quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Polêmica! DC Censura Casamento Gay e Autores Pedem as Contas



A treta rolou nas HQs da Batwoman.


A revista da Batwoman costuma ter histórias muito elogiadas assim como  o fato de retratar abertamente a protagonista como homossexual. Isso já tinha rendido controvérsia quando a DC segurou ao máximo a estréia da revista.

Mas agora a merda foi no ventilador. Os roteiristas J. H. Williams III e W. Haden Blackman usaram seus blogs para expressar sua insatisfação  com a constante interferência editorial e avisaram que vão deixar o título.



Mais especificamente os dois se mostraram insatisfeitos com o cancelamento do casamento da Batwoman com sua namorada Maggie. Os dois declararam:

"A DC solicitou que alteremos ou descartemos por completo várias tramas de longa data de maneiras que, a nosso ver, prejudicam a personagem e a série. Disseram para abandonar planos para a origem do Crocodilo; fomos forçados a alterar drasticamente a conclusão original do nosso arco atual, que teria definido um futuro heroico e ousado para a Batwoman; e, o mais massacrante, fomos proibidos de mostrar um casamento entre Kate e Maggie.

 Sempre entendemos que, por mais que adoremos a personagem, Batwoman pertence à DC. Contudo, o fato destas mudanças virem sempre na última hora nos deixa frustrados e furiosos - porque nos impedem de contar a melhor história possível."

Chega a ser estranho ler isso justamente da DC, que atraiu tanta polêmica (gratuita) ao transformar um personagem que sempre foi heterossexual, o Lanterna Verde Alan Scott, em homossexual. Pelo visto ela está "pronta" para aceitar a existência de casais formados por pessoas do mesmo sexo, mas não pronta para que eles tenham os mesmos direitos que os casais heteros. Isso fica claro por uma declaração posterior de Williams em seu twitter:

"brigamos para que noivassem, mas foi nos dito enfaticamente que não poderia haver casamento."
Impressionante a falta de sensibilidade e até de humanidade da DC. Quando é "moda" lutar pelos direitos de minorias eles, em vez de inseri-las naturalmente, modificam um personagem que nunca foi assim de uma hora pra outra pra atender a "demanda". Depois, quando é mais interessante optarem por um posicionamento mais conservador, eles proíbem a evolução natural de uma personagem que é assim desde que foi reinventada faz tempo.



Ou seja, quando se tem como finalidade principal somente o lucro, você acaba sempre escolhendo a opção errada.

FONTE: Omelete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.