quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Morre Renato Canini


Morreu na noite de ontem, Dia 30 de Novembro Renato Canini considerado o “Pai” do Zé Carioca. Podemos dizer que, guardando as devidas proporções, o que Carl Barks foi para os Patos, Canini foi para o Papagaio.



Canini foi o responsável por criar, em parceria com Ivan Saidenberg todo um universo em torno do Zé. Dono de um traço todo especial que, confesso, vez ou outra não me agradava. Mas não dá pra negar a importância do artista e sua contribuição para o crescimento dos quadrinhos Disney no Brasil.

Morcego Verde. Uma das criações da dupla Canini/Saidenberg.


Em Junho desse ano aconteceu a Multiverso ComicCon no Rio Grande do Sul onde o homenageado foi exatamente o Canini. Um ótimo reconhecimento ainda em vida para um artista que sem dúvidas merece.

Abaixo a compilação dos vídeos da homenagem:




Em 2010 tive a honra de encontrar com ele em uma palestra aqui em São Paulo e pude ter meu momento de “Tiete” fiquei feliz também em perceber que além de ótimo artista, era uma boa pessoa já que fez questão de atender todo mundo que estava por lá sem perder o bom humor.

Apesar da tristeza fica o alento de que ele não acabou no esquecimento como diversos artistas. Canini pode ter partido mas sua obra será imortal. Toda vez que pegar alguma história do Zé Carioca saiba que deve muito ao mestre. Até mais Canini e obrigado pelos ótimos momentos que suas histórias me proporcionaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.