terça-feira, 6 de agosto de 2013
Climaxteca: A Rosa de Hiroshima
Hoje, 6 de agosto de 2013, faz 68 anos que os Estados Unidos lançaram sobre a cidade japonesa de Hiroshima uma bomba atômica...
...matando na hora mais de 100 mil pessoas, devastando todo o território e amaldiçoando aquele lugar seu povo e seus descendentes com a fome, a doença e e a contaminação radioativa, além de mergulhar o mundo num pesadelo sem fim, já que somos todos até hoje assombrados pela ameaça das armas de destruição em massa.
Dias depois, em 8 de agosto de 1945, jogaram outra bomba atômica, na cidade de Nagasaki. Oficialmente foi uma forma de dar um basta à Segunda Guerra Mundial, hipoteticamente poupando milhões de vidas caso o Japão fosse invadido. Extraoficialmente, foi uma demonstração de força dos EUA para a URSS, marcando o início da Guerra Fria... mas mais especificamente, foi uma forma fria, cruel e totalmente desprovida de humanidade de TESTAR dois tipos de bomba: a de urânio em Hiroshima e a de plutônio em Nagasaki.
Na prática, civis inocentes do Japão foram usados como COBAIAS para fins bélicos do governo dos EUA, tornando o Holocausto Nuclear um crime contra a Humanidade tão grande quando o que os nazistas fizeram aos judeus ou que os próprios japoneses fizeram aos chineses, e só não é considerado crime de guerra porque foi o lado que "venceu" a guerra que cometeu o crime.
Mas o Mundo jamais esquecerá da Rosa...
O video abaixo reúne a canção Não Se Esqueçam da Rosa de Ney Matogrosso, com cenas da animação de Gen Pés Descalços, adaptação do mangá de Keiji Nakazawa, sobrevivente de Hiroshima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ótimo post cara, ótimo post!!!
Postar um comentário
Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.