segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Alan Moore Não Quer Ser Creditado no Miracleman

por
Corto de Malta
 

A novela envolvendo os direitos do Miracleman pode ter chegado ao fim [veja aqui], mas a nvoela envolvendo o autor britânico e as editoras de quadrinhos parece longe de terminar.


Como noticiamos antes, a Marvel republicará as clássicas histórias do Miracleman feitas por Alan Moore a partir da criação de Mick Anglo - quando Moore revolucionou o personagem e os quadrinhos de super-herói - e ainda encarregou Neil Gaiman de produzir novas tramas que encerrariam sua fase inacabada com o personagem.



Acontece que Alan Moore, embora tenha concordado com a republicação de sua fase histórica a frente do Miracleman, impôs como condição não ter seu nome creditado na republicação do material. 

Nas prévias das edições a saírem em janeiro de 2014 os créditos são dados a Mick Anglo e ao "The Original Writer", solução que a Marvel encontrou para mostrar que Alan Moore escreveu as histórias nos anos 80 sem citá-lo nominalmente.


Vale lembrar que originalmente Miracleman se chamava Marvelman e era uma cópia do Capitão Marvel da Fawcett, que acabou indo pra DC, a qual levou a editora a falência por acusar o Capitão Marvel de ser um plágio do Superman, acabando por ficar com esse personagem e os demais do universo da Fawcett e não os republicaria de imediato.

Pra suprir a ausência do Capitão Marvel que fazia sucesso entre os britânicos, Mick Anglo criou o Marvelman, o plágio de um plágio. E quando Alan Moore ainda em começo de carreira na Inglaterra produzia novas e fantásticas histórias do personagem Marvelman nos anos 80, a Marvel proibiu a publicação dessas HQs nos EUA reclamando direitos sobre o nome... o que levou a alteração do mesmo para Miracleman.

Especula-se que esse seja o motivo de Moore não querer ver seu nome envolvido no projeto.



FONTE: Omelete.


3 comentários:

Renver disse...

Masisso vai sair como Marvelman ou Mircleman?

Renver disse...

perdão o erro foi a cerveja...

Corto de Malta disse...

Miracleman.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.