segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Fim de Semana Trágico para o Cinema
Nos últimos dias faleceram o cineastas Eduardo Coutinho e os atores Philip Seymour Hoffman e Maximilian Schell.
O cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, 80 anos, foi encontrado morto à facadas neste domingo, 2 de fevereiro de 2014, aparentemente vítima do próprio filho. Durante uma crise de esquizofrenia, doença da qual sofre, Daniel Coutinho teria atacado os pais com a faca. A mãe, Maria das Dores Coutinho, está internada em estado grave e Daniel, que tentou o suicídio, também está internado.
Eduardo Coutinho foi um dos principais documentaristas da História do cinema brasileiro e um diretor que emprestou um olhar particularmente sensível ao povo do país. Começou na Sétima arte na década de 60. Sua obra mais conhecida, Cabra Marcado Para Morrer contava a história do assassinato do líder das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira.
O filme foi interrompido pela ditadura militar em 1964 e retomado em 1981 contando o que aconteceu com a família de João Pedro e as tentativas de sua mulher Elizabeth Teixeira, de reencontrar os filhos espalhados por um país marcado por um regime repressor.
Outros documentários famosos de Coutinho foram Babilônia 2000, Edifício Master e Peões.
Já Philip Seyumour Hoffman, 46 anos, foi encontrado morto em seu apartamento no mesmo domingo. A polícia suspeita de overdose. Hoffman começou a carreira em 1991.
Em 2000 venceu o Tony Awards por sua peça True West e em 2006 ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação do escritor Truman Capote no filme Capote. E ele ainda foi indicado mais três vezes ao Oscar de Ator Coadjuvante por suas atuações nos filmes Jogos de Poder, Dúvida e O Mestre.
Além disso, trabalhou em vários filmes conhecidos como Perfume de Mulher, Twister, O Grande Lebowski, Boogie Nigths, Patch Adams, Magnolia, O Talentoso Ripley, Quase Famosos,Missão Impossível 3, A Família Savage, Could Mountain, Dragão Vermelho, Sinedóque, Nova York, Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto, Jogos Vorazes: Em Chamas ...e também dublou o Max da animação Mary & Max - Uma Amizade Diferente.
Aguardem ainda hoje um post sobre a carreira de Maximilian Schell.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.