segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Climaxteca: Todas as Aberturas e Encerramentos de Cavaleiros do Zodíaco

por
Corto de Malta

19 anos atrás, no dia 1 de setembro de 1994, estreava na no Brasil, através da extinta Rede Manchete de Televisão a série animada Os Cavaleiros do Zodíaco. O resto é história...

O impacto causado pelo anime na cultura brasileira foi enorme. Com certeza o desenho animado mais cultuado da década de 90, Cavaleiros do Zodíaco chocou o público de cara com uma orelha decepada logo na primeira cena.



Mas logo a sua história que era grande e divertida salada de mitologia, astronomia, astrologia com drama, heroísmo e amizade cativou o grande público, enriqueceu camelôs que vendiam bonequinhos piratas da Bandai, ensinou todo mundo a diferenciar Cartoon (o desenho norte-americano) de Anime (o desenho japonês), abriu as portas da cultura oriental pra outros animes e mais tarde pra uma avalanche de mangás e foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento da cultura nerd no país, sendo a principal fonte de abastecimento das primeiras revistas especializadas (que foram o embrião do que hoje são os blogs e sites nerds como o Climax), além de ter tirado do anonimato os dubladores, transformando-os praticamente em celebridades em grandes eventos de fãs por todo território nacional, mesmo longe das grandes capitais, eventos os quais deixaram de serem apenas focados em pequenos grupos que curtiam RPG, Senhor dos Anéis, Star Trek ou Star Wars, pra abrangerem multidões.


Se hoje esses eventos que homenageiam games, desenhos, filmes ou seriados, sejam estadunidenses, japoneses, italianos etc., tem uma grande receptividade, eles devem isso primeiro ao Boom dos Defensores de Athena nos anos 90 e depois a chegada da internet. Só é comparável a febre da primeira exibição do anime aqui dentro da cultura brasileira com o sucesso de uma novela: você pode gostar, amar, suportar, ou detestar, mas é quase impossível ficar indiferente.


Por tudo isso e muito mais, como a extensa legião de fãs fieis que até hoje que consome tudo o que sai de Saint Seiya - eu já cheguei a ver TRÊS mangás diferentes de Cavaleiros nas bancas de jornais recentemente, nem Homem-Aranha ou Batman conseguem isso hoje em dia - fica a homenagem a criação de Masami Kurumada com todas as aberturas e encerramentos clássicos da animação desde o dia em que Seiya vestiu pela primeira vez a Armadura de Bronze de Pegasus até quando chegou aos Campos Elíseos. De brinde a abertura original da Manchete:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.