segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lei Proíbe Fakes nos EUA

por
Corto de Malta

Se a moda pega por aqui, muita gente vai rodar...

De acordo com o Diaonline, o Senador Joe Simitian, da Califórnia, aprovou um projeto de lei que prevê multa de até mil dólares ou um ano de prisão para quem criar perfis falsos nas redes sociais. Na verdade, seria uma atualização da lei local de 1872 (!) que pune qualquer um que assuma a identidade de outra pessoa para ferir, intimidar, ameaçar ou fraudar.

O Senador declarou:
 "A tecnologia mudou a natureza da representação de uma pessoa e tornou-se fácil para qualquer um com rancor ou senso de humor para fazer isso. É o lado negro da revolução das redes sociais. Facebook ou MySpace, e-mails, mensagens de texto e comentários em fóruns da web têm sido utilizados para humilhar ou atormentar as pessoas e até mesmo colocá-las em perigo. As vítimas precisavam de uma lei para recorrer."

Segundo um comunicado do site do senador a liberdade de expressão não será atacada e a lei não atingirirá a paródia, a sátira ou o discurso político. Apenas quem se passa por outra pessoa. Isso pode significar o começo do fim de uma cultura da falta de educação, que existe desde o começo da internet, onde as pessoas se tornam corajosas atrás do monitor de um computador, que lhes garante anonimato.

Outra possibilidade, menos politicamente correta, é seguir o exemplo desse senhor que deu uma surra de cinto no filho (ou será sobrinho?) que estava na webcam ofendendo pessoas no facebook. Ai!


2 comentários:

Shaka disse...

AUShuAHsuhasuHUHsaUHSuah. Cara, o vídeo foi SENSACIONAL!! Ri horrores aqui!

Sobre a Lei, acho interessante mas muito difícil de colocar em prática de uma forma que realmente traga resultados.

Curiosidade: Pelo menos aproximadamente de 47% a 52% da população TROLL desapareceria da terra #goodnews rs

Sr. Delarue disse...

Shaka, concordo com você a idéia é boa, mas acho difícil de "pegar".

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.