sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Paramount Dá Adeus Aos Filmes em Película

por
Corto de Malta


Segundo o Los Angeles Times a Paramount não distribuirá mais filmes em 35mm.


Tudo Por um Furo - continuação de O Âncora - será o último filme distribuído em película pelo estúdio, enquanto O Lobo de Wall Street de Martin Scorcese foi o primeiro longa metragem distribuído oficialmente apenas em cópias digitais.


A Paramount é o primeiro grande estúdio a tomar essa atitude. Por enquanto, tal decisão está restrita ao mercado norte americano, mas é questão de tempo (e necessidade) que países da América Latina, por exemplo, troquem seus projetores de 35 mm por projetores digitais e adaptem as salas de exibição. Vai acontecer mais cedo ou mais tarde.


A Fox e a Disney já avisaram aos distribuidores que em dois ou três anos também só trabalharão com o formato digital. É praticamente impossível evitar isso. Eu já presenciei exibições especiais de filmes sendo esvaziadas porque os cinéfilos se recusavam a ver um filme clássico sem película. No entanto, a realidade tem se mostrado completamente desfavorável aos fãs do formato.


Filmes digitais são mais simples de transportar, mais lucrativos e provavelmente serão mais queridos pelas próximas gerações cada vez mais imersas na tecnologia, entre uma série de outras facilidades burocráticas que os filmes digitais representam pro mercado.

A Paramount só deu primeiro passo para a grande despedida dos filmes em película.


FONTES: Judão e Cinema em Cena.

Um comentário:

Richard Christian disse...

além de serem mais fáceis de conservar.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.