quinta-feira, 15 de março de 2012

DC Acusa o Jornal Extra por Plágio do Superman

por
Corto de Malta


Este "incidente" já faz alguns dias, mas é tão inusitado que é digno de nota.



Ano passado o Jornal Extra do Rio de Janeiro criou um personagem que "fiscalizaria" as coisas erradas da cidade e arredores do município, o Zé Lador. É um boneco que ilustra as reportagens que denunciam buracos enormes abertos em ruas, focos de mosquito da dengue, falta de recolhimento de lixo em bairros residenciais, ônibus em mau estado, falta de iluminação ou de sinalziação decentes etc. Aquelas coisas que infelizmente estamos todos acostumados a encontrar em grandes cidades.

Assim, ele acabou de fato se tornando um personagem simpático para o povão. Pelo Zé Lador sempre ganhar ares de super-herói brasileiro, ainda que de forma irreverente, o pessoal do Extra (que pra quem não sabe é de propriedade das Organizações Globo, uma espécie de "versão popular" do jornal O Globo) optou por trajar o boneco com cores azul e vermelha, numa óbvia referência ao Superman.




Acontece que a DC decidiu se movimentar pra impedir o registro do personagem no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, alegando que o super-herói brazuca quer embarcar na aba da fama do Super. O Extra aproveitou bem toda essa polêmica pra promover mais ainda o Zé Lador e lançou uma campanha para a escolha das novas cores do uniforme do boneco.

Pelo pouco que eu entendo sobre essa já complicada questão de direitos autorais, sátiras são permitidas e (pra pessoas inteligentes) até bem-vindas, mas ao mesmo tempo existe uma tênue diferença entre se inspirar para criar uma homenagem e lucrar com trabalho alheio e isso cabe as pessoas certas decidirem... os advogados!

Só acho que se a DC fosse processar todo mundo que já imitou o Super-Homem como fazia na época que a Charlton criou o Capitão Marvel... xiii... coitado do Ivan Jaf se alguém dos states resolver ler O Super Silva. Ele usa partes do uniforme de uma cacetada de heróis da Marvel e da DC. HUAHAUIHAUAHA!!!!!!


2 comentários:

O.M.A.C. disse...

já tinha visto no MD... Oh Wait!

Alê disse...

Caramba, eu já li o Super Silva! Hahaha!

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.