quarta-feira, 27 de abril de 2011

Devir Lança Biografia de Angelo Agostini

por
Corto de Malta

Apesar de hoje ser relativamente desconhecido, Angelo Agostini foi o maior cartunista brasileiro do século XIX. Mesmo tendonascido na Itália, em 1843.

Após passar sua infância e adolescência em Paris, Agostini foi viver em São Paulo em 1859. Se tornou cartunista em 1864, ficando famoso pelo humor ácido de suas charges que tinham como tema predileto o poder: o clero, o império, as elites escravocratas. Sua publicação mais famosa é a Revista Ilustrada, fundada em 1876, mas Agostini trabalhou em váriaaz outras,

Claro que sua própria vida também virou alvo de polêmica, quando se mudou para o Rio de Janeiro e teve um caso extraconjugal com uma aluna mais de vinte anos mais nova, a pintora Abigail de Andrade, com quem teve dois filhos, antes da morte precoce desta.

Estas e muitas outras histórias não narradas no livro Angelo Agostini - A Imprensa Ilustrada da Corte à Capital Federal, escrito por Gilberto Mariongoni, que acaba de ser lançado pela Devir a R$39,50. Uma oportunidade de conhecer mais do lado profissional e pessoal de uma das figuras mais expressivas da Nona Arte no Brasil, ao ponto de dar nome a uma das prêmiações mais importantes do quadrinhos tupiniquins, o Prêmio Angelo Agostini, concedido anualmente pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo aos grande autores e obras da HQ brasileira.

FONTE: Universo HQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.