quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Os Segredos Revelados da Marvel em Original Sin - Parte 3

por
Corto de Malta


Agora a conclusão de Original Sin (Pecado Original), escrita por Jason Aaron e desenhada por Mike Deodato. Reveja aqui e aqui as parte 1 e 2 respectivamente.


A descoberta da verdade sobre Nick Fury choca os heróis e o público e com certeza é uma das coisas mais polêmicas que a Marvel já fez. A muito tempo havia sido definido que Nick Fury - que era um sargento veterano da Segunda Guerra assim  como o Capitão América - não envelhecia graças a Fórmula Infinito, uma espécie de soro similar ao Soro do Super Soldado.



Durante os anos 90 um Justiceiro sob efeito de hipnose havia matado Nick Fury e mais tarde revelou-se que este era uma cópia robótica. Mas na verdade SEMPRE houveram cópias robóticas de Fury. O verdeiro e idoso Nick Fury revela que em 1958 era membro da CIA quando lutou contra uma invasão alienígena de tribellianos no Kansas, onde testemunhou a morte heroica de Woody McCordy para deter os extraterrestres. Ele foi então recrutado por Howard Stark (o pai de Tony Stark) para tomar substituir McCordy em sua função.

O trabalho consistia em proteger secretamente e solitariamente a Terra de potenciais ameaças de outros mundos. Fury tem feito esse trabalho ao longo de décadas desde antes da criação da SHIELD. Passou a  usar androides com sua aparência para enganar aliados e inimigos, pois após algum tempo a Fórmula Infinito esgotou seu efeito e ele envelheceu normalmente. O mais chocante, porém, é saber que Fury torturou e dizimou civilizações alienígenas inteiras sem que ninguém soubesse porque elas PODERIAM  ameaçar a Terra. Os corpos encontrados pelos heróis eram as vítimas mais recentes dele.



O velho diz que a Fórmula Infinito desgastou o seu corpo e ele está morrendo e que algum dos presentes deve tomar seu lugar. Mas o Pantera Negra insiste em saber o que houve com o Vigia, o que leva a um enfrentamento dos heróis com os androides, enquanto o Orb aproveita para fugir. Em certo momento o próprio Orb também se questiona se tudo não passou de um plano do Vigia e se eles não estão apenas fazendo a vontade dele todo este tempo.

Numa das edições paralelas é que ocorre o confronto mais dramático de Original Sin. Dum Dum Dugan - parceiro de Nick Fury desde os tempos do Comando Selvagem na Segunda Guerra - fica perplexo ao encontrar o velho Nick Fury. Inocentemente Dum Dum oferece uma transfusão de sangue ao amigo para suprir a falta que a Fórmula Infinito estava fazendo ao seu corpo idoso.


Então o velho Fury faz outra revelação chocante: ele conduz Dum Dum a um laboratório onde são construídas as cópias robóticas e revela que Dum Dum era OUTRO ANDROIDE! O verdadeiro Dum Dum Dugan morrera numa missão em 1966. Como apenas Fury sabia disso ele decidiu fazer cópias cópias de seu melhor amigo para servirem de sua consciência e sempre fazia outra quando a anterior era destruída.

Dum Dum se revolta dizendo que era a última coisa que ele iria querer. Ele lembra ao chefão da SHIELD que o verdadeiro Dum Dum morreu considerando Nick Fury um herói e pede para não trazê-lo de volta enquanto atirar com uma pistola na própria cabeça. O velho Fury liga uma versão novo androide dele enquanto diz:


"Sinto muito Dum Dum. Mas o mundo não funciona assim."

De volta a batalha principal na fortaleza do Vigia, o Dr. Midas também reaparece e ele, o Orb, Exterminatrix e a Raça dos Sem Mente confrontam Fury pela posse dos olhos arrancados de Uatu. Além disso, o Dr. Midas quer beber o sangue dele para assim absorver seus poderes. A Exterminatrix acha que o pai está exagerando e decide ir embora... mas não sem levar de lembrança uma das mãos de Midas para com ela criar m novo império do crime.



Midas manda a raça dos Sem Mente atacarem Fury, mas a chegada dos heróis aumenta o conflito e no meio da confusão o velho Nick Fury acaba confessando: foi ele quem matou o Vigia.

Anteriormente Orb e o Doutor Midas atacam Uatu para roubar-lhe um dos olhos. O velho Fury foi ajudá-lo, mas foi ficando furioso com o silêncio do Vigia até que este abriu a boca pra contar não quem o atacou, mas que sabia de todos os crimes cometidos por Fury em sua vida secreta como "guardião" do Universo Marvel. Fury cada vez mais irritado insistia em saber quem o atacou para saber quem estava com o poder do olho arrancado, mas Uatu apenas respondeu:



"Eu já vi demais."



Nick Fury então atirou nele com a mesma bala especial com que matou outros alienígenas. Acontece que para a raça de Uatu não é permitido interferir e Fury sabia que a úncia forma que impedir que o poder do olho caísse em mãos erradas era matando-o para pegar o outro olho dele. Em certo momento de Original Sin, outros membros da raça de Uautu também surgem após o destino fatídico do companheiro, mas igualmente também como observadores.



De volta ao presente, o olho do Vigia que estava com o Orb o ataca e gera uma onda de energia que desestabiliza os Sem Mente. Nisso, o Dr. Midas está ficando muito poderoso ao absorver os poderes do corpo do Vigia. O velho Fury então decide usar o outro olho de Uatu que estava consigo e ao encostá-lo em Midas este sofre uma grande sobrecarga de energia e termina explodindo. O velho Fury é dado como morto, pois os Vingadores e demais heróis não conseguem localizá-lo.

O Capitão América conversar com seus aliados para tentarem saber mais detalhes de tudo que ocorreu, mas os últimos acontecimentos deixaram todos arredios. O Doutor Estranho confidencia ao Pantera Negra que agora todos redobrarão cuidados com seus segredos.


No final, o Orb reaparece vivo e com um dos olhos do Vigia preso em seu corpo. Thor não consegue mais erguer o Mjolnir, situação que fará parte da nova de uma nova saga em sua revista. O Soldado Invernal assumiu o lugar de Nick Fury. E Nick Fury, vivo a após ter absorvido os poderes de Uautu na explosão, assumiu o lugar do Vigia  adotando o nome de Unseen, o Invisível.

Fury agora está coberto com um manto e com correntes presas ao seu corpo, com ose tivesse que pagar por seus crimes, cumprindo sua pena tendo que ser o novo Observador da Terra.







Bem, há quem diga que essa foi uma trama caça-níquel pára mudar especialmente o status quo de Nick Fury, agora que sua versão cinematográfica tornou o personagem dos quadrinhos mais difícil de ser assimilado por novos fãs.

Se isso é verdade eu não sei, mas que teve um lado caça níquel eu tenho certeza. Olha só o novo produto que a Marvel está vendendo como "brinquedo":







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.