organizado em Gotham ir preso. Depois ao interrogar o policial corrupto Flass, segue o rastro do carregamento ilegal que estava nas docas até o Narrows.

8 - Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte.

No primeiro encontro com Jonathan Crane/Espantalho, Batman é atingido pelo Gás do Medo e revive seus piores pesadelos. O vilão coloca fogo no vulnerável protagonista e o atira de uma janela.



9 - Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).

Após ser resgatado por Alfred e passar dias lutando contra o veneno, Batman é salvo por Lucius que produz um antídoto. Batman volta ao Narrows e se vinga do Espantalho no Asilo Arkham jogando o Gás do Medo nele. Mostrando-se completamente recuperado de sua fobia de morcegos, Batman os chama como "reforços" para ajudá-lo a escapar da polícia que cercava o Arkham e assim salvar Rachel, que também fora vítima do Espantalho.

10 - O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum.

Bruce tem que voltar a sua festa de aniversário organizada na Mansão Wayne e pede a Lucius que faça mais do antídoto. É quando Henri Ducard ressurge e revela-se como o verdadeiro Ra's Al Ghul. Para salvar os convidados, o Herói finge estar bêbado e os ofende, expulsando-os do local. Christopher Nolan comentou:
"Eu acho que o momento mais interessante para mim que Christian [Bale] tira em Batman Begins é a cena na festa quando ele finge estar bêbado, com Bruce Wayne sendo rude com seus convidados para tirá-los do lugar, para salvá-los dos homens de Ra’s Al Ghul. Mas há alguma verdade que chega a superfície, e que você pode ver em seu desempenho. É uma representação, mas Bruce Wayne como ator está chegando em algo que ele realmente sente. É bastante amargo, e eu gosto das camadas que Christian foi capaz de colocar lá."
11 - Ressurreição do Herói - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.

Ra's e seus homens incendeiam toda a Mansão Wayne e deixam Bruce lá desacordado para morrer. Antes de partir, o vilão demonstra sua visão extremista do mundo ao dizer:

"Justiça é equilíbrio. Você pôs fogo na minha casa e me largou lá. Estamos quites."



É quando Alfred retorna e salva Bruce das chamas, levando-o para a Bat-Caverna. Lá ele lhe recorda a mensagem primordial dita por seu pai:

"Por que caímos? Para aprendermos a nos levantar."

12 - Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o "elixir", e o usa para ajudar todos no mundo comum.

De posse do antídoto, que usa para curar Rachel e Gordon, Batman volta mais uma vez ao Narrows, vítima do ataque da Liga das Sombras que envenenou a água da cidade com a toxina do medo. Lá ele procura ajudar as vítimas das alucinações, ao mesmo tempo em que derrota os homens da Liga das Sombras. Depois enfrenta Ra´s no trem e o impede de espalhar o veneno pelo resto de Gotham ao descarrilhar o veículo, causando a morte de seu mestre e inimigo no processo.

Parte IV



Campbell dizia que todos nós temos um centro especial dentro de nós que nos deixava concentrados para executarmos as coisas mais próximo da perfeição:

"O lugar a ser encontrado está dentro de você mesmo. Aprendi um pouco a respeito no Atletismo. O atleta que está em excelente forma tem um pouco de quietude dentro de si mesmo, e é ao redor disso, de um modo ou de outro que sua ação se exerce. Se estiver todo projetado lá fora, no campo ou na pista, ele não conseguirá um desempenho adequado. Minha esposa é bailarina e diz que isso é verdade na dança também. Existe um centro de quietude, interior, que deve ser conhecido e preservado. Quando você perde esse centro, entra em tensão e começa a cair aos pedaços."



Após examinar vários de seus pacientes com transtornos psicológicos, Abraham Maslow decidiu entrevistar pessoas saudáveis e usá-las como comparativo para aqueles a quem estava tratando. Através desta e de outras experiências, e incorporando conceitos junguianos, ele criou a Hierarquia das Necessidades.

A Hierarquia das Necessidades também é conhecida como Pirâmide de Maslow pois ela expressa através do desenho de uma pirâmide as necessidades do ser humano partindo da base, onde estão as mais importantes, até o topo. Assim Maslow procurava demonstrar que o indivíduo teria que primeiro satisfazer as necessidades de baixo para pouco a pouco satisfazer as necessidades do alto da pirâmide.



De baixo para cima, ele ordenou e nomeou tais necessidade como: Fisiologia, Segurança, Amor/Relacionamento, Estima e Realização Pessoal. Quando a pessoa consegue chegar ao topo da Pirâmide ocorre a chamada Experiência de Pico. Campbell passou por isso quando praticou atletismo, por exemplo.

Em Batman Begins, Batman chega a sua Experiência de Pico ao salvar Gotham de Ra's Al Ghul, no momento em que está sobrevoando o prédio das Empresas Wayne e sendo saudado por Gordon. Ele satisfez todas as suas necessidades físicas e psicológicas e cumpriu todas as suas provações. E foi além, ligando-se aquilo que é eterno. Campbell afirmava:

"Na sua mais profunda identidade você é Deus. Você é um só com o ser transcendental."

 Parte V




Porém, Jung baseou sua Psicologia Analítica em conceitos da Alquimia, a qual prevê um equilíbrio. Ninguém poderia chegar ao estado que Batman chega sem uma resposta equivalente da natureza. É disso que trata o diálogo entre Gordon e Batman no topo da delegacia no fim do filme, quando o policial explica sobre a "Escalada", referindo-se a evolução dos criminosos:

"Nós usamos kevlar, eles usam munição perfurante. Usamos armas semi automáticas, eles usam automáticas. E você pulando de telhados [...] Olha esse cara. Roubo, homicídio, adora um teatro como você. Deixou um cartão de visita."

E lhe mostra a carta do Coringa. O momento em que Batman vira a carta também é simbólico. É como se fosse um recado de Nolan ao público mostrando que a partir daqui o ponto de vista da narrativa seria invertido. Após vermos como Bruce criou Batman, veremos como elementos exteriores reagem a isso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.