sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Da Prensa: A Teia do Homem-Aranha 4 Por Macgaren


5 anos (no tempo do universo Marvel) se passaram desde a primeira Saga do Clone, e algo inédito na Marvel acontece: um personagem que julgávamos estar morto retorna: O Clone de Peter Parker!


Ele sobreviveu à queda na chaminé,adotou o nome de Ben Reilly (Ben em homenagem ao Tio Ben e Reilly que é o sobrenome de solteira da Tia May) e passou esse tempo todo vagando pelo País. Mas quando a Tia May fica doente pela zilionésima vez, ele resolve voltar pra ficar perto da Tia. Com ele aparece o misterioso Kaine que por algum motivo parece odiar o Homem-Aranha.

No meio desse rolo todo, descobre-se que Mary Jane está grávida e que Peter pode não ser o verdadeiro Homem-Aranha mas sim o Clone. Some-se a isso o retorno do Chacal e um personagem misterioso que parece estar por trás de tudo e com vocês: A Saga do Clone!


Eu já falei várias vezes por aqui mas é sempre bom reiterar: Mesmo que a Saga do Clone seja sempre citada pra se referir a histórias ruins, eu gostei muito da história. Acho que o único problema dela foi ter se estendido muito(Durou 2 anos). Deveria ter se resolvido em um ano no máximo. Mesmo assim gostava daquela época.Foi a última época em que eu acabava de ler uma edição e já ficava esperando a próxima ansiosamente. Depois disso foi só ladeira abaixo.

Claro que ainda tiveram algumas histórias legais no caminho como a Saga Crise de Identidade mas o fim das boas histórias se deu coincidentemente na famigerada linha Premium da Abril. Depois houve a troca de editoras com as revistas Marvel passando pra Panini. Aí não teve mais volta: um lixo atrás do outro com a próxima história sempre superando a anterior em ruindade. Mas vamos voltar à Saga do Clone.


Essa versão da Saga do Clone é o que se pode chamar de "Versão do Diretor". já que Tom DeFalco e Howard Mackie estavam no time que idealizaram a publicação nos anos 90. Segundo a dupla o modo que a história se desenrolou e ,principalmente,seu final foram diferente do que eles planejavam. Isso se deu principalmente por pressões dos editores chefes da (Ex) Casa das idéias.

Agora a dupla se junta ao desenhista Todd Nauck e retoma àquele período da história e nos mostram como deveria ter sido. e querem saber? Tirando um ou outro detalhe eu gostei muito dessa versão.O modo como a anterior terminou também foi satisfatório mas se esse fosse o final original também não seria ruim.
A PARTIR DE AGORA IREI DAR SPOILERS DA HISTÓRIA! Se não quiser saber detalhes pule para o texto após a última imagem do post.


Primeiro devo dizer que adorei o fato da Tia May não ter morrido. Não, eu não gosto da velha é que a desculpa que deram para sua "Morte" no original foi uma das coisas mais ridículas que já li (Claro que me refiro à "Era Abril" das histórias) aqui resolveram com uma desculpinha meia boca de vírus e tal..mas ainda assim muito superior à explicação original da "Atriz que morreu no lugar da verdadeira May".

Outra coisa: claro que não dá pra resumir uma história tão grande como a saga do Clone em apenas 6 edições então a história funciona melhor para quem leu a história original.Quem nunca leu (mas adora dizer que a saga é ruim apenas por "ouvir dizer" ) pode achar a história meio corrida. e é mesmo. De uma história para outra o Ben já assume o nome de Aranha Escarlate aí na outra ele já é o novo Homem-Aranha. Mesmo assim é muito bom rever mesmo que rapidamente personagens como os do "núcleo" do Grão de Café e,claro, o Aranha Escarlate. Aliás aqui cabe dizer que eu acho o uniforme dele o segundo melhor já usado pelo aranha só perdendo pro original.


Outros fatos acontecidos na saga original como o assassinato do Dr. Octopus pelo Kaine também tem um desfecho diferente o que acaba sendo bom. Pra que matar um personagem se vão voltar com ele meses depois? Até a ressurreição do Chacal foi mais bem feita dessa vez. Não demorou tanto e serviu a seu propósito. Agora falando especificamente do final: Sempre lamentei a morte do Ben no final da saga original. Acho que ele poderia continuar sendo aproveitado esporadicamente. Seria ótimo continuar vendo o Aranha Escarlate por aí. Então gostei do fato dele não ter morrido dessa vez.

Outro ponto que gostei foi que a pequena May ( a filha de Peter e MJ) não foi levada e esquecida no limbo.Já que fizeram ela engravidar que dessem um fim digno pra pequena. podia ter até morrido. mas sumir e fingir que nunca aconteceu é ridículo.Mas o que esperar de uma editora que prefere apelar pra pacto com capeta pra acabar com um casamento ao invés de um simples divórcio?


Agora o ponto fraco: Duende Verde. Ok nada contra o Harry ser o Osborn por trás de tudo dessa vez mas aquele clone "arrependido" do Norman não dá pra engolir.Se não fosse esse "pequeno" detalhe essa versão seria perfeita e não faria feio frente à original. Mas tirando isso não tenho do que reclamar.
Até eu que costumo não gostar de certas coisas que chamam de desenho atualmente gostei bastante da arte do Nauck.Os desenhos lembram bastante aquele estilo que era usado durante a saga original.casou perfeitamente com esse "Remake".



No geral essa edição vale muito a pena. claro que se você acompanhou a saga original (e se eu não estou sozinho, gostou) vai adorar relembrar aquele período. Acho que dá pra aproveitar as duas histórias sem problemas. E como história "legível"do Aranha ultimamente é mais rara que água no deserto,sabe-se lá quando sairá outra edição do herói aracnídeo que valha a pena comprar.

Bem que agora a Panini podia utilizar essa revista Teia do Homem-Aranha pra publicar só histórias fora da cronologia como foi anunciada originalmente e não essas coisas idiotas das mensais. Uma sugestão seria ela publicar a mini-série : Spider-Man & the Secret Wars que é a versão das Guerras secretas vistas pela ótica do Aranha.Afinal de lixo aracnídeo basta uma só revista.

A Teia do Homem-Aranha 4(Que traz os seis números de "Spider Man The Clone Saga) tem 148 páginas e custa R$14,90

12 comentários:

Corto de Malta disse...

Ainda acho que quem escreveu essa Saga foi a Glória Pérez. hahahahahahaha!!!!!!!

Renver disse...

Excelente post!!! na verdade me refiro ao post que vc fez no outro blog sobre a saga original do clone (onde o PP enfrenta pela primeira vez o Chacal)

(esse post ainda não li)

Mas, me diga uma coisa, vc falou que teve uma explosão e tal e tal o HA "clone" morreu na explosão e o que aconteceu com o clone da Gew Stacy?

Renver disse...

Agora a dupla se junta ao desenhista Todd Nauck e retoma àquele período da história e nos mostram como deveria ter sido. e querem saber? Tirando um ou outro detalhe eu gostei muito dessa versão [2]

Renver disse...

Primeiro devo dizer que adorei o fato da Tia May não ter morrido. [2]

Não, eu não gosto da velha é que a desculpa que deram para sua "Morte" no original foi uma das coisas mais ridículas que já li


pior foi a desculpa pro retorno dela, sem dúvida!!!!

Renver disse...

Comentários meus, extraídos do Scanmaniacs:

1ª parte
Tem umas coisas que fica dificíl vc acreditar que é exatamente como foi planejado naquela época (me refiro há algumas referências, tem uma hora na edição 3 que eu tive a impressão qeu o Chacal referência a trilogia nova de Star Wars)... mas isso de forma alguma prejudica a história.

engraçado que mesmo na história do Clone Original ainda dava gosto ler histórias do HA (claro de vez em quando tínhamos um Carnage pra cag@r tudo)... não isso que virou nesses últimos tempos (da linha Premium em diante)

essa história então é fantástica... folhei as ultimas edições... e pude perceber (spooiler)

que o Ben Reilly não morre no final, Peter Paker e Mj ficam com sua filhinha... que dá hora

sem contar que até aonde eu li não tem aquela palhaçada do Peter Paker perder os poderes dele... nem a Tia May morrer... em resume bem mais simples... e extremamente divertido e empolgante.

quando eu terminar de ler, vou dar o parecer final... até o momento (edição 3), recomendo a leitura...

2ª parte
acabei de ler, e pode-se dizer que essa mini-série é redondinha...

Spoiller
quem tava por detrás de tudo era o Harry Osborn, ele não morreu de ataque cardíaco (na história que ele e Peter tem um confronto final e ele se redime ajudando o Peter). Assim fica claro que ele tava vivo e coordenando alguns acontecimentos na vida do Peter Parker (pais robôs)...

Bom de um jeito ou de outro (na croinologia normal ou nessa história), algum Osborn ia voltar do mundo dos mortos... pelo menos achei o retorno do Harry menos forçado o que do Normam, mas ainda achei o retorno dele umas das partes mais fracas dessa mini-série (tanto que achei a edição 6 a menos empolgante).

Resumindo: Peter e MJ ficam com a filhinha; Ben Reily fica vivo e vai morar longe; Tia May nem chegou à morrer (embora ela e a MJ quase empacotaram) ; e a Marvel se fud*&¨¨ poderia ter ficado com 2 HA e lucrar em dobro com os personagens.

Fim dos comentários extraídos do Scanmaniacs

-----------

A Marvel se ferrou mesmo!!!!

Ainda mais que PP e Ben Reily juntos otimizam tudo que o HA (como personagem) tem de melhor!!!

Unknown disse...

"Mas, me diga uma coisa, vc falou que teve uma explosão e tal e tal o HA "clone" morreu na explosão e o que aconteceu com o clone da Gew Stacy?"

Denver, ela estava afastada do local da Explosão e não sofreu nada. tanto que depois ela acaba indo embora e só valta a aparecer anos depois..

Renver disse...

E essa clone tá viva até hoje? Mac.

Unknown disse...

Isso foi uma bagunça. Como a Marvel gosta de mudar tudo depois de algum tempo, descobriu-se que o Chacal teve treinamento em genética com o alto evolucionário e essa "Clone" não era bem uma clone ela era uma mulher alterada geneticamente para se parecer com a Gwen e blábláblá. teve uma história onde ela volta ao normal. não lembro em qual edição ao certo acontece isso.depois dou uma olhada nas minhas revistas e te digo.

Renver disse...

Aaa bom pq n teria sentido da clones ficar andao por aí e PP ficar todo emo e forever alone (quando MJ supostamente morreu/desaparecia/avião explodia), pega o clone pô, revive a adolescencia!!!!

Corto de Malta disse...

Mas essa história foi desmentida depois, até pq nela não dizia que só o clone da Gwen era uma pessoa geneticamente modificada, mas o clone do Aranha também, ou seja, Ben Reilly!

Anônimo disse...

que chatise meu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!um horor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

a fala sério o renver ta serto se os dois clones vvessem juntos como uma dupla séria legal. O homem-aranha nas maioria das historias era muito solitario e só em augumas que ele fazia parceria em cada episodio com uma heroi e depois vouta a ser solitario. affs no que eu li o PP morre e fica o clone dele e a filha. ae não tem a menor graça.

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.