terça-feira, 17 de maio de 2011

Nova Versão d'Os Flintstones pelo Criador de Family Guy

por
Corto de Malta

Seth MacFarlane, criador de Family Guy, American Dad fará a nova animação da família da Idade da Pedra.

Os Flintstones, um dos desenhos mais amados da Hanna-Barbera, estreou fazendo imenso sucesso nos anos 60 ao mostrar uma família como outra qualquer, e seus vizinhos, vivendo problemas comuns e envolventes de qualquer família, mas em plena Pré-História. Com dinossauros "atuando" como objetos, eletrodomésticos, veículos, ferramentas etc. ou mesmo mostrando os personagens comemorando o Natal (?), a série animada cativou milhões de pessoas no mundo durante anos.

A partir daí eles se tornaram a base de quase todos desenhos envovelndo famílias, a maioria feitos pela própria Hanna-Barbera, como Os Jetsons, uma família futurista. Com o tempo a fórmula se desgastou e foi subvertida a partir de Os Simpsons (criação de Matt Groening para a FOX), com as histórias mais ingênuas e comuns sendo substituídas por um humor genuinamente politicamente incorreto. Dessa nova leva, a produção que mais se destacou foi Family Guy, de Seth MacFarlane. Agora MacFarlane, a FOX e a Warner anunciam uma nova animação dos Flintstones. Ao menos, o clássico tema musical será mantido e o visual também promete se fiel ao original.

Bom, após a série clássica com as aventuras de Fred, Barney, Vilma, Betty, Pedrita, Bambam e... Gazoo (pra mim ele também é um personagem clássico) foram produzidas várias outras séries animadas (e até filmes pra Cinema), seja com os personagens crianças ou virando policiais, entre outras variantes, mas nunca com o mesmo êxito. A expectativa é que MacFarlane imprima seu humor moderno e corrosivo a um conceito consagrado como as aventuras da Família mais famosa de Bedrock.

Pessoalmente ainda assisto até hoje a versão clássica de Os Flintstones, que é exibida aos sábados as 12:15 no SBT e, apesar de reconhecer que muita coisa ali provém de um humor datado (afinal é uma comédia de costumes dos anos 60), eu penso que alguns momentos de criatividade e brilhantismo ainda dão um banho em Family Guy e derivados modernos que as vezes são tão anárquicos que perdem uma característica essencial do conceito criado pelos Flintstones: sua ternura.


FONTES: Deadline e Pipoca Moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.