quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Modern Sound vai fechar

por
Corto de Malta
Li ontem no site de O Globo sobre o fechamento da última grande loja de discos do Rio de Janeiro, e não posso deixar de registrar o quanto isso me entristece.

Localizada na rua Barata Ribeiro, em Copacabana, a Modern Sound era provavelmente uma das últimas grandes loja de discos da cidade. Talvez a última que não ficava dentro de um shopping. Fundada por Pedro Passos a 44 anos, a Modern Sound era a única que comprava material das gravadoras independentes e ainda pagava adiantado. Havia espaço pra todo mundo e pra todos os sons, seja em CD ou LP.


Eu já tive a oportunidade de frequentar a loja e, como qualquer um, ficava impressionado com o acervo físico do lugar, verdadeiro paraíso pra músicos, consumidores, colecionadores, produtores musicais, executivos do meio etc.

Infelizmente, a Modern Sound acabou sendo vítima, segundo seus donos, da política da indústria musical que, a partir dos anos 90, passou a vender grandes lotes de CD a preço baixo para supermercados e lojas de departamento, o que acabou com as lojas de rua, que chegavam a lucrar mais comprando alguns títulos dali do que das Gravadoras.
Há 10 anos havia 40 lojas de disco só em Copacabana. Agora, só havia a loja de Pedro Passos, que será obrigado a entregar o imóvel para quitar uma dívida no dia 31 desse mês.

Mas nem tudo está perdido. Ele e seu filho Pedro Otávio bucam um imóvel menor na mesma área pra vender o acervo com 30% de desconto. Mesmo assim, não se pode mudar o triste cenário que vem se desenhando com o fim do comércio de rua, sejam lojas de disco, cinemas ou livrarias.
Apesar da internet ser um "concorrente desleal" pois o público acaba baizando tudo de graça, o principal problema não é ela nem a pirataria física: São as grandes empresas, no caso as Gravadoras, que estão canibalizando o mercado cultural moderno, sem pensar numa renovação a longo prazo. Todos perdem com isso, desde os trabalhadores da área até o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.