terça-feira, 16 de agosto de 2011

Climatinê: A Man Once Superman

por
Renver

Enquanto circulam na internet as notícias sobre o próximo filme do Superman, sendo que os artistas/personagens principais estão quase todos definidos. Eu tive a oportunidade de rever um dos melhores filmes já feitos sobre o Homem do Amanhã. E acreditem é um filme sul-coreano chamado A Man Once Superman (Um Homem Que Era O Super-Homem) de 2008.

O cinema sul-coreano tem trazido excelentes filmes como Zona de Risco de 2000; Old Boy de 2003 (que pena que é um filme que não dá pra assistir em família); Tufão - A Força do Terrorismo de 2005; Lady Vingança de 2005 (mesma categoria do Old Boy). Alguns deles são perturbadores, no entanto extremamente originais e impactantes e outros são tão belos e dramáticos que é impossível você não se comover (Zona de Risco).











A Man Once Superman, dirigido por Yoon-Chul Jeong, retrata a história de Lee Hyun-suk, que por algum motivo acha que é o Superman. Ao longo da história a jornalista apática Song Soo-jung se concentra nesse excêntrico lunático apenas com a intenção de conseguir um bom documentário, afinal o "Superman" ajuda velhinhas a atravessar a rua, corre atrás de ladrãozinhos, briga com a escavadeira e tem uma enorme preocupação com o meio ambiente. E assim história se desenvolve junto com o apego (não romântico, mas sim altruísta) da jornalista pelo "Superman", pois percebe-se que o "Superman" mesmo sem poderes é capaz de inspirar as pessoas.

O filme é uma bela comédia dramática que respeita o Superman acima de tudo... As referências são muito legais, desde a chave da fortaleza da solidão, Planeta Diário, o filme de 1978 do Superman, a Mulher Maravilha, à Marvel Comics e eu acho que propositalmente algumas referências ao Superman de 2006 (o filho da Lois, por exemplo).

O protagonista (o nome do ator: Jeong-min Hwang) consegue passar muito bem toda sinceridade, altruísmo, perturbação e a coragem que o seu personagem (dentro do filme) exige.













E o filme (de 1:45 min) tem uma história simples, bem amarrada, com um final arrebatador. Vejam bem eu já assisti esse filme 3 vezes (e sempre com pessoas diferentes), e todos saíram no mínimo com o olhos marejados, principalmente esse Troll que vos escreve... Queria muito poder falar mais, no entanto, mais do que isso é spoiler, por isso pessoal só vocês assistindo mesmo pra conferir (e prestem atenção nos detalhes).

Algo digno de nota nesse filme é a jornalista Song Soo-jung (artista: Gianna Jun) ela simplesmente é muito cuti cuti (leia-se vontade de levar pra casa, abraçar/apertar e não soltar mais, rsrs)... Claro, claro além de ser uma atriz talentosa.













Fiquem com o trailer, infelizmente sem legendas em português, até o momento esse filme (de 2008) não foi lançado no Brasil. Só consegui assistir mesmo, graças ao meu vizinho camarada que me emprestou o filme.


Antes de encerrar não posso deixar de citar o site Abismo Infinito, uma excelente página, que se dedica principalmente a divulgação de contos e elaboração de roteiros, aonde eu li uma breve/interessante resenha desse filme.

Pessoal qualquer coisa posso recomendar uma ótima companhia aéria para Coréia do Sul.

Até a próxima.

4 comentários:

Corto de Malta disse...

Po, esse filme parece ser muito legal.

ZED IS NERD disse...

Pena que não ainda saiu aqui no Brasil... gostaria MUITO de ver!!!

Eneas disse...

esse filme e muito legal quem nao assistiu procure baixar antes que façam um remake americano se sso acontecer ai que nunca vai ser lançado no Brasil

... disse...

"O "Superman" mesmo sem poderes é capaz de inspirar as pessoas."
Provavelmente, uma das melhores lições que pode-se tirar do filme.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.