sexta-feira, 28 de março de 2014

Baú do Tesouro: Mary & Max - Uma Amizade Diferente

por
Toon Link

Bonecos de massa fazem mais um clássico da animação da última década

Quem já assistiu ao curta-metragem Harvie Krumpet, que ficou razoavelmente famoso ao receber o Oscar de melhor curta metragem animado em 2004 já deve entender mais ou menos do estilo do diretor Addam Elliot, desde o seu estilo pra confeccionar personagens e objetos até seu estilo narrativo onde usa personagens "comportalmente alternativos" descrevendo suas manias para falar sobre suas visões de mundo, sempre com um tom de melancolia.

Exatamente desta forma que funciona Mary e Max, seu longa-metragem, ele consegue nos tocar a partir de sua brilhante e carinhosa contrução de personagem, tanto Max quanto Mary são personagens cativantes e acompanhar suas vidas, tanto na infância quanto na fase adulta é muito importante na trama e para compreendê-los

Sinopse: Mary é uma menininha de 8 anos que vive na Austrália e que ao acaso começa a se corresponder com um senhor que mora em New York do qual se torna grande amiga, o filme mostra o relacionamento de ambos durante 20 anos de suas vidas.



O stop motion do filme está muito bem feito, o desenho de produção é sensacional, os cenários muito bem confeccionados e acho o estilo de personagens do Elliot muito bacana, a própria trilha sonora também é bem marcante, e salvo engano, já foi inclusive utilizada em uma propaganda de banco.

Mary e Max é muito inteligente por, a partir de muitas técnicas narrativas comunicar muito não só sobre os personagens, como também antecipar e induzir emoções necessárias para o desenrolar e impacto de muitas cenas. Há várias sequências onde esse tratamento pode ser visto, como nos momentos finais, onde há uma cena extremamente impactante.


Não se engane por algumas imagens bonitinhas, ou o agradável design de personagens do longa, o filme não é recomendado à crianças, isso provavelmente a recomendação etária deixa claro mas pra quem não leva muita fé (já que hoje em dia até Shrek passa como um filme infantil numa boa, coisa que não é sob ótica nenhuma) o filme tem muita coisa pesada, mexe com muito tema polêmico e é dramaticamente MUITO forte. É COMPLETAMENTE voltado ao público adulto (adulto mesmo, não adolescente) por toda a temática e não pelo humor ser mais ou menos "subversivo".

No fim Mary and Max é uma das animações mais memoráveis dos últimos anos, pode tanto ser uma história bonita sobre amizade como um retrato triste/deprimente sobre a sociedade quando a vemos por outros olhos, no fim Mary and Max faz o mais importante e o que provavelmente quer, nos tira da realidade, tecnicamente falando, pra violentamente nos fazer refletir sobre ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.