sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Climaxteca: A Força do Pégaso no Brasil

por
Corto de Malta

Descubra neste documentário o que acontece quando um desenho animado se transforma num fenômeno de massa social e cultural.

Em 1994 quando a extinta Rede Manchete exibiu Os Cavaleiros do Zodíaco a televisão e boa parte da cultura brasileira nunca mais foram as mesmas, especialmente entre os nerds.

O impacto que animação teve no público do nosso país nos anos 90 é relembrado no webdocumentário A Força do Pégaso no Brasil, realizado por André Lima Nascimento. Ele entrevistou Eduardo Miranda - responsável pela programação da TV Manchete na época - e Sergio Peixoto - editor da extinta revista Animax e juntos recordaram  toda a turbulência de um tempo em que mães se agrediam fisicamente nas lojas por um boneco dos personagens.



O ponto principal com certeza é quando Eduardo e Sergio revelam a comoção que Cavaleiros Do Zodíaco trouxe para as crianças de década de 90 que amavam os personagens como se eles fossem reais - literalmente... e como isso trouxe muita dor de cabeça para os adultos, que não tinham idéia de como lidar com aquela situação.

Se você viveu ou não isso, aproveita para recordar ou conhecer uma época marcante na vida de muita gente. Assista ao documentário:



Dedico este post a uma pessoa que uma vez me disse que Cavaleiros do Zodíaco sozinho não seria assunto suficiente pra um podcast e que não acreditava que o sucesso da animação se devesse a Amizade entre os personagens.

2 comentários:

TODDY disse...

Já tinha visto esse documentário, realmente é muito bom, e nos traz muita nostalgia! Muito bom

Unknown disse...

Pow cavaleiros ainda não acabou teve varios episódios depois desses e agora tem o omega, foda que novamente nenhuma tv aberta compra.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.