segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Climatinê : Demônio Por L

por
L
  

O nome de Shyamalan começa a dar mais medo nas pessoas do que este filme. Uma pena...



História

Três homens e duas mulheres se vêem presos no elevador de um moderno prédio. O problema começa quando certas evidências indicam que na verdade eles tão presos com o próprio diabo e que este seria um deles. Enquanto isso, um policial luta contra o tempo para tentar salva-los e descobrindo que na verdade todos possuem algo em comum.

Ben, Sarah, Tony, Vince e Jane, os "sorteados"

Crítica: (Spoilers)

Desta vez, Shyamalan se arrisca apenas na produção e no roteiro. Os fãs do diretor deveriam ficar aliviados, afinal sem o peso da direção, Shyamalan poderia se dedicar mais a um roteiro do nível de "O sexto sentido". Certo? Errado! Não que Shyamalan seja tão ruim... Mas também não é tão bom. O irritante são seus seguidores fanáticos que defendem tudo que ele faz. Mas chega de falar do indiano.

O filme já começa errando: um homem (ou mulher? Incrivelmente fiquei na dúvida) se suicida, jogando-se de um prédio. Porém a van em que cai começa a andar e vai parar em outro canto. Pra quê? Para mostrar a capacidade dedutiva do policial? Capacidade, aliás, que não será mais usada em nenhum ponto do filme. Preciso dizer que este policial é atormentado pela perda da família?

Dentro do prédio, os personagens que nos interessam já vão logo para o elevador. E cada um mais chato que o outro. Temos os clichês do mala falastrão, o que sofre de claustrofobia (claustrofobia bem instável, diga-se de passagem), o bad-ass, a velhinha reclamona...

Temos também os seguranças que olham tudo o que está acontecendo. A estes, acrescente o típico esteriótipo do latino vindo de uma cultura que sabe tudo sobre os demônios e que vive passando “vergonha alheia”, já que para ele, quando batemos o carro ou o pãozinho com geléia cai para voltada para baixo, é obra do cramunhão (pena que ele não conhece a lei de Murphy). Sua única função é ficar contando essas historinhas até que o policial se convença de que algo sobrenatural está acontecendo (ou o finja, para ele parar de encher o saco).

Todos botando muita fé nas teorias do hispânico
Voltando ao elevador, vemos que na verdade todos tem algo em comum: todos tem caráter duvidoso. Um é um golpista nato, outro batedor de carteiras, outro preso por agressões... Uau... A nata da escória da humanidade. Jigsaw teria feito a festa.

Mas afinal de contas, se o Diabo é mal, por que iria querer matar quem também faz sacanagens? Contraditório né? Vai ver é a política de incentivo do inferno: seja muito mal mesmo, de assassino pra cima. Se for batedor de carteira, vai sujar o nome da empresa e teremos de eliminá-lo. Quem faz um bom trabalho continua vivo.

O diabo em si parece mais uma múmia (não é spoiler, é só ver no trailer). Para alguém que tinha feito um extra-terrestre até convincente em “Sinais”, aqui há uma regressão. Aliás, o demo em si aparece no máximo 2 vezes. Esse é o problema. É preciso se decidir: vai mostrar ou não vai? Então mostre vários flashes, mostre de pé, de corpo inteiro, deitado, fungando no cangote... Afinal, o nome do filme é “Demônio” ou “O Elevador Assassino”?

Em vez de tentar prender a atenção do espectador com algo inteligente, como diálogos, o filme resume-se a apagar a luz e colocar alguns efeitos sonoros. No final, o que vemos é apenas um grupo de pessoas presas, uma revelação final e poucas respostas.

E para finalizar, a sessão “Perguntas jamais respondidas, porque o telespectador não consegue sequer se lembrar do que aconteceu 1 hora atrás”. Afinal, qual era o significado do carinha que caiu do prédio no começo? Era outro latino supersticioso? Por quê tanto medo de Vince ser revistado?


Positivos:
 - a produção é bem cuidada
 - a chamada “revelação surpresa”
 - pode causar desconforto em claustrofóbicos
 - a premissa é ótima (5 estranhos e o diabo entre eles)


Negativos:
 - personagens sem carisma
 - falta de sustos
 - exagero na escuridão
 - pontas soltas sem explicação
 - se a premissa é boa, a execução é péssima


O que eu mudaria?

As atuações são bem ruins. Para se ter uma base, acho que a atuação de Jennifer Carpenter em “Quarentena” conseguiu passar bastante desespero (aliás, quem sabe o filme fosse em estilo reality não seria melhor? Difícil seria explicar uma câmera no elevador).Se o filme quer se basear nos sons, queremos então gente gritando de desespero mesmo.  

Como dito anteriormente, o povão quer ver o diabo, e não uma cópia mal-feita do Blackheart de "Motoqueiro Fanstasma". Mas, Diablo 3 vem aí, então esperemos.


Nota: 1,5 – a ideia é até boa, mas infelizmente nada do filme se salva: não assusta, não diverte, não faz pensar... Tem um bom nome por trás, mas não é melhor que nenhum filminho de terror adolescente por aí. No final, “Demônio” nada mais é do que uma fusão de “Jogos Mortais” com o lixo astronômico “Quarto 1408.


Trailer

2 comentários:

Corto de Malta disse...

Vc me desanimou. Eu achei que tinha tudo pra ser um ótimo filme.

DamienX disse...

Porraaaaaa hahuauhauha... esse Blog/Blogueiro é dos meus! Sua critica ácida de tudo o que escreve. Não que seu ponto de vista, ácido, seja sem fundamento, muito pelo contrário! Por isso tudo fica mais legal. Li a critica do V de Vingança e pelo título, que li na comunidade do Orkut, pensei: "que bosta estão falando do filme?" uhahuahu... Bosta foi eu achar que isso era exemplo de idealismo. Uma época sofri uma depressão e comecei a pensar como o filme traduz, ou pelo menos achava isso. Na época de eleições pedia pro povo não votar em ninguem pra ver os caras se matarem por gastar milhoes (indevidos) em campanhas de governo! O pior é ver um presidente, ainda em seu mandato, sair por aí palpitando em quem o povo deve votar. E o mais bonito é ver o povo caindo na dele ena deles! Meu... quero que se f* as olimpiadas e Copa 2014! Gosto do meu país, na verdade nem tanto, pois algumas pessoas me fazem detesta-lo muitas vezes... porém o que vai acontecer é que o povão vai se vangloriar de todos esse vindouros eventos... Vão esquecer de qualquer pequena e grande merda que esteja acontecendo sói pra ir ver um jogo de futebol... Ué... por que será que Copa... coincide com eleição presidencial? Por que? Por que será que o povo curte um BBB? Adora bisbilhotar a vida alheia? Ou..Pq o que é do outro lhe parece mais gostoso tomar conta?

Meu... huahuauha... isso é papo pra mais de hora... mas... com tudo o que já passei na dpressão que sofri... tentando fazer a diferença pras pessoas ao meu redor... eu até pensei em comprar a vestimenta do V e até liguei pra uns jornalistas... para impor minhas ideias... mas daí me botaram no psiquiatra e psicologo uhauhauhahua... mas o V está dormindo em mim... embora eu não tenha entendido tão bem assim o ideal da história... Tenho um dos livros emprestado de um amigo... mas estou terminando Operação Valkiria do Jesus Hernandez... enfim... Se alguém quiser confabular comigo... pra tirar as minhocas e teias de aranha do povo... que se sujeitam a uma lavagem cerebral interna! Ou seja, vamos acorda-los para a vida e fazer com que pensem por si mesmo... "Não adianta dar sustento ao povo, se este não tem um pensamento livre para poder sobreviver por si só..."

Bom... enfim... para confabulações mais sérias, ou apenas para um bom papo rodrigocarracedo@yahoo.com.br ou damien_x@hotmail.com (msn)

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.