quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Especial: Cadernos do Festival do Rio - Parte 2

por
Corto de Malta

E agora, mais um pouquinho dos filmes do Festival do Rio. Vamos pra alguns filmes que assisti durante a segunda semana de exibição, incluindo mais filmes da Mostra Dario Argento, um filme de guerra russo e um documentário brasileiro sobre Fórmula-1.




DIA 11/10  TERÇA

Phenomena (Mostra Dario Argento)
Local: CCBB


Nos Alpes Suíços uma turista é brutalmente assassinada por um assassino misterioso que ameaça a região. Logo chega a um internato feminino do local a jovem e solitária Jennifer Corvino (Jennifer Connelly), filha de um popular astro de rock. Jennifer torna-se amiga de um entomologista local, Professor John McGregor (Donald Pleasence) que descobre na menina um fantástico dom de se comunicar com os insetos.
Quando Jenniffer, sonâmbula, testemunha um ataque do assassino, o mesmo a confunde com sua colega de quarto que acaba morta também. Ela e o Professor, acompanhados de sua macaca de estimação, então se unem para pegar o culpado, sem saber que são os próximos alvos.
Me surpreendi positivamente com esse filme. Mistura de gêneros muito bem executada (meio Giallo, meio Horror Sobrenatural) ele tem uma das sequências finais mais criativas da história do cinema, com um festival de situações inusitadas, com destaque para o monstrinho, os insetos e a macaca.




DIA 12/10 QUARTA

A Valsa das Flores (Expectativa 2011)
Local: Kinoplex Fashon Mall


Esse filme é baseado na história real de um grupo de mulheres russas escolhidas para desarmar as minas deixadas pelos nazistas em sua passagem pelos campos da região. A protagonista de A Valsa das Flores é Polina (Karina Andolenko), que cria o filho sozinha após o marido ter sido dado como morto em batalha. Ela toma o lugar desastrada irmã mais como "voluntária" e se apaixona pelo oficial Smirnov (Leonid Bichevin).
A narrativa começa contrastante, com a alegria das meninas durante o ''curso'' de 70 horas para aprenderem a desarmar uma das mais abomináveis armas criadas pelo homem, as minas terrestres. Porém, a partir da morte inesperada de um dos personagens, a trama entra em reviravolta passando a demonstrar seus contornos dramáticos a cada vítima das minas e pela investigação de um segredo guardado pelos militares. Infelizmente, o terço final virou um clichezão com triângulos amorosos, amor proibido, assassino misterioso, gente enlouquecendo na guerra etc. A única coisa interessante, o segredo, é mal desenvolvida.



DIA 13/10 QUINTA

A Era dos Campeões (Première Brasil em competição - longa documentário)
Local: Cinema Nosso


De 1972 a 1991 três pilotos brasileiros foram juntos 8 vezes campeões de Fórmula-1: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. O filme narra esse período "mágico", mostrando como o país conseguiu, após muitos anos, se destacar na mais nobre categoria do automobilismo mundial.
O documentário tem excelente começo, contextualizando a entrada Emerson e Wilson Fittipaldi nas pistas onde o único brasileiro que conseguia destaque era Chico Landi. A Copersucar, que poderia ser mais explorada, também valeu por expor os vários pontos de vista dos brasileiros que participaram do projeto. Mas o destaque são mesmo as declarações ferinas de Nelson Piquet sobre praticamente todos. Dá pra sentir que o filme penou pra incluir Senna (começar por sua morte não foi uma boa idéia), embora ele seja o mais elogiado por quase todos. No saldo saiu devendo, mas estabeleceu uma visão interessante: Emerson, o herói que virou anti-herói, Piquet, o anti-herói porra-louca e Senna, o porra-louca que se sagrou herói.




Dia 14/10 SEXTA

Tenebre (Mostra Dario Argento)
Local: CCBB


Peter, um escritor norte-americano de livros de terror (John Saxon), chega a Itália e descobre através de um detetive (Giullianno Gemma) que um assassino misterioso está se inspirando nos crimes de seus livros para cometer homicídios na vida real. Ao mesmo tempo, sua louca ex-mulher aparece para persegui-lo.
Tenebre foi feito ainda na fase mais criativa da carreira de Argento e nota-se isso por seu esforço e  capacidade de despistar o público da revelação final na mesma medida em que brinca metalinguisticamente com as acusações de machismo e sexismo que suas obras costumam receber e ainda cria belas cenas de morte. Sua vontade de quebrar o esquema estabelecido por ele mesmo em Giallos anteriores é tanta que o filme chega a pecar pela falta de empatia dos personagens em prol das reviravoltas da trama. Destaques pra participação do eterno astro de western sphagetti Giuliano Gemma e pra citação a Conan Doyle:
"Quando se elimina o impossível, o que resta, por mais improvável que seja, só pode ser a verdade."




Você Gosta de Hitchcock? (Mostra Dario Argento)
Local: CCBB


O estudante de cinema e cinéfilo Giulio (Elio Germano) costuma observar de binóculo da janela sua vizinha Sasha (Elisabetta Rocchetti), que vive as turras com a mãe. Um dia ele a vê puxando um papo numa locadora com Federica (Chiara Conti) sobre o filme Pacto Sinistro de Hitchcock, onde dois estranhos combinam de brincadeira matar um o desafeto do outro, até que deles leva a história a sério. Quando em seguida a mãe de Sasha é assassinada, Giulio decide investigar.
A premissa era ótima, mas assim como os filmes mais recentes de Argento, falta inspiração, embora aqui ao menos sobre humor. O longa-metragem é apenas correto e até monótono, com um prólogo que destoa de tudo o que se vê depois, uma reviravolta final razoável e só. Diferente dos heróis dos clássicos Giallos, Giulo não parece obcecado pelo caso, só não tem o que fazer. As referências a Hitchcock são esparsas, mas valhe como curiosidade que o filme mais referenciado o tempo inteiro, Janela Indiscreta, nunca é citado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.