sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cartas de Um Navegante: Nolan, Campanella e as Cenas Pós-Crédito da Marvel

por
Corto de Malta


Recentemente uma notícia causou polêmica. A Warner queria que o diretor Zack Snyder colocasse uma cena pós-créditos aos moldes do Marvel Studios em O Homem de Aço. Christopher Nolan, produtor do filme, vetou alegando que "um filme de verdade jamais fatia isso".


A questão é: isso é polêmico mesmo?



Quem me conhece um pouquinho sabe que junto com o Christopher Nolan o meu diretor favorito é o Juan José Campanella e ele sempre colocava cenas pós-créditos nos seus filmes. Isso MUITO, muito antes de existir o Marvel Studios. Lembro disso porque em 2002 saí da sessão de O Filho da Noiva antes da hora e só fui descobrir quem era Dick Watson no DVD. No Clube da Lua, que ainda acho o mais legal dele, tem outra cena pós-crédito, mas menos engraçada.

Quando saiu O Segredo dos Seus Olhos eu fiquei esperando a cena pós-crédito e até me decepcionei por não ter. Depois achei que era pelo filme ser mais pesado, com um final surpresa daqueles incômodos... curiosamente, O Segredo dos Seus Olhos é considerado o melhor filme do Campanella pela crítica e ganhou o Oscar de Filme Estrangeiro do qual ele vinha atrás a muito tempo.



Uma pesquisa sobre a carreira de Campanella vai nos remeter ao fato de que ele trabalhou muito tempo na televisão. O Segredo dos Seus Olhos é o seu filme com menos cara de TV, inclusive é o que tem menos piadas sobre cultura pop, tirando uma ou outra referência ao Perry Mason. Acredito que não é coincidência o fato o filme mais recebido dele ser o que tem menos cara de TV.

E o que são as cenas pós-créditos senão a versão cinematográfica do televisivo "cenas do próximo capítulo". E a razão de as cenas pós-créditos dos filmes da Marvel darem tão certo não é justamente por elas serem em essência um "cenas do próximo capítulo" como se cada filme do Marvel Studios fosse uma série que assistimos em capítulos no Cinema?



Além disso, não está o futuro do Cinema cada vez mais se ligando a Televisão como já atestaram inclusive os dois diretores que revolucionaram o formato ao criarem o blockbuster nos anos 70, George Lucas e Steven Spielberg, conforme falamos aqui?

Christopher Nolan fez apenas uma colocação sobre O Homem de Aço porque era o trabalho dele.  Se ele estava certo ou errado é uma questão de opinião e das transformações que o Cinema vem atravessando, pra melhor e pra pior. Por isso fazer disso um ataque a Marvel é nivelar por baixo toda a discussão que e muito mais complexa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.