segunda-feira, 4 de junho de 2012

Veja o Trailer de O Grande Gatsby

por
Corto de Malta


Saiu o trailer da mais nova versão cinematográfica do clássico romance de F. Scott Fitzgerald.

Esta é a QUINTA VERSÃO de O Grande Gatsby, que já fora adaptado pro Cinema num filme de 1926 com Warner Baxter e Lois Wilson, depois em 1949 com Alan Ladd e Betty Fields e num outro de 1974 estrelado por Robert Redford e Mia Farrow, além de um longa-metragem para a televisão de 2000 com Toby Stephens e Mira Sorvino e conta a história do misterioso milionário Jay Gatsby e seu amor incondicional e irrefreável por sua antiga paixão da juventude, Daisy Buchanan, agora casada, que o rejeitou quando ele era jovem e pobre.

A história é vista pelos olhos do primo de Daisy e narrador da história, Nick Carraway, que ao se mudar para a casa vizinha do protagonista em Long Island e participar de suas festas de arromba regadas a álcool, glamour e jazz, torna-se confidente dele e a ponte para Gatsby tentar resgatar sua história mal resolvida com Daisy, enquanto o marido dela, o bem-nascido Tom Buchanan, logo passa a desconfiar como Gatsby arruma tanto dinheiro. Quando Myrtle, a amante casada de Tom, decide deixar o marido, uma sucessão de fatos acaba desembocando numa tragédia na vida do personagem principal.



Tudo isso meio a muita festa, bebida e diversão nos esfervecentes anos 20, em pleno perído da Lei Seca, quando os EUA viviam um auge econômico pós-Primeira Guerra Mundial e pré-Queda da Bolsa de Nova York, que fez o país entrou na Grande Depressão que afetou todo o mundo.

O que pra muitos torna o livro um clássico da literatura é a forma como Fitzgerald compôs o painel de uma sociedade ao mesmo tempo afortunada e decadente, uma geração que achava que a festa nunca iria acabar. Essa obsessão por uma perfeição idílica é retratada na paixão de Gatsby por Daisy e na reflexão de Nick, dividido entre as ilusões de uma sociedade egocêntrica e os sonhos de seu amigo.

Parece que dessa vez o diretor Baz Luhrmann caprichou nesse aspecto da ambientação com direito a Jack White cantando Love is Blindness do U2 no trailer do novo filme (caiu como uma luva), que conta no elenco com Leonardo Di Caprio, Carey Mulligan e Tobey Maguire respectivamente nos papéis de Gatsby, Daisy e Nick. 

Embora eu não goste da versão do Luhrman pra outro clássico, Romeu + Julieta (tb com DiCaprio) exatamente porque ele alterou a ambientação da Verona italiana do século XVI pra uma Verona Beach (!?) norte-americana e contemporânea, o trailer desse filme causou uma boa impressão.

Confiram:

Um comentário:

Alê disse...

Não tenho muito a falar sobre o filme, já sobre o blog... Isso aê, não deixa o Climax morrer! Humm... Dependendo do sotaque, não é que a frase anterior rimou?

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.