segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Link in the Sky with Dungeons: Unidos contra o Rock e mestres da trollagem

por
Toon Link

Quero falar da brilhante capacidade de certas mentes de usarem a internet para realizarem trolladas colossais, de entrarem pra história por garantir momentos de vergonha alheia potentes e nada mais que épicos. Não só a trollagem pela trollagem, alguns momentos em especial se tornam ainda mais interessantes por a partir de um defeito conseguir virar aquilo contra quem pratica a "injustiça", e é justamente sobre eles que pretendo falar.


O maior exemplo anterior ao que eu venho principalmente abordar no texto, que eu me lembre, seria o vídeo divulgador dos tweets para a expressão CALA BOCA GALVÃO que ficou famosa durante a Copa do Mundo de 2010. Para quem não conhece ou não se lembra aí vai um resumo da história:

Durante um dos jogos da copa, o narrador da Rede Globo de televisão Galvão Bueno faz um comentário infeliz, ou uma sequência deles, o que fez com que muitos usuários comentassem este comentário fazendo o termo CALA BOCA GALVÃO se tornar por um momento um dos primeiros lugares nos trending topics mundiais. Como os gringos não entendiam a razão do termo, que é de certa forma uma piada interna a telespectadores de futebol brasileiros e uma expressão que não pode ser traduzida ao pé da letra, alguns usuários criaram explicações falsas para os gringos, mas depois deste vídeo abaixo uma delas colou brilhantemente, sendo inclusive noticiada como verdadeira em posts de sites de notícia internacionais:




No vídeo é mostrado que há um instituto que cuida das aves "Galvao" que estão em ameaça de extinção e que toda vez que um usuário tweetar a expressão CALA BOCA GALVAO estaria ajudando um instituto que cuida das aves. Pronto! CALA BOCA GALVAO ficou em 1º lugar nos trending topics, pelo que me lembro, por vários dias, o que é um feito muito difícil de se conseguir.

O interessante do video, além da sagacidade do usuário e da escolha de imagens para montá-lo, é que ele explora justamente os esteriotipos que envolvem a imagem do Brasil para os estrangeiros, se apoiando na palavra Galvao para designar a ave e a partir disso juntando elementos como floresta, carnaval, ignorância cultural e aliando isso ao fato de alguns americanos sequer imaginarem um dia utilizar um dicionario online e vualá. Temos a explicação do porque o vídeo colou!

De certa forma o vídeo funciona porque trabalha em cima dos preconceitos, é como uma inversão, e isso é muito interessante!


Algo nesta mesma linha é o que vem acontecendo em relação à fanpage no facebook Unidos Contra o Rock, uma das coisas mais engraçadas que surgiram na internet em 2011 e justamente no finzinho do ano.

Só para situar o leitor um pouco melhor:

Para quem utiliza regularmente o Facebook, deve ter se deparado nos ultimos meses do ano com imagens amplamente divulgadas iniciando uma espécia de "guerra" de fãs de rock contra o "funk", com mensagens como "dizem que o rock é do diabo, mas rebolar a bunda em baile funk é coisa de Deus?" e outras mensagens parecidas, era mais como um desabafo mas atacando ao mesmo tempo toda a cultura envolta no "funk" nacional.




As coisas com o tempo começaram a ficar mais "tensas" com imagens cada vez mais ofensivas e preconceituosas e o mais engraçado, alçando qualquer coisa envolvendo o rock como algo superior, intelectual e até mesmo de elite.

Foi então que a partir disso algum usuário genial, e acima de tudo, com criatividade e força de vontade, criou uma fanpage chamada Unidos contra o Rock, a idéia era criar imagens utilizando o mesmo estilo argumentativo das imagens que "defendiam" o rock, mas defendendo o "funk" e menosprezando o rock, ou melhor, o tratando como um lixo absoluto, sempre da forma mais absurda e engraçada possivel.


Independente de entrar nos méritos de dicussão sobre o Pancadão, que eu recuso a chamar de Funk que é um estilo musical foda de caras que vão de James Brown até a banda nacional Black Rio, e tudo o que envolve o estilo, questão de pratrimônio cultural, pré-conceitos e o escambau, nada disso importa para que o humor da página funcione já que zomba dos dois lados, mas sempre citando o lado do funk como positivo.


Veja alguns exemplos de imagens postadas na fanpage:








Fica claro por algumas imagens e posts que o criador da fanpage tem no mínimo um razoável conhecimento sobre rock, fazendo zoações que tocam fundo a alma de determinados grupos (como pode ser visto na seleção de discos da próxima imagem, que obviamente não é aleatória), e é justamente aí que está o sucesso da página, é um cara que reconhece que tudo pode ser zoado, inclusive o que ele conhece e admira.




A grande sacada do criador da fanpage foi trabalhar em cima dos preconceitos de seus "inimigos" e por isso ele sempre investe numa escrita errada, em argumentos parciais (que são exatamente iguais aos dos "roqueiros" que compartilhavam as imagens anteriores), em tosquice, em pré-conceitos que podem ser aplicados ao rock e etc... ao mesmo tempo que em todos os seus posts ele sempre deixa uma brecha para irar quem não compreende seu sarcasmo (Como citar Amy Winehouse como uma artista do Rock) criando um personagem "impecável" para gerar a ira de quem não percebeu a tiração de sarro da página.




As imagens acabavam sendo muito compartilhadas, gerando uma atenção crescente à página e centenas de comentários, a grande maioria deles extremamente agressivos, aí a grande munição do criador do perfil que a partir deles tirava sarro do lado mais irracional dos fanzóides. Em meio a poucas pessoas que entendiam a ironia da página uma multidão de irados cada vez mais soltavam pérolas que serviam de mais "inspiração" para o dono da página. No fim os comentários dos posts acabaram gerando inclusive comentários de cunho preconceituoso pesados, incluindo comentários racistas.






Resultado: centenas de pessoas trolladas.


Só se saberá os reais interesses do criador da página quando ele realmente se manifestar, admitir a brincadeira e dizer suas motivações para criá-la, talvez seja apenas a simples diversão de ver centenas de pessoas tendo ataques de raiva, ou apenas mostrar para uma molecada através do vexame que não vale à pena desrespeitar os gostos dos outros e querer alçar os seus a um pedestal, muito menos com argumentos ruins, mas independente disso com esta fanpage e esse fenômeno no Facebook a Unidos contra o Rock conseguiu mostrar que mesmo pagando de esperto, alguem pode ser ingênuo, mesmo pagando de intelectual alguém pode estar totalmente equivocado, mesmo pagando de racional alguem pode estar idiotamente cego.

Mais uma trollagem que usa os preconceitos como munição para tirar sarro, e o faz lindamente. Só nos resta nos divertir enquanto ainda dá tempo.


E para terminar, fique com o Roque da melhor banda das galáxias:

33 comentários:

Super disse...

Aquele comentário do Willy Wonka matou!

Anônimo disse...

affs

Anônimo disse...

vao tomar no meio do cu seus bando de viadinho adorador de funk, é porque funk é derivado de fuck no seu cu bando de gay.

Jean disse...

Ótima postagem, cara.

Anônimo disse...

vcs não sabem de nada para estar criticando o rock, vão tomar no cu

Anônimo disse...

n falo mal do funk por tanto pare de fala mal do rock .
O ROCK ñ deixar as meninas serem usadas enquanto o rock isentiva a ser quem realmente é.
funk faz as meninas irem ate o chão e os funkeiros a maiorias são machistas então FORAAAAAAAAA BANDO DE RETARDADOS E ROCKKKKKKKKKKKKKK ROLL D+++++++++++++++++++++++++++++...

Anônimo disse...

GRANDES MERDA SE O MC CRATA TEM ADIVOGADO EU QUERO QUE SE FODA

Lilian Godoy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Amy Winehouse ñ canta rock pqp bando de burro

Anônimo disse...

ai seus funkeiros do caralho vai criticar a puta que pariu vcs não conhece nada então não cuspa para sima pq pode voutar e cair na propia cara seus otarios bando de troxa rock é sempre rock ...
um salve a galera roqueira valew

Anônimo disse...

nao fala mal do rock ajete nao fala mal do fack vai ver as nossas cifras bemm melhhor do que desse ate la i baixo af kkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

caras primeiro oq vcs entende de rock? só pra prova a comparação feita na postagem de musicas de funk com a de rock. vcs não entenderam nada da letra, pois rock não é pra qualquer merda entender, não é como funk q te passa oq querem passar te jogando na cara,rock e pra quem pode, não pra um bande de sem cultura maliciosos e alienados seus ignorantes

Anônimo disse...

e uma injustisa porque pra canta rok tem que ter talento e fak so presisa seber palavras indesentes e tabem o pessoal do rok nao presisa ser bestas com pessoas otaris porque o pessoal do rok nao ta nem ai pra oque voces falam porque se eles fosem dar bola pra oque voces falam porque de 1000 do fak o rok tem bilhoes e bilhoes de gente ta gente que gosta da musica arogante e inbecil

Anônimo disse...

fak ohhhhhhhhhhhhhhhhhhh oque e iso a eu sei o que e e uma merda que o povo cospi e pisa em cima ta seus filhos da maronbada vao bando de pao no cu batola

Anônimo disse...

vcs sao um bando de filos da puta eu estoiu aqui para defender o rock porque eu naci e morro cendo rockeiro eo funk e uma porra uma menda q acaba deixando agente surdo funk e uma poluição sonora filhos da puta

Anônimo disse...

PQP... peredi meu tempo vendo essa postagem de mongol kkkk. No dia q o funk for melhor que o rock no outro dia pode ter certeza que o planeta vai explodir

Anônimo disse...

seus animais vao se fude ... se funk e melhor q rock pq n se tem pessoas do funk conhecidos por todo o mundo? sabe pq ...pq funk e uma merda.

Anônimo disse...

vcs leram os comenterios seus bostas.entre mil um so vai gostar de funk ... burros , retardados,idiotas,analfabetos,ignorantes,favelados q acham q sabem alguma coisa ,mas n sabem nada...VAO DE FUDE...SE MATEM ,E O MELHOR A FAZER.

Unknown disse...

NOSSA Q PÁGIA MAIS FDP É ESSA GENTE ?!!
ROCK É CULTURA E EVOLUÇÃO ! E VC TEM INVEJA DO QUE SOMOS E DAQUILO Q CONQUISTAMOS !!
VCS FUNKEIROS ENVERGONHAM O BRASIL COM ESSAAS MERDAS DE MÚSICAS Q FAZEM APOLOGIA AO CRIME, SEXO, DROGAS.... E SABE DEUS MAIS O QUE!
BENDITA HORA EM QUE O TIM MAIS TROUXE O FUNK PRO BRASIL... NESSA HORA ELE FOI FDP. ELE DEVERIA TER DEIXADO LÁ NOS EUA PQ O MAIOR REI DO FUN É E SEMPRE SERÁ O JAMES BROWN !!! BARBARIZARAM O BOM FUNK COM ESSAS MERDAS Q VCS DIZEM Q CANTAM... AFF PUTA REVOLTA !!
OUUUÇAM UMA BOA MÚSICA, APRENDAM SOBRE ELA E PQ ELA FOI COMPOSTA E NÃO SAIAM FALANDO O Q NÃO SABEM!
AQUI TENHO CERTEZA Q VCS NEM SABIAM A ORIGEM DO FUNK DE TÃO RETARDADOS Q SÃO....
SEM MAIS...
\\m//

Anônimo disse...

Adorei essa página, funk deixa essa merda de rock no CHÃO ;) Bando de emo retardado. Qual a graça em ouvir rock ? uns é pra dormir e outros só sabem fazer escândalo USAHASUHSA ô estilo RIDÍCULO. Rockeiros são uns nojentos, não deixam nosso som em paz --' Eles amam criticar, mas quando recebem criticas ficam revoltadinhos. Não gostam de funk ? FODA-SE (: não são vermes que vão nos derrubar fmz ? Então parem de tentar querer ficar criticando, pq isso é inveja e inveja mano .. mata! hahaha Hoje o mundo é funk, pode pá. Ignorantes do crlh, são tão recalcados que qualquer coisa tem que citar o FUNK. Ainda bem que a gnt nem dá mais moral pra isso, nós somos felizes. E vocês ? sempre os: " emos solitários, depressivos" KKKKKKKKK Otários -'- logo mais o funk tá dominando nosso Brasil, pode ter certeza! O funk de SP é o melhor ♫ hahaha VIVA o FUNK ! :9

Anônimo disse...

mano maior comedia esse tipo de discução....
ainda postam fotos de letras de funke letras de rock...funk nao tem mais q 5 palavras decentes na no som...q nao podemos chamar de musicas neh porq nem instrumentos sao usados..o mais engraçado é diz ai q sao felizes...ué agente nao é feliz por ouvimos rock :\?num tenti esse argumento deveria estudar mais pra falar alguma coisa emos solitarios depressivos....qm da moral pra esse tipo de argumento kkk nao podemos dizer q um estilo é melhor q o outro mas...vejamos....o rock é conhecido por muitos lugares neh....conquistou muitas coisas para nos hj..e funk nem conseguiu ser chamado de universitario é simplesmente APENAS FUNK....estranhu argumentar issu..deram sorte de ter algum tipo de nome q os identificam eles neh, mas enfim gente nao se estresse com os funkeiro nos roqueiros ja estamos na resitencia a muito tempo ja conquistamos o mundo...o funk ta comecando agora a TENTAR a conquistar o BRASIL...vamos dar uma chance pros coitados e suas piriguetes!!!!kkkk
o rock é vida e nao estilo!!!!

Gabriel disse...

Funkeiros antes de mais nada aprendam a escrever(ex: mermo, decrépidos), antes de falar mal de bandas consagradas com história internacional, pensem bem antes de falar pois seus mcs tem uma carreira de alguns dias e só no lixo do Brasil,pois no exterior o funk carioca é uma vergonha mundial,mas voltando nossas bandas tem carreira de décadas e são mundialmente famosas...querem mais argumentos???
obs: procurem uma escola para aprenderem a escrever, ou pelo menos corrijam suas postagens!!!

Anônimo disse...

nossa sao tao burro que amy winehouse nem é rock,funkeiros burros lixo de funk,que a perlla se tornou evangelica amy winehouse blues jazz

Anônimo disse...

a vão come torresmo peludo funk é só no brasil rock é no mundo inteiro quero ve o catra conseguiuma musica no youtube com 120 milhões de visualizações vcs como bon jovi

Anônimo disse...

a que tá do lado da amy winehouse não é funkeira ela tá usando fone de ouvido

Anônimo disse...

se tem tem titica que porcaria de post, ñ tem como comprarar rock é o melhor ritmo musical do planeta! funk só serve para oriçar para vc fazer sexo funkeiros fdp!

Anônimo disse...

não vou nem entrar no mérito desse texto, só pelos comentários já dá pra saber quem é maioria né?! e não tem essa de ``respeitar os gostos dos outros´´, quem tem que respeitar o ambiente alheio são os funkeiros(coisa que eles não fazem).

Anônimo disse...

As pessoas dizem q rock é do inferno...Se é de lá que vem os funkeiros¿?

Anônimo disse...

bando d sem nocao vai canta putaria e dah o c* q eh o q vcs fazem d melhoor

Anônimo disse...

NO ESGOTO OU FOSSA TEM MAIS FUNK ESSES FUNKEIRO CAGA PELA BOCA CAMBADA DE FDP QUE ACABAO E DESVALORIZA AS MULHERES QUE QUEREN TER VALOR TEM AS PUTA QUE ACEITA AS ARROMBADAS DO FUNK

Unknown disse...

Já ouve alguns funk bom .. mas hoje em dia, há apenas músicas vulgares e sem conteúdo! já o Rock, desde sempre até hoje nunca caiu o padrão , sempre com letras boas..

Anônimo disse...

Gabriel, você pode até ser bom na ortografia, mas é um merda em interpretação de texto.

Unknown disse...

Cara, na Boa os defensores do fanl São tão burro que não posso gastar mais palavras com animais.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.