sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cine Climax: Trânsito Muito Louco

por
Corto de Malta

Vamos rever um dos filmes mais engraçados da Sessão da Tarde.

Um grupo de de motoristas barbeiros liderados pelo malandro Dana Cannon (John Murray, irmão de Bill Murray) tem suas habilitações apreendidas e precisa entrar numa Escola de Trânsito para poderem voltar a dirigir. O que já não é tarefa fácil graças a dupla de mal-humorados guardas Halik (James Keach) e Morris (Lisa Hart Carroll), que foram rebaixados a professores do curso por causa de Dana Cannon.

O que parecia difícil torna-se impossível quando Halik une-se a corrupta Juíza Henderson (Sally Kellerman) para reprovar os alunos e assim desviar o dinheiro da venda dos respectivos carros do município para os bolsos deles. Isso faz com o bando de malucos da Escola de Trânsito corra atrás de provas para salvar seus carros e incriminar o casal.

Assista com a dublagem clássica da Globo:




Trânsito Muito Louco (Moving Violations) foi dirigido por Neal Israel e seu parceiro Pat Proft, roteiristas de Loucademia de Polícia. Israel também foi o cineasta responsável por comédias como A Última Festa de Solteiro e Olha Quem Está Falando. O longa metragem é cheio de personagens padrão das comédias politicamente incorretas dos anos 80.


Enquanto Dana Cannon e Halik são uma versão do Mahoney e do Harris de Loucademia de Polícia, o filme conta com outros personagens caricaturais típicos como a intelectual gostosa, o nerd apaixonado por uma mulher maluca, o fã de filmes de terror (antecessor da dupla de Curso de Verão), a mulher respeitável que esconde um lado sadomasoquista, a gordinha hipocondríaca, o garoto negro certinho e a velhinha senil… que rouba a cena cada vez que aparece.

A dublagem pro português também é clássica, mas curiosamente no Brasil muita gente confunde Trânsito Muito Louco com o Sem Licença Pra Dirigir mas apesar de serem comédias sobre carros e passarem na Sessão da Tarde, os dois são completamente diferentes.


 O que é interessante é como o filme é repleto de todas as piadas recorrentes das comédias dos anos 80 e mesmo assim funciona muito bem revendo hoje em dia. Arrisco até dizer que envelheceu melhor que a maioria dos filmes do Loucademia de Polícia. Ainda reserva alguns momentos inesquecíveis como os personagens do John Murray e da Jenifer Tilly transando em gravidade zero, o carro preso na linha do trem e principalmente a louca cena de perseguição do final.

Esse clímax do filme, aliás, é um exemplo de como dá trabalho produzir uma comédia. A sequência é bastante complexa envolvendo várias ações em lugares diferentes que se cruzam alucinadamente, com muitos personagens e um sem fim de figurantes… e ainda é engraçada pra caralho, tanto como era antes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.