quinta-feira, 27 de março de 2014

Lançado Mangá Sobre Fukushima

por
Corto de Malta

O autor Kazuo Tatsuta narra através dos quadrinhos  a rotina da Usina Nuclear de Fukushima, atingida por um terremoto que originou um tsunami e quase destruiu o lugar em 2011.

Em 1F: The Labor Diary of Fukushima Dai-ichi Nuclear Power Plant (algo como 1F: O Diário d eTrabalho da Usina Nuclear de Fukushima Dai-ichi) Tatsuta conta como arrumou emprego na usina em 2012 durante um período difícil como cartunista.

A partir daí acompanhas a rotina do local - que nunca é chamado por quem lá trabalha de Fukushima e sim de 1F - onde grande parte do tempo é dos funcionários é dedicado a medidas de segurança para se protegerem da radiação.


O autor procurou não se aprofundar na questão da energia nuclear e se dedicar mais a retratar a rotina da vida de quem tem que trabalhar num local assim, o que lhe rendeu o prêmio de melhor autor iniciante na revista Morning do Japão.

"Eu só quero manter um registro para a história. Registrar como era a vida as experiências que passei." - disse em em entrevista ao Associated Express.

Apesar de ter sido afastado do emprego porque sua exposição a radiação atingiu o limite anual permitido, Kazuo Tatsuta - cujo nome é um pseudônimo - parece guardar boas recordações do trabalho comparando-o ao de uma construção e dizendo também que nunca se sentiu em risco físico pois não se podia "ver" a radiação.



Quem cuida usina da usina de Fukushima atualmente é a Empresa de Energia de Tóquio, que preferiu não se pronunciar. Sua porta-voz apenas disse que considerava 1F: The Labor Diary of Fukushima Dai-ichi Nuclear Power Plant "apenas uma mangá".

Com o sucesso será lançada uma coletânea da obra mês que vem e a Editora Kodansha tem planos de transformá-la numa série.

Apesar deste ter sido o primeiro mangá feito sobre a rotina de um empregado de uma usina nuclear, outros quadrinhos japoneses já haviam sido lançados abordando o colapso que usina sofreu após os desastres naturais em 2011.

Mangás como Fukushina, The Truth (Fukushima no shinjitsu), Oshinbo e Help Man! abordaram diferentes pontos de vista da tragédia, mas pelo visto não atraíram tanto a atenção do público japonês quanto a visão testemunhal de 1F.



FONTES: O Globo e Japan Trends.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.