terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Da Prensa : Agatha Christie - Graphic Novel Vol. 1 Por Macgaren


Como já havia adiantado no Clarim, a editora L&PM lançou as duas primeiras histórias das Graphic Novels baseadas nos livros da Agatha Christie. E após uma verdadeira peregrinação consegui comprar minha edição. Vamos à ela:


Durante uma viagem do luxuoso Expresso Oriente um assassinato é cometido. Para o azar do assassino,Hercule Poirot está à bordo e à pedido do dono da companhia. Como o trem está parado devido a uma nevasca, o famoso detetive terá que encontrar o assassino entre os passageiros do vagão antes que o trem chegue ao seu destino final.
Agora Poirot está passando as férias no Egito e como ele parece atrair assassinatos,durante uma viagem de barco no Nilo há uma tentativa de assassinato e um assassinato em si. como sempre o pequeno detetive Belga não descansará enquanto o culpado seja encontrado e de preferência sem mais vítimas.
Ambas histórias são bem fiéis aos livros. Francois Riviére faz um bom trabalho na adaptação e os desenhos do Solidor são bem agradáveis.

O maior problema é que adaptar histórias ,cujos livros originais têm quase duzentas páginas para quadrinhos de 50 páginas realmente é uma tarefa ingrata. E aí está o maior problema: Ambas histórias ficaram muito corridas com os acontecimentos se atropelando.Ainda mais que nas histórias da Agatha sempre há diversas cenas onde pistas vão sendo deixadas.Aqui elas não tem tempo de serem devidamente processadas. Uma coisa que propicia isso é a falta dos quadros de recordatórios (Aqueles onde aparecem "Enquanto Isso".."Em outro lugar" "Depois") tem horas que fica tudo muito confuso com uma cena acontecendo e no quadrinho seguinte os personagens aparecem em outro lugar.

Outro ponto negativo não sei se foi culpa da tradução mas o sotaque Francês do Poirot foi completamente ignorado.Para quem não conhece o personagem não faz diferença, mas quem está acostumado com seu jeito de falar com certeza sente falta.

Mas o livro vale a pena?Pesando os prós e contras: Sim, Vale. É uma boa para atrair novos leitores para o mundo das histórias de Agatha Christie. depois quem sabe se interessem pelos livros.Se você nunca leu nada de Agatha e quer começar(mas tem preguiça de ler os livros), este livro é uma boa pedida ao menos pra conhecer. E se você é um fã antigo também vai gostar da novidade de ler Agatha em um novo formato.Recomendado e que venha o Volume 2 com "O caso dos Dez Negrinhos" e "Morte na Mesopotâmia".

Assassinato no Expresso Oriente seguido de Morte no Nilo Tem 102 páginas e custa R$42.
No Site da editora há um preview para quem quiser dar uma folheada.

3 comentários:

Renver disse...

50 páginas!! temq ue ser no mínimo 100 pra caber uma história completa

Corto de Malta disse...

Eu adoro o Assassinato no Expresso Oriente, mas Poirot sem sotaque francês não é Poirot.

Unknown disse...

Isso que vc não viu a próxima...

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.