quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Adaptações cinematográficas de HQs/Mangás em 2012

por
Monitor

Olá a todos! 2012 tá aí, e com ela vem a enxurrada de adaptações de HQs que todos adoram amar ou odiar. No caso essa matéria procura mostrar os filmes baseados em HQs fora do eixo Marvel/DC, e com adição de algumas adaptações de mangás, já que o Japão teremos nada menos que 11 filmes baseados em mangás, e como sou pouco conhecedor do material geral, peguei aqueles que considero mais interessantes e/ou reconhecíveis ao grande publico.Vamos aos filmes?


OBS: Atenção, as datas se referem ao lançamento original

Dredd
Diretor:Pete Travis
Elenco:Karl Urban, Olivia Thirlby e Lena Headey
Editora: 2000AD Lançamento: 21/09

História:Num mundo devastado pela guerra e pelo holocausto nuclear, MegaCity surgiu como sendo o centro da nova ordem mundial, onde a força policial tem permissão para ser juiz, jurí e executor.Entre todos os Juizes, nenhum deles faz seu trabalho melhor que Joe Dredd(urban), que terá a novata Juiza Anderson (Thirlby) em seus cuidados enquanto caça ao cartel de drogas de Madeline 'Ma-Ma' Madrigal (Headey).

Tendo a bênção de Carlos Ezquerra no projeto, e imagens que mostram uma megacity mais crua e realista do que mostrada no filme com Stallone, Dredd parecia estar num bom e silencioso caminho até que surgiu brigas entre o diretor e produtores acerca do controle criativo, que acabou nas mãos do roteirista, e depois ficou divido amistosamente entre roteirista e diretor dentro da ilha de edição.Confusões como essa tem uma certo histórico do filme sair com falhas, mas espero que no retorno de um personagem tão legal isso ajude a tornar o filme melhor, não ao contrario.

Bullet to the Head
Diretor:Walter Hill
Elenco:Sylvester Stallone, Jason Momoa, Sung Kang e Christian Slater
Editora: Dynamite/Casterman Lançamento:13/04

História:Após testemunhar o assassinato de seus respectivos parceiros, um policial de Nova Iorque (Kang) e um assassino de aluguel (Stallas) se unem para vingar seus parceiros e derrubar um inimigo em comum.

Adaptação da graphic novel francesa da Casterman, publicada nos Estados unidos pela Dynamite, vejo BTTH como o verdadeiro teste de fogo de Stallone após a seu glorioso retorno como astro de ação.Sem ter Rocky,Rambo ou o elenco inteiro de 'Os Mercenários' para servir de atração pro grande publico, ele precisa provar que mesmo com as imposições dos produtores (que infelizmente jogaram Thomas Jane pra fora do projeto), que o filme pode se dar bem não só na parte de ação mas de história também.

Astérix et Obélix: On Her Majesty's Secret Service
Diretor:Laurent Tirard
Elenco:Gérard Depardieu, Edouard Baer e Fabrice Luchini
Lançamento:17/10(França) Editora:Dargaud

História: Asterix (Baer) vai até a Inglaterra para ajudar seu primo de segundo grau Anticlimax a derrotar Julio Cesar (Luchini) e os Romanos.Mistura de duas histórias clássicas do personagem: 'Asterix entre os Bretões' e 'Asterix e os Normandos".

Não vi os ultimos dois filmes em live action, mas pelos trailers parecia uma diversão bacana de se assistir, e tenho lembranças boas do primeiro filme e de "Missão Cleopatra", mesmo que o tom de cartoon tenha aumentado da primeira produção até os filmes de agora.Interessado em saber como eles vão se sair dessa vez.

Samurai X (Rurôni Kenshin: Meiji kenkaku roman tan)
Diretor:Keishi Ohtomo
Elenco:Yû Aoi, Teruyuki Kagawa e Takeru Sato
Lançamento:25/08 (Japão) Editora:Shueisha

História: Assim como o mangá e o anime, vemos o lendário samurai Kenshin Himura (Sato), que parte em uma jornada espiritual evitando ter mais mortes em suas mãos, mas uma serie de acontecimentos o obriga a empunhar a espada novamente, dessa vez não por mortes sem sentido, mas por justiça.

Adaptações de animes famosos no Japão são comuns, mas por ser um anime que ainda mora no coração dos brasileiros, mereceu e muito aparecer por aqui, e ter deixado uma ótima impressão graças ao seu trailer.Os personagens estão caracterizados de filme fiel, mas sóbria (sem parecer um cosplay exagerado), a ação parece espetacular e a intenção do estudio de levar o filme a outros países pode finalmente elevar Samurai X como filme live action ao substituto mais atual dos fantásticos filmes do 'Lobo Solitário'.

Ai To Makoto (The Legend of Love & Sincerity)
Diretor:Takashi Miike
Elenco:Satoshi Tsumabuki e Emi Takei
Lançamento:16/06 Editora:Kodansha

Historia: Quando a inocente Ai Saotome (Takei), jovem estudante de um colégio tradicional começa a se envolver com outro aluno, um delinquente sem futuro chamado Makoto Taiga (Tsumabuki), um amor pode surgir dali mostrando que ambos podem ser muito mais profundos do que somente a aparência mostra.

Os motivos de eu ter colocado esse filme na lista? Além deser um mangá já antigo e famoso no Japão (pra você ver, esta será a sua quarta adaptação em live action), o filme terá no comando ninguêm menos que o fodástico takashi Miike, provavelmente o diretor mais eclético e competente em suas multifacetas que a história do cinema mundial já viu, provavelmente. Quero ver o que ele pode fazer com os romances colegiais.

Himitsu no Akko-chan (Akko's Secret)
Diretor:Yasuhiro Kawamura
Elenco:Haruka Ayase e Masaki Okada
Lançamento: Segundo semestre de 2012 (Japão) Editora:Ribon

A jovem e eletrica garota Atsuko "Akko-chan" Kagami (Ayase) quebra o espelho que lhe foi dado de presente por seus pais, da qual tinha muita afinidade.Ao enterrá-lo com cuidado, um espírito mágico do Reino dos Espelhos lhe oferece um amuleto por ter tratado com respeito o objeto, que pode realizar todos os seus desejos.

Pioneiro no Japão com seu estilo girlpower que originou SailorMoons e Sakuras Card Captors da vida, Akko já teve muitas incarnações durante seus 50 anos de vida a serem comemorados em 2012, então nada melhor que um filme para juntar todo as essas versões e influências e criar algo bacana e universal com a personagem.De preferencia com uma roupa bem colada pra aproveitar as curvas (e que curvas!) de Haruka Ayase.

Bem, por hoje acabei, até a proxima!

2 comentários:

Corto de Malta disse...

Interessado principalmentre em Samurai X, Asterix e no novo do Stallone.

Renver disse...

Haruka Ayase, nunca mais esquecerei esse nome.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.