Continuação direta do post sobre os volumes 1 e 2 de X-men Primeira Classe (a série em HQ, não o filme). Vamos abordar aqui as famigeradas continuações. Em 2008 Wolverine - First Class (Wolverine - Primeira Classe) . E em 2009 Uncanny X-Men - First Class (Fabulosos X-men - Primeira Classe). Nessa resenha vou focar poucas histórias em vez de fazer um tutorial, embora vou deixar uma lista das dispensáveis - que infelizmente são muitas.
Wolverine - First Class
Que tal focarmos uma história divertida e uma história um pouco mais densa.
A edição 15 conta com um inusitado/improvisado encontro entre Wolverine e o Thor... porque Wolverine prometeu apresentar a Kitty para o Thor! rsrs
Bom não sei se você reparou mas todas as edições de Wolverine - First Class (vamos abreviar de WFC por enquanto) tem a presença da Kitty Pryde, essas histórias são colocadas cronologicamente um pouco depois da Saga da Fenix quando a Kitty adentrou a equipe, e por um bom tempo a parceria dela com o Wolverine rendeu bons momentos.
Assim WFC tenta resgatar esses momentos (com histórias inéditas). Em algumas ela é envolvida diretamente em outras ela é uma mera refém que mau participa da história.
Essa edição uma história mediana porém fluída e sem enrolação, onde vemos um Wolverine turrão sendo pouco a pouco dobrado por uma adolescente (premissa que se repete muito ao todo das 20 edições, sim 20 edições!!!) afinal tudo que tem Wolverine vende.
Próxima história.
Edição 5
Aqui está uma ótima história, na verdade foi ela que me fisgou de vez pra WFC. Wolverine revisita passado dele, atrás da tropa Alpha. Interessante que são mostrados flashbacks dele em missões com a mesma.Bom não sei se você reparou mas todas as edições de Wolverine - First Class (vamos abreviar de WFC por enquanto) tem a presença da Kitty Pryde, essas histórias são colocadas cronologicamente um pouco depois da Saga da Fenix quando a Kitty adentrou a equipe, e por um bom tempo a parceria dela com o Wolverine rendeu bons momentos.
Assim WFC tenta resgatar esses momentos (com histórias inéditas). Em algumas ela é envolvida diretamente em outras ela é uma mera refém que mau participa da história.
Essa edição uma história mediana porém fluída e sem enrolação, onde vemos um Wolverine turrão sendo pouco a pouco dobrado por uma adolescente (premissa que se repete muito ao todo das 20 edições, sim 20 edições!!!) afinal tudo que tem Wolverine vende.
Próxima história.
Edição 5
O bacana dessas história são os traços. Olha só essa página homenageando a estreia do Wolverine nas HQs.
Essa história tem um tom dramático muito bom... recomendo seriamente.
Bom pessoal, tem muitas outras edições bacanas, algumas focando o Demolidor e a Elektra. Uma outra excelente história com o Mestre do Kung Fu... e várias participações do Dentes de Sabre. Agora fujam das edições 3, 4, 7, 8, 10, 11, 16, 17, 18, 19 e 20. A 11 por exemplo tem uma história muito ruim, que ele vira um Lobisomem... que desgraça, me lembra um episódio ruim da animação dos anos 90 em que ele virou isso.
Uncanny X-Men - First Class (Fabulosos X-men - Primeira Classe)
Primeiro pra facilitar nossa vida vamos abreviar em UXFC.
Na minha humilde opinião o Volumes 1 e 2 são a grande pérola dessa empreitada.
Com um traço bacana pelas maõs de Roger Cruz, temos uma história (um pequeno arco em 2 edições) que mistura preconceito e livre arbítrio aonde somos apresentados aos Inumanos (uma civilização superhumana muito interessante da Marvel). Os X-men se deparam com uma outra faceta do preconceito, onde talvez eles mesmos sejam os inquisidores com um ponto de vista equivocado
Os Inumanos são uma sociedade utópica e amoral - em alguns sentidos - gerando um inevitável choque cultural/filosófico e consequentemente massa veio/porradeiro. Interessante que essa história faz uma ótima ligação com a saga da Fenix, ela se passa logo após o retorno dos X-men do primeiro encontro com a entidade Fenix, antes da Jean se tornar a Fenix Negra (mas já dando indícios do que viria pela frente)...
UXFC - tem 8 edições, mais uma edição gigante que finaliza toda a empreitada (sendo em alguns aspectos uma homenagem/resumo de todas as 8 edições). Infelizmente das 8 edições, as edições 3, 8 e Gigante são dispensáveis... Na verdade até as edições bacanas não tem a mesma pegada da 1 e 2... Inclusive a edição 4 foca na Tempestade (sendo quase uma história blackexplotation), mostrando bastante suas características gatunas e algum domínio de artes marciais.
Sobre a equipe criativa Wolverine First Class conta com Peter David, Van Lente nos roteiros alternadamente; desenhistas como Ronan Cliquet, Scott Koblish, Di Vito alternadamente; e cor de Ulises Arreola entre outros.
Uncanny X-Men - First Class tem roteiros de Scott Gray com algumas outras colaborações, desenhos de Roger Cruz, David Willians, Jeff Parker (entre outros) e quase na totalidade cores de Val Staples com algumas outras colaborações.
Bom onde achar? aí a porca torce o rabo, eu não tenho certeza se saiu por aqui em algum encadernado ou especial (nem sei se WFC ou UXFC foi publicado aqui), embora tenho a impressão que algumas edições do volume 1 e 2 de X-men Firts Class (os da primeira equipe e do post anterior) saíram nos mix de X-men.
Se quiserem posso passar o endereço da importadora pra vocês ou quem sabe garimpar pelos Sebos da vida... E antes que me falem alguma coisa tenho HQ pra caramba em casa algo em torno dos 4 dígitos e garanto que quase metade delas é tudo de coisa que eu já li por outros meios...
É isso pessoal não são histórias mirabolantes, não são sagas complexas...mas são histórias divertidas... eu compraria um encadernado delas? Do Volume 1 com certeza! Agora das continuações compraria mesmo as edições separadas, quando a fórmula se diluí ela perde a essência... pô WFC tem 20 edições sendo que mais da metade é desprezível!!!!!!!
Mas em contrapartida já li a fase do Chris Claremont com os desenhos do John Byrne, do Grant Morrison e do Joss Whedon e garanto que First Class pra mim figura no mesmo patamar dessas grandes fases dos X-men. Na verdade como eu disse no primeiro post recomendo que o leitor leia First Class depois da fase do Chris Claremont e John Byrne.
E viva agora os 51 anos dos X-men hauahauahuaahauahau
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.