sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Morre o Diretor Andrew V. McLaglen

por
Corto de Malta

Faleceu sábado, 30 de agosto, aos 90 anos, o cineasta Andrew V. McLaglen.

Filho do ator Victor V. McLaglen, um dos principais colaboradores de John Ford e vencedor do Oscar de Melhor Ator em 1936 por O Delator, o diretor acompanhava o pai em filmagens. Após fazer figuração em alguns longa metragens, começou a carreira profissional como assistente de direção no filme Dakota de 1945, estrelado por John Wayne, de quem foi amigo por toda a vida.

Foi na produtora do astro dos western que MacLaglen começou a trabalhar com o diretor William A. Wellman, experiência que lhe forneceu a base para passar de assistente a diretor geral. Seus trabalhos quase sempre são lembrados pelo estilo "filme de macho".



Dirigiu westerns como Quanto um Homem é um Homem, Raça Brava, A Indomável, Bandolero!, Jamais Foram Vencidos, Chisum - Uma Lenda Americana e Os Últimos Machões, além de Shenandoah, estrelado por James Stewart, filme que ironicamente acabou ficando famoso por sua mensagem pacifista.

Também dirigiu filmes de ação, onde é considerado o criador do subgênero perpetuado anos depois por filmes como a franquia Os Mercenários, onde reunia astros consagrados de ação em uma espécie de "crossover". Assim realizou produções como Selvagens Cães de Guerra, Brigada do DiaboResgate Suicida e Espionagem em Goa.



Depois, já em declínio na carreira, dirigiu Sahara, estrelado por Brooke Shields e duas continuações de baixo orçamento de clássicos: Os Doze Condenados II - Nova Missão e Regresso do Rio Kwai.

Também trabalhou em séries de TV como Perry Mason, mas especialmente em wersterns, onde chegou a dirigir Clint Eastwood.



FONTE: Pipoca Moderna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.