sexta-feira, 4 de abril de 2014

O Rei de Amarelo Será Lançado no Brasil

por
Corto de Malta

Obra que influenciou a série da HBO, True Detective, finalmente chega em tradução para o português no nosso país.


O Rei de Amarelo é um livro de contos escrito por Robert W. Chambers, um dos grandes inspiradores de H.P. Lovecraft, o criador dos chamados Mitos de Cthulhu, o que faz de Chambers um dos artífices do gênero literário conhecido como Horror Cósmico.

Em alguns contos do livro (não todos) é citada uma peça de teatro cuja leitura levava as pessoas à loucura. Essa peça chama-se justamente O Rei de Amarelo. Essa história da peça maldita teria sido, inclusive, a inspiração para a posterior criação do Necronomicon - O Livro dos Mortos, já que ambos são considerados como "obras malditas".


O mais curioso é que não foi Chambers o criador do Rei de Amarelo. Tão pouco Lovecraft. Sua primeira aparição ocorre na obra Um Habitante de Carcosa, de Ambrose Pierce. E sim, essa é mesma Carcosa citada tanto nos trechos da peça mencionada no livro de Chambers quanto na série da HBO elaborada por Nic Pizzolato. 

Era comum na época escritores como Pierce, Chambers e Lovecraft reutilizarem ideias uns dos outros trabalhando em colaboração e criando o que autores posteriores transformaram num universo fantástico. 

Agora o clássico O Rei de Amarelo será lançado pela primeira vez no Brasil, pela primeira vez em língua portuguesa em dois projetos diferentes.



Um é o lançamento da Editora Arte & Letra chamado O Símbolo Amarelo e outros contos, que reúne os contos do livro de Chambers que tem relação com a peça mais o conto original Um Habitante de Carcosa, de Ambrose Pierce.

O outro projeto, feito por fãs, pretende traduzir O Rei de Amarelo seguindo a edição original, incluindo os contos sem aparente relação com a peça maldita e excluindo o conto de Pierce. Veja aqui a página do facebook do projeto. Segundo eles, reles a sua tradução é baseada na edição original de 1895 que estava com o Professor Robert Wright Trebor e bem diferente da versão mais conhecida editada hoje em dia em outros países.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.