quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Da Prensa: Pato Donald 2390 Por Macgaren

 
Nesta edição: A Origem da Princesa Oona e uma homenagem ao Mestre Carl Barks!

A ORIGEM DA PRINCESA OONA
Roteiro: Stefan printz-Pahlson Desenho : Vicar
Donald e o Pardal viajam à Pré-História e lá conhecem a Princesa Oona, a Pata das Cavernas. É a primeira história da personagem que apesar de já ter aparecido em várias histórias ainda não tinha sua primeira aparição publicada.

A BATALHA DOS ABELHUDOS
Roteiro e desenhos : William Van Horn
Donald quer ganhar o prêmio do concurso anual de flores e o Silva resolve criar uma colméia de abelhas mecânicas. Previsível como vai acabar não?

INVERNO QUENTE
Desenhos e Roteiro: William Van Horn
Tudo que o Donald queria era passar o inverno no aconchego do lar lendo um bom livro enquanto que os sobrinhos têm idéias digamos mais...aventurescas como brincar na cratera de um Vulcão extinto...er..ok.

A SAGA DO CAPITÃO TRAMBOLHÃO
Roteiro: GeofFrey BluM Desenhos: Carlos Mota
Donald é incumbido de entrevistar o autor do Capitão Trambolhão, um famoso personagem do passado. Mas a entrevista não será tão fácil já que o autor se auto exilou e cortou relações com a sociedade e fará de tudo pra não ser entrevistado.
Ah o nome do autor? CAO BAQUE.

QUACKS!

Essa edição era outra que tinha tudo pra ser muito ruim:Nunca gostei da Princesa Oona. As histórias com ela costumam ser chatíssimas.(Claro que perto do Patusco ela é ótima) mas admito que essa história precisava ser publicada afinal trata-se da 1ª com a personagem. Mesmo assim manteve a média e a história é chata, só vale mesmo pelos belos desenhos do Vicar.

Sobre as histórias do Van Horn não comento nada.. todos que costumam ler esses reviews que faço sabe o que penso dele e essas histórias não fugiram à regra.Mas quando eu já estava achando que a revista era uma tremenda perda de tempo me deparo com a última história.

Todos sabem que sou fã incondicional do Carl Barks e leria até história do Super-Homem se fosse escrita por ele.E " A saga do Capitão Trambolhão" é uma verdadeira homenagem ao mestre. Geoffrey Blum mostra conhecer bem o autor já que enche a história com referências como a citação à história "Perdido nos Andes" e à cidade de Quadradópolis até o fato do autor ter perdido alguns desenhos originais graças a um complicado casamento. Mas minha preferida foi a aparição de uma certa cadeira de barbeiro automática.

A cadeira em questão foi tirada diretamente do desenho do Donald "Invenções Modernas" de 1937. Mas por que ela está aí? É que Barks trabalhava como animador para os estúdios Disney na época da produção do desenho e sua primeira participação como roteirista foi justamente a sequência em que Donald fica preso na cadeira automática.Depois disso ele passou a escrever roteiros para os desenhos e posteriormente passou para os quadrinhos . O resto todos já sabem(e se não sabem, leiam este post).

Como se o roteiro já não fosse bom o suficiente, os desenhos do Brasileiro Carlos Mota ajudam ainda mais a tornar essa história indispensável. Mota desenha o Cao Baque com uma riqueza de detalhes tão grande que até o aparelho auditivo está lá.
O único ponto fraco da história se refere à Tradução do nome do personagem de Cao Baque: No original é "Captain Duckburg(Capitão Patópolis)" De onde o tradutor tirou "Trambolhão"????
Enfim, se o resto da revista é dispensável leiam ao menos essa história que é daquelas que fazem valer a pena ler quadrinhos Disney. Se você é fã do Barks não tem como não gostar.

Nota: a Imagem um pouco mais acima foi retirada do Blog Edição Extra do amigo Matheus e foi feita pela excelente ilustradora Cris Alencar. Visitem o Blog dela que vale a pena.

Abaixo o Desenho "Invenções Modernas"

Um comentário:

Corto de Malta disse...

Vou comprar esse gibi só por causa da Princesa Oona! hahahaha!!!!

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.