segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Especial: Cadernos do Festival do Rio 2011 - Parte 4

por
Monitor



Bem, estou de volta para dar uma leve comentada do que eu vi no Festival do Rio esse ano, pra fechar de vez o especial do site sobre o assunto.Vamos aos filmes?


Juan dos Mortos

Provavelmente um dos melhores filmes de zumbis da década e certamente o melhor filme de zumbis do ano. O diretor Alejandro Brugués consegue misturar horror gore, comédia, ação e, acima de tudo, coração no filme que segue a cartilha básica e certeira de fazer um filme do gênero dar certo. Juan (Alexis Díaz de Villegas) é Cuba e Cuba é Juan, não tem como separar um do outro. E depois de passar o longa-metragem inteiro construindo lindamente a carga drámatica do filme, o final altruista de Juan misturado com uma citação fantástica de Frank Frazzeta me fez segurar as lágrimas pelo resto da semana. O primeiro filme de horror Cubano ainda por cima é um clássico instantâneo.




Troll Hunter

Troll Hunter poderia ser só mais um filme do estilo found-footage se não convertesse a sua propria natureza ao ponto de se transformar em documentário real sobre algo que (teoricamente) não existe.Acompanhamos a vida e os riscos de um Caçador de Trolls, e a responsabilidade e as consequências de querer que a verdade seja mostrada ao publico. Por mais que aparenta ser um found footage, ainda consegue ser um filme bem acima da média em comparação a outros conterrâneos de gênero. E uma diversão sem limites!




Vermelho, Azul e Branco

Já falei muito sobre Simon Risley, o diretor de terror que vem de uma recente safra europeia, da qual você vai se apaixonar instantaneamente.Você pode ler minha resenha do filme aqui.



Punk Na Africa

Um documentário que, para os fãs de rock, vai ser uma incrível descoberta de um bravo novo mundo. Mostrando as raízes punk surgidas na Africa do Sul, sua evolução até o ska punk e derivados, e sua relação delicada com a politica africana e sua ligação social e artística. Apesar de acabar meio do nada, ainda sim é um ótimo documentário.




A Coisa (2011)

É triste algo com um potencial tão bom ser jogado fora. Na intenção de ter contado um pedaço mal explicado do filme original (os Noruegueses), a nova versão da Coisa, mesmo selecionando temas do clássico do John Carpenter e do original de 1951, se perde e fracassa em poder ser um ótimo filme por não se decideir se é um prequel do filme do Carpenter ou um reboot geral da franquia. As partes boas do filme: monstros realmente assustadores, grotescamente geniais. E Mary Elisabeth Winsted (que se saiu melhor dentro do filme), você nunca se cansa de ser linda, sua linda?




Attack the Block

Todo o hype em cima desse filme tinha um motivo, um ótimo motivo para falar a verdade. Attack the Block é o "Aventureiros do Bairro Proibido Inglês", aquele tipo de filme que você vai amar ou odiar instantâneamente, que mexe com seus sentimentos sobre aqueles personagens desde a primeira cena. De racismo a amadurecimento precoce, aborda todos os temas propostos com uma qualidade impecável. E viva Moses!




Aqui é meu Lugar

Drama competente com seus momentos de comédia e drama muito bem equilibrados. Sean Penn ótimo como Cheyenne num filme onde o tema principal é que para amadurecer, você precisa aceitar que certas coisas tem que ficar para trás, e dentro da trama há inúmeros exemplos que ajudam a compor a trajetória psicológico do personagem de Penn. Espere pelo menos uma indicação de Sean para algum prémio importante.




Torrente 4 (em 3D)

A grande surpresa pra mim do festival é essa engraçadíssima comédia espanhola de um personagem que mistura Kenny Powers (da serie Eastbound & Down) com filmes do estilo 'Maquina Mortifera' e 'Um Tira Da Pesada'. Servindo como critica social, comédia escatológica e filme de ação, o quarto filme da série chegou tarde ao Brasil. Santiago Segura já é um ator experiente em filmes que mexem com a cultura pop (por exemplo, ele fez Blade 2, Hellboy 2 e El Dia de La Besta) e fico muito feliz em ele ter um ícone para chamar de seu!




Drive

Warner, dá logo Mulher Maravilha pra esse cara fazer! Nicolas Refn já era um diretor foda, comprovado por filmes como O Guerreiro Silencioso, Pusher e Bronson, mas artisticamente falando e até mesmo como filme, Drive é sua mais nova menina de ouro. Uma história até simples, mas extremamente bem contada e com seus pequenos detalhes que o tornam único. Ryan Gosling tem tudo pra se tornar o novo Clint Eastwood no sentido de ter apenas personagens fodões no currículo.




Batalha Real 3D- Especial de 10° Aniversário

Comemorando 10 anos do clássico filme japonês, foi decido fazer uma versão 3D para festejar o acontecimento, mas teve um grande preço a se pagar. A péssima conversão teve realmente poucos momentos em 3D além da qualidade visual do filme ficar parecendo a de um VHS. Mas de resto, continua com a mesma grande história (e ideias) de sempre: pegar o gênero colegial japonês, em que muitas vezes as tramas adolecentes são tratadas como situações de vida e morte, e realmente transformá-las em situações de vida e morte.




Lista Mortal

Em definitivo, o pior filme que vi no festival. Se no primeiro ato você se cansa de ver o dia a dia do personagem principal, ter mostrado menos coisas ali seria melhor. No segundo ato (onde descobrimos que ele é um matador de aluguel) e o mostra trabalhando de fato é a melhor parte do filme, antes que as coisas começem a ficar estranhas demais dando o final sem noção do terceiro ato.




Take Shelter - O Abrigo

KNEEL BEFORE ZOD! Ok,ok, é cedo dizer, mas é indiscutivel que Michael Shannon é um ótimo ator, e isso se comprova cada vez mais como por exemplo neste filme, que relembra a boa época em que M Night Shyamalan realmente fazia filmes bons. Se em 'Corpo Fechado' o filme todo age como se fosse o primeiro ato de um filme de super hérois, 'Take Shelter' age sobre esse mesmo principio caso fosse um filme catástrofe.




The Raid- Batida Policial

É triste ver que o povo que custuma ir ao Festival do Rio não conhecer muitos dos filmes de porradaria indiano/tailandeses, porque cada cena de filme gerou aplausos descontrolados da sessão que eu estava presente. The Raid (Batida Policial) é mais um ótimo filme de ação da terra do Sagat e certamente o melhor filme de ação do ano! Nessas horas que eu sinto falta de ver Tony Jaa nas telonas por aqui, mas Iko Uwais provou ser um substituto a altura do antigo ator, atual monge budista. Porradaria da boa!
 


Red State

Diferente de muitos por aí acham, não sou um daqueles que acha que o único filme bom do Kevin Smith é o primeiro Balconista. Acho isso errado. Claro, teve alguns tropeços pelo caminho (Jersey Girl, Tiras em Apuros), mas tudo que ele fez de resto tinha um objetivo que no caso foi cumprido em cada função que os filmes tinham que contar. Mas encho a boca para dizer, e mais do que nunca com razão, que Red State é o melhor filme que o diretor já fez, o cala-boca definitvo para seus detratores. Diálogos afiados como a muito tempo não se via dentro dos seus filmes, uma direção acertadíssima, atuações ótimas, especialmente do Pastor Abin Cooper, feito brilhantemente por Michael Parks, completamente magnético na tela (terem passado a versão de Cannes me faz entender o quão triste foi pro Kevin tirar alguns pedaços do monólogo), dentro de um filme onde vidas não são importantes no momento que você tem livre arbítrio para impor suas opiniões e desejos. Pra mim, um dos melhores filmes (se não O melhor) do Festival.




Na Mostra Dario Argento, os filmes vistos foram:



Terror Na Ópera

Um dos clássicos oitentistas do Dario Argento, Terror na Ópera já mostra o gosto do diretor por óperas e grandes dramas. Novamente trazendo elementos do Giallo para dentro dos filmes de Terror, de certo modo neste caso o filme tem uma certa consciência de que é uma historia contada e que seu drama principal tem cenário e escalas certas para acabar, indo muito além da ideia de peça de teatro. E sou fã das bandas de metal que apareciam nesta época em seus filmes \,,/




Phenomena

Boa noticia: Jeniffer Connelly sempre foi linda. Má noticia: ela nunca irá ficar com você. Phenomena entra em áreas sobrenaturais e os retardados que ficaram tachando o filme (e o diretor) de trash não entenderam o que ele quis com esse filme: as contradições entre a beleza e a feiura, o lado animal e como o homem pode interferir com a natureza de maneira poética ou brutal.




O Gato de Nove Caudas

Um de seus primeiros filmes, Dario já mostra ao que veio trazendo o elemento de suspense dos Giallos de maneira não tradicional com um personagem cego estrelando o filme, além do repórter. A questão principal aqui é o que levaria as pessoas a matarem: é algo instintivo, pré-determinado ou ocasional? Argento explora todos as possibilidades de respostas aqui.




O Retorno da Maldição-Mãe das Lagrimas

O final da trilogia das mães funciona bem como filme de terror, e ele sabe explorar muito bem seus sustos com um dos temas favoritos do Dario (Bruxas), fechando bem o final da trilogia. Mesmo que eu nunca tido visto as duas primeiras partes, o filme final consegue funcionar bem como algo próprio.




Um Vulto na Escuridão

Sempre fui fã do Fantasma da Ópera, mais como conto de terror do que musical, e fiquei maravilhado ao saber que ele tinha feito sua propria versão da história. Dessa vez o Fantasma de auto-denomina um rato, um ser do submundo que não tem vergonha de matar quem ele acha que mereça, mesmo que as vezes as pessoas no caso não mereçam. Além disso, ele é a forma fisíca, misteriosa, sexual e descontrolada do amor até então desconhecido pela artista feita pela competente atriz (e não só um rosto bonito) Asia Argento.




O Passaro das Plumas de Cristal

Aqui a arte é inspiração para assassinatos, para reconstrução de artistas e para situações de vida e morte envoltos no mistério de que existe muito mais que a gente vê num momento do que meramente pensamos. Como todo quebra-cabeças, cruzadas ou qualquer tipo de jogo ele deve ser montado devagar, sempre analisando o que veio antes para tentar adivinhar o que vem depois, antes que seja tarde demais.


Por hoje acabei! Até a proxima!

2 comentários:

Chris disse...

Boa seleção de filmes. Esse do Sean Penn deve ser maravilhoso. Só um pequeno detalhe: Gato de nove caLdas?

Monitor disse...

Porque esse filme é em homenagem ao grande Luiz Caldas HAHAAHAHAHAHAHAHAHA

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