quinta-feira, 11 de julho de 2013

Top Max: 14,5 Melhores Tokusatsus Exibidos no Brasil - Defensores da Luz Maskman

por
Corto de Malta

O tokusatsu de hoje é um Super Sentai que contava uma história de amor e foi a primeira equipe a apresentar um sexto integrante, ainda que ele faça uma participação relâmpago na série.



11 – Defensores da Luz Maskman


Gênero: Super Sentai
Ano de Produção: 1987 a 1988

Assim como a maioria dos Super Sentai, Maskman contava a história de cinco jovens corajosos reunidos por um homem, no caso o Chefe Sugata, para enfrentarem alguma ameaça à Terra… ou alguma ameaça a Tóquio, tanto faz.


Uma das principais diferenças de Maskman pra outras séries é que a ameaça em questão não vinha do espaço sideral e sim de dentro do próprio Planeta Terra, O Império Subterrâneo Tube, liderado pelo Rei Zehba, cujo visual ficou parecido até demais com o Monarca La Deus dos Flashman.


Anteriormente o povo subterrâneo vivia em paz, até Zehba destruir a Família Real Tube. Os membros restantes passaram a servir Zehba para tentar honrar o nome da Família Real. São as duas Princesas, completamente diferentes entre si: Igan, irascível e violenta e Ian, sensível e meiga. Ian é enviada como espiã para a superfície com o nome de Miho e se apaixona perdidamente pelo piloto Takeo (Takeru no original japonês), na verdade o Red Mask, líder dos Maskman, que ocultam suas verdadeiras identidades trabalhando como uma equipe de corridas de carros!


A história começa com Ian/Miho tentando avisar Takeo da invasão e sendo congelada a mando de Zehba no primeiro capítulo. A partir daí o herói não mediria esforços para resgatar sua amada.
Outro detalhe particular da série Maskman era o Poder Aura, fonte de energia dos heróis (semelhante a Força Terrena dos Changeman só que bem mais explícito), a qual era alcançada através de meditação. Eles meditavam até pra usar o canhão! A série segue com algumas surpresas e o surgimento de alguns novos personagens. O problema é que nada emplaca na trama do seriado.


O Cavaleiro Ladrão Kiroz surge como um renegado apaixonado pela Princesa Ian e disposto a acabar com Takeo para libertá-la. Mas logo até o jovem Blue Mask o derrota SEM ESTAR TRANSFORMADO. Sua melhor participação na série é no capítulo em que Takeo descobre que a jovem Érica se apaixonou por Kiroz, mesmo sem ser correspondida.


Tal qual ocorreu com Flashman, os Maskman também ganham um segundo robô gigante (após o primeiro ter sido tragado pro fundo da Terra num episódio memorável envolvendo uma armadilha planejada pelo vilão Anagumaz para a Pink Mask) só que descobrem que este robô estava VIVO! Mas esse conceito que poderia ser inovador é deixado de lado durante quase toda a série.


Também surge pela primeira vez um sexto integrante numa equipe Super Sentai, o Mask X-1. Mas ele só fica durante um episódio. Outros vilões como Barabass e o velocista Oyoubu passam longe do carisma de um Buba ou um Kaura e o único interessante, o estrategista Anagumaz, é um boneco que se limita a passar quase o seriado todo jogando críquete. Deve ser tipo o xadrez do mundo subterrâneo.


Conforme a saga avança, Akira/Blue Mask é dominado pelo espírito do lendário espadachim subterrâneo Unas, Ian/Miho é descongelada e é revelado que o Rei Zebha é na realidade o Monstro Lethal Dougla, filho de um outro monstro conhecido como Lizzard Dougla que havia sido destruído pela família real subterrânea. Zehba comeu a carne do próprio pai ao nascer e descobriu que a fonte de seus grandes poderes era a desunião entre as Princesas Ian e Igan.


Ao perceber que foi usada durante todo esse tempo Igan ajuda os Maskman e sua irmã a vencer Zehba e depois parte em uma peregrinação para se punir. Já Takeo e Ian não ficam juntos no fim pois sobrou pra ela voltar e reconstruir o reino de sua família.

Um comentário:

Deka disse...

Claro que o Takeo não iria querer morar no buraco com a garota né.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.