quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Livro de Charlie Chaplin Será Lançado após 60 anos

por
Corto de Malta

Footlitghts foi a única obra literária escrita pro Charles Chaplin.


O livro é um prelúdio do filme Luzes da Ribalta de 1952, onde Chaplin vive Calvero, um velho palhaço alcoólatra e desiludido que salva uma bailarina do suicídio.

O longa metragem, estrelado por ele e com participação de Buster Keaton (outro ícone do humor no cinema) foi o último trabalho de Chaplin nos EUA, após não ter seu visto renovado por perseguições políticas e ir viver e trabalhar no Reino Unido.



Veja um trecho da obra:

"Sei que sou engraçado mas os empresários acham que estou ultrapassado... uma coisa velha. Deus! Seria maravilhoso fazê-los engolir as suas palavras. É isso que odeio sobre envelhecer - o desprezo e a indiferença que eles demonstram. Eles acham que sou inútil...É por isso que seria maravilhoso fazer um grande retorno! Quero dizer, sensacional! Agitá-los com risadas como eu costumava fazer...escutar aquele rugido subir... ondas de risadas vindo em direção a você, elevando-o... Que tônico! Você quer rir com eles, mas se segura e ri por dentro... Deus, não há nada assim! Por mais que odeie aqueles detestáveis, eu amo ouvi-los rir!"
Luzes da Ribalta também foi considerado um retrato do desencantamento de Chaplin com a própria carreira, já que ele era chamado pela imprensa na época de "ex-cineasta" ou "ex-comediante". Footlights será lançado nesse fim de semana e estará disponível nos sites da Cinemateca e da Amazon.



FONTES: Omelete e Virgula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.