terça-feira, 13 de agosto de 2013
Da Prensa: Zé Carioca 2385 por Macgaren
Duelo de Morcegos.
A edição 2385 da revista Zé Carioca lançada em Junho traz o encontro entre os Morcegos Verde e Vermelho. Apesar de compartilharem o mesmo criador, os personagens raramente estrelaram uma história juntos.
Em 1973 o roteirista Ivan Saidenberg , inspirado por uma imagem feita pelo mestre italiano Giovan Battista Carpi criou o Morcego Vermelho, o alter-ego heróico ( e atrapalhado) do Peninha.
Dois anos depois o roteirista repetiria a dose: Em parceria com Renato Canini ele criou uma história onde, inspirado pelos gibis do Morcego Vermelho, Zé Carioca resolvia, ele mesmo ser um super-herói e pra isso criou o a identidade (nem tão) secreta de Morcego Verde.
Ambos heróis caíram nas graças do público mas, como já mencionei, foram poucas as vezes em que eles efetivamente estiveram frente a frente. Dos encontros passados, meu preferido é o ocorrido durante a série de histórias “Zé em Patópolis” onde os heróis se unem para se ajudar (ou atrapalhar) e encontrar o carro roubado do Tio Patinhas.
Mas vamos a novíssima “Duelo de Titãs” .
Na história que tem Roteiro de Arthur Faria Jr. e Argumento e Desenho de Carlos Edgard Herrero, o Zé é influenciado pelos amigos para desafiar o Morcego Vermelho para uma série de desafios e assim, descobrir quem é o maior herói.
A história, apesar de não ter nada que se diga: “Minha nooossaa!! Mas que bela história!!”, é bastante divertida. Aliás, tanto em roteiro quanto em desenhos, “Duelo de Titãs” está muito acima das histórias que saíram ano passado quando a Abril retomou a produção nacional.
E ainda há o fato muito bem vindo de que o Zé fica a maior parte da história caracterizado de Morcego Verde e com isso, somos poupados de ver o visual escroto do papagaio dos anos 90 (Boné pra trás, etc.)
Só é uma pena que a história seja tão curtinha (12 páginas) mas valem pela revista toda (aliás só li ela mesmo).
Zé Carioca 2385 tem 50 páginas e custa R$3,20.
Recentemente, estou voltando a ler quadrinhos do Zé carioca! Realmente, eu amo esses crossovers que faziam do Zé!
ResponderExcluir