quarta-feira, 18 de abril de 2012

Da Prensa: As Minas de Salomão

por
Renver
A literatura de um modo geral ganhou um novo fôlego, graças à obras como Harry Potter, Crepúsculo, Senhor dos Anéis, Guerra dos Tronos... No entanto, as vezes eu temo que as pessoas se apeguem demais a esses blockbuster literários e esqueçam outras grandes obras literárias (muito mais relevantes que certo bruxinho e vampiros fluroscentes - opinião pessoal, ok?!). 

E assim apresento a vocês As Minas De Salomão de Henry Rider Haggard (publicado em 1885).

Ambientando no final do século XIX (o alvorecer da arqueologia moderna e o começo do fim do apogeu do império Británico) temos um corajoso explorador inglês - Allan Quatermain (ou Alão Quartelmar, agradeça a Eça de Queiroz) - conhecido nas pradarias africanas como um grande caçador.

Mas antes de prosseguir essa resenha/análise um conselho:
Esqueça tudo que sua mente lembra desse filme!

Nada contra o filme, pelo que a minha mente lembra dele não é ruim, mas acredito que não seja nada memorável (regra dos 15 anos) ...

Enquanto estava morando em Durban, África do Sul,  Allan Quatermain tem seus serviços solicitados pelo aristocrata inglês, Sir Henry, e seu amigo, Capitão John, buscando sua ajuda para encontrar o irmão perdido de Sir Henry, visto pela última vez viajando pelo interior em direção as lendárias minas do rei Salomão. Quatermain havia obtido, anos antes, um mapa que levava às minas, sem nunca tomá-lo a sério, mas concorda em liderar uma expedição em troca de parte do tesouro, ou uma pensão para seu filho, se ele for morto no caminho. Ele tem poucas esperanças de retornar vivo...

E assim o livro segue em frente com certa previsibilidade em determinadas partes, no entanto, carrega uma crueza e apelo narrativo digno das maiores obras do final do seculo XIX. Juro que perto do final você vai ficar angustiado e oprimido com o clima tenso que Henry Rider Haggard (22 de junho de 1856 - 14 de maio de 1925) cria para os seus protagonistas.

Por que ler esse livro?

Além de ser uma aventura interessantíssima (esse livro começou o gênero "mundo perdido"), com o típico humor inglês... E nem por isso menos visceral. É algo muito além de uma leitura descontraída e descompromissada...

Pois mostra ao leitor todo o pensamento de uma época. O preconceito e arrogância são tão ingênuos e inerentes que simplesmente se tornam um interessante estudo sobre pensamento vigente da civilização Britânica. O livro deixa bem claro que para os Britânicos toda África era culturalmente inferior e por isso estes deviam ser submissos à eles (os ingleses) - afinal estes são os responsáveis pelo avanço social e desarraigamamento das caracteristicas rudimentares dos africanos. E também os responsáveis (junto com a Europa) por termos hoje uma África rasgada pela pobreza e por conflitos tribais...

Calma o livro não é um estudo chato de antropologia ou qualquer coisa parecida, só escancara o pensamento da época.

E por último a tradução de Eça de Queiroz (25/11/1845 — 16/08/1900). Numa época em que o nosso país era privado das grandes obras literárias, sua paixão nos possibilitou umas das melhores traduções dessa obra de Henry Rider Haggard, fato reconhecido internacionalmente. Só tenho algumas ressalvas, os nomes... Ele abrasilerou (essa palavra existe?) ou aportuguesou os nomes, veja bem:

Allan Quatermain virou Alão Quartelmar; Sir Henry Curtis virou Barão Cúrtis; o rei Twala virou rei Tuala; a feiticeira Gagool virou Gagula. E por aí vaí... nada que atrapalhe, no entanto soa estranho para nós hoje, mas acredito que na época foi necessário para um pais recém independente e ansioso por sua identidade própria.

Bom é isso pessoal, espero que tenham gostado e peço desculpas por esse longo inverno sem postar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lilian

Menino Renver ótima resenha...

Mas comparar Harry Porter a Crepúsculo, muito errado isso mocinho, deve ter visto uns 2 filmes e já acha que sabe o suficiente... o único que pode falar alguma da J.K.Rowling é o Neil Gaiman (mas isso é outra história). kkkkkkk

Deka-Rock-Rocha disse...

Caramba Renver, excelente resenha, fiquei afimzão de ler a obra, faça mais resenhas assim.

ZED IS NERD disse...

ÓTIMA resenha mesmo, Renver. E eu tb já tive a oportunidade de ler esse livro e posso dizer tb que é muito bom e envolve o leitor de forma bem inteligente e emocional. E o final da jornada de "Quartelmar" (rss) é mesmo bem angustiante.

Concordo com vc que, infelizmente, se popularizou a procura pelas "literaturas blockbusters", mas ainda tenho esperança que o povão consiga se adentrar mais em livros que tenham nomes como Eça de Queiroz, Aluízio Azevedo, Machado de Assis na capa... resta, nós blogueiros, criarmos resenhas dessas obras com mais frequência e com qualidade, como essa que vc criou.

Parabéns!!!

Pedro disse...

Darei uma ocnferida. Apesar de que estou dando preferencia para autores ao inv[es de obras especificas. Acho que antes de embracar esse livro lerei algo de PULP como Solomon Kane. ABseado nesse livro se nao me enano. Se nao apenas o nome.

Acredito que irei ler os livros de Conrad antes, tbm.

Dr.Manhattan disse...

Muito bacana a resenha, Criador. Se um dia eu voltar a ler obras que não contenham equações (Crime e Castigo foi até indolor de ler ano passado) quero dar uma olhada nisso aí.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.