Um dia cinco crianças foram raptadas da Terra e levadas para os confins do universo... e após 20 anos...
2 - Comando Estelar Flashman
Gênero: Super Sentai
Ano de Produção: 1986 a 1987
Assim o narrador iniciava o primeiro capítulo (e todos os demais posteriormente) desta série Super Sentai. No episódio 1 vemos um OVNI chegando ao Planeta Terra. É o Cruzador Imperial Mess que vem conquistar nosso planeta, aproveitando seu rico ecossistema como matéria-prima para suas experiências genéticas. Seu líder é o misterioso e sinistro Monarca La Deus, um gigante mascarado com chifres e garras enormes. O segundo em comando é o estranho Doutor Keflen, que tocando seu Sintetizador Biomolecular mistura as células de vários seres vivos do universo, criando novos formas de vida.
Tais experimentos do cientista tinham por objetivo fortalecer cada vez mais La Deus, tornando-o o ser mais poderoso do universo. Juntos os dois lembram bastante o conceito visual do Fantasma da Ópera, embora Keflen também pareça ter sido inspirado no personagem-título do livro A Ilha do Dr. Moreau. Algumas criaturas criadas por ele através da chamadas biomoléculas são Nefer, uma espécie de mulher-pantera, Wandar, um bizarro homem-zebra alado, as duas mulheres-felinas Urk e Kirt , além de Gals, um brutamontes mudo que lembra vagamente o visual do Buba dos Changeman. Além deles, o exército de Mess conta com naves de combate e com numerosos soldados que parecem uma espécie de homens-formiga vermelhos, sem contar é claro o "monstro da semana", que Keflen fazia usando seu "liquidificador" de DNA com o Sintetizador Biomolecular.
Ao saber do ataque à Terra no distante Planeta Flash, Din recruta Dan, Go, Sara e Lu, que estavam nos satélites ao redor. Após se livrarem da Robô de segurança Mag, eles roubam uma nave e, se despedindo do povo do Planeta Flash partem de volta ao lugar onde nasceram. O primeiro ataque de Mess aos terráqueos evidencia uma das características marcantes da série: a violência. Eles realmente matam humanos sem dó com direito a Nefer apunhalando um homem inocente com sua espada.
Porém, a chegada dos Flashman surpreende os vilões. Por terem sido criados em outro planeta os cinco demonstram força e resistência maior que os humanos, além de outros dons especiais (Go escala paredes e Lu voa) e umas arminhas toscas como corações de celofane e bolas de gude que explodem. Mas quando a coisa aperta eles invocam a Refração Flash e vestem as roupas de combate transformando-se no Comando Estelar Flashman (Supernova Flashman no original ): Red Flash (Din), Green Flash (Dan), Blue Flash (Go), Yellow Flash (Sara) e Pink Flash (Lu).
Além da arma Star Laser que, fora o laser, virava espada e escudo, cada um dispunha de uma arma especial. Red Flash tinha a espada vermelha Sword Laser com o ataque especial Trovão de Fogo. Green Flash tinha luvas verdes de metal Gloves Laser (Glass Laser na dublagem) com o ataque especial Tempestade Cósmica. Pink Flash tinha botas de metal rosas Shoes Laser com os ataques especiais Chute Dinamite, Chute Relâmpago e o Super Passo. Yellow Flash tinha o par de bastões amarelos Bastão Laser que tinha os ataques especiais Freeze Laser e Bastão Energético. E Blue Flash tinha o poder de criar uma espécie de campo de força em forma de esfera azul ao redor de seu próprio corpo, denominada Laser Ball, e executar o ataque especial Bola Furacão.
De quebra cada um deles portava uma bazuca própria. É, dá pra notar que o povo do Planeta Flash treinou e armou-os até os dentes pra um combate. Eles destroem o primeiro monstro criado por Keflen, Za Baraboz, unindo as cinco bazucas no potente Cosmic Vulcan e prometendo vingança contra o Cruzador Imperial. Enquanto o quinteto assiste pela primeira vez o pôr-do-Sol pensando que em algum lugar da Terra se encontram seus pais, os inimigos estão com a pulga atrás da orelha se perguntando quem diabos eram esses caras.
Assim, no episódio 2 investigando antigos registros Keflen descobre que vinte anos antes (a série se passa em 1986) um Caçador Espacial a mando de Mess sequestrou cinco bebês da Terra. Para vencê-los Keflen utiliza as biomoléculas de um ser marinho e cria o gigantesco Medusan, cujo raio ressuscitava e aumentava de tamanho o monstro destruído pelo Cosmic Vulcan (no melhor estilo Gyodai, primeiro e mais popular "monstro aumentador de monstros"), enquanto Medusan torna-se um bichinho pequeno e inofensivo.
Derrotados pelo ataque do monstro Din anima seus companheiros (algo recorrente na série) e eles se recordam de seu treinamento. Enquanto Red Flash foi criado e treinado no Planeta Flash os outros ficaram nos satélites equivalentes Green Star, Blue Star, Yellow Star e Pink Star. De volta à base, os Flashman reprogramam Mag, que mostra a eles a nave Star Condor, de onde saem três pequenas naves, Tanque Comando, Delta Craft e Omega Craft, que ao se fundirem formam o Poderoso Flash King, o Robô Gigante dos heróis, que liquida o monstro gigante com sua espada também gigante Cosmic Laser.
Diferente da grande maioria dos Super Sentai, os heróis de Flashman não eram membros de algum grupo militar secreto como era usual desde as primeiras séries do gênero, Goranger de 1975 e JACQ de 1977, ambas baseadas em mangás de... sim, ele mesmo Shotaro Ishinomori! Começo a pensar que não existiriam os tokusatsus como os conhecemos senão fosse o trabalho desse artista. Só ver que Goggle Five, Changeman e Maskman seguem o mesmo modelo. No entanto, Flashman foi uma atração diferente graças a iniciativa do produtor dos Sentais, Takeyuki Suzuki.
Ele apresentou para a Toei o conceito de uma história baseada no seguinte fato real: Muitas crianças japonesas que ficaram órfãs ou se perderam os pais durante a Segunda Guerra Mundial foram mandadas para viver com famílias adotivas que residiam na China. Vinte anos após o fim da guerra, essas mesmas crianças, agora adultos, voltaram ao Japão em busca de seus pais, seus familiares, suas raízes. Flashman foi arquitetado por Suzuki para ser repleto de metáforas inspiradas em situações que aconteceram ou que poderiam ter acontecido com esses órfãos ao voltarem pra casa. Só por abordar esse tema delicado, a trama já passa longe de ser um produção infantil e cativou o público japonês assim como o brasileiro.
Dá pra dividir a série em algumas fases distintas, conforme novos personagens e desafios surgem e até mesmo os trajes dos protagonistas vão ficando diferentes. Os primeiros capítulos mostram bem essa adaptação à Terra, onde tudo é uma grande novidade, assim como era para os jovens criados na China que iam para o Japão pela primeira vez. No episódio 3, um Caçador Espacial cai morto após um acidente com sua nave na Terra. Nefer se aproveita que Din está transtornado por ele poder saber a identidade dos pais dos cinco jovens e o atrai para uma armadilha. Enquanto Keflen cria um monstro com as biomoléculas do Caçador, ela se disfarça como ele e rapta um bebê atraindo os Flashman. Trabalhando em equipe eles conseguem resgatar a criança.
No episódio 4 o Monstro Za Girai utiliza seu estranho poder e atinge Green Flash nos olhos fazendo-o enxergar as coisas de cabeça pra baixo. Mag então treina Dan para que ele aprenda a lutar plantando bananeira! O valor desse capítulo está em mostrar a importância de Mag como uma espécie de herdeira dos sentimentos do povo do Planeta Flash com relação aos Flashman. Numa série anterior, Bioman, havia um robô que também auxiliava os protagonistas, Peebo. No clássico episódio 5 Sara e Lu conhecem o atrapalhado Guarda Hirochi, enquanto lidam com o Monstro Za Polvus que dá vida aos eletrodomésticos. É hilária a relação do policial metido a galã com as ingênuas heroínas que nem sabem o que significa um sobrenome (mas dirigir um carro bem que elas sabem).
Din, Dan e Go chegam atrasados porque estavam presos num trem e foram párar por engano em outra cidade (!), revoltando as colegas quando aparecem (Go ainda tira um sarro: "Hum, elas tão nervosinhas!") No final, após derrotarem Polvus a dupla vai apresentar o primeiro amigo que fizeram na Terra (Go de novo: "Hum, já estão calminhas!"), só que Hiroshi sai correndo como o diabo fugindo da cruz porque viu Lu voando e pensa que elas são fantasmas. Curiosidade: Nesse capítulo toca a música "Body action dance janai yo", cantada por Youko Nakamura, atriz que interpretava Sara. A propósito, a trilha sonora instrumental era primorosa.
"Desse tamanhão parece que não tiveram infância. Bom, deixa isso pra lá. O que importa é dinheiro no bolso."
O cientista conta que vinte anos atrás seu filho foi raptado do carrinho de bebê por um ser espacial. No entanto sua esposa Setsuko devido ao choque não se lembra do que ocorreu. Din, Dan e Go imaginam que eles possam ser seus pais. Uma cena muito bonita mostra os três correndo pra proteger o casal e suas duas filhas mais novas Midori e Kaori chamando-os instintivamente de mãe, pai e irmãs. Curiosamente quando Flash King vai matar Za Zigen ele desparece pra outra dimensão decompondo-se em biomoléculas.
No episódio 9, La Deus ordena a Keflen que o traga de volta, enquanto Nefer rapta Setsuko e suas filhas pra forçar o Dr. Tokimura a entregar a Base de Energia. Com ajuda dos heróis que salvam sua família o cientista finalmente viaja ao passado com a máquina do tempo para saber quem é seu filho - se ele soubesse que iam inventar o exame de DNA provavelmente viajaria para o futuro - e seu retorno abrupto para o presente mais uma vez é providencial destruindo a área dimensional onde Zigen aprisionou os Flashman. Após ser morto pelo Cosmic Vulcan e ressuscitado por Medusan, Zigen envia Flash King para o mesmo local, mas agora é o Cosmic Laser enviado pelo Star Condor quem detona a dimensão enquanto o monstro é finalmente destruído. Infelizmente o Dr. Tokimura revela que não conseguiu descobrir a verdade, porém simbolicamente aceita os cinco como seus filhos, deixando um até logo aos Flashman.
Por volta dessa época foi feito um filme pra cinema de vinte minutos - na verdade era comum fazerem episódios normais pra serem exibidos nas telonas - que nunca passou no Brasil. Nele Mess sequestra diversos animais da Terra para usá-los em suas experiências e construir um monstro. Veja o filme legendado aqui.
No episódio 10 Dan se apaixona pela funcionária de uma floricultura, Sayuri, que é louca por dentes-de-leão. Nefer, sempre ela, se disfarça de Sayuri e quase mata Dan numa emboscada do Monstro Za Galubri, que tem a forma de uma planta monstruosa e carnívora, mas ele percebe a tempo ao vê-la pisoteando um dente-de-leão. Um momento inesquecível é o Dan depois de ser dado como morto reaparecendo e esfregando a flor na cara da Sayuri/Nefer! E a idiota ainda pisa na flor de novo! A verdadeira Sayuri deixa um dente-de-leão de verdade como lembrança... mas ainda não era dessa vez que Dan iria encontrar o verdadeiro amor...
No episódio 11, o primeiro grande capítulo da série e o único desse nível protagonizado por Lu, quando o ovo do Monstro Power Blue choca e a primeira pessoa que avista é a heroína, ele passa a adotá-la como mãe, o que deixa La Deus enfurecido com Keflen. Ela também acaba se apegando a ele, principalmente quando Power Blue a protege dos ataques de Nefer, Wandar e Gals. Morto covardemente pelos vilões, Power Blue é levado até Keflen para ser "consertado". Assim, ele retorna já gigante. Lu chega a se destransformar e deixar o Flash King implorando pra seu "filho" voltar ao normal, mas não há jeito e ele tem que ser destruído. Ao enterrarem Power Blue, os Flashman sepultam sua inocência.
No episódio 12 Din é afligido por uma velha ferida no peito causada pelo Caçador Espacial que o raptou, o que ocorre devido a um certo alinhamento de planetas. O mesmo que dá grandes poderes a Wandar quando em sintonia com o Monstro Gilgiz, por serem criados pelo Dr. Keflen tendo como base as biomoléculas de determinados seres interplanetários. Impagável a cena em que o cientista revela a um convencidíssimo Wandar a aparência repugnante dos tais seres:
"Ah, não! Toda essa minha elegância veio desses seres horríveis!"O vilão desconta sua frustração num indefeso Red Flash, que apanha um bocado. Porém, quando o alinhamento dos planetas passa Din se recupera ao mesmo tempo em que Wandar perde seus poderes. Os dois duelam e o herói vai a forra arrancando a asa do vilão com um poderoso Trovão de Fogo. Era tragicômico vê-lo correndo atrás da asa amputada. Gilgiz é destruído e Wandar promete vingança. Por isso, no clássico episódio 13 Urk e Kirt armam uma cilada e arrancam na unha um pouco de sangue de Din quando ele tentava proteger Sara. Com sua biomolécula Keflen cria Gingal, que apesar de ter uma aparência que lembra um lobisomem, nada mais é do que UM CLONE DE DIN!
Fiquei estupefato com isso quando era criança porque foi a primeira vez na vida que ouvi falar em clonagem. O episódio todo tem um clima sombrio e o plano não podia ser mais sinistro: como Gingal simula exatamente os movimentos de combate do herói, os vilões o isolam dos demais não para que um vença o outro e sim fazer com que os dois se matem! Wandar apenas observa curtindo sua vingança:
"Lutem, lutem seus miseráveis. Espero que os dois se destruam. E que vão para o inferno!"A luta desesperada de Red Flash contra Gingal vara a noite até o amanhecer, com Din totalmente ferido e esgotado. Quando o fim de Red Flash parece ser inevitável... UM COELHO surge no meio da luta e Gingal não consegue copiar o movimento que o herói faz para não pisotear o animal, ou porque ele não consegue copiar gestos que não sejam de ataque, ou porque sua mente se confunde quando terceiros interferem. (Essa aparição do coelho do nada é um ótimo exemplo do uso do recurso Deus ex machina numa história) Assim, com ajuda de Yellow Flash, Red Flash finalmente consegue atingir Gingal pra valer.
Quando o monstro está na fase gigante, Green Flash e Blue Flash tomam o lugar do líder no controle do Flash King para que Gingal não preveja os movimentos do robô. Nesses dois últimos episódios que citei é digna de aplausos a atuação do dublê Kazuo Niibori. Durante longos anos ele vestiu a roupa dos líderes vermelhos dos Sentais, mas em nenhuma das quatro séries passadas no Brasil se vê ele sendo tão exigido quanto em Flashman.
No episódio 14 Go se envolve com a rebelde Yuki, a líder de uma gangue e os dois terminam sendo alvos de uma perseguição alucinada de Nefer. História excelente, onde o que tinha tudo pra ser uma comédia romântica vira uma trama de ação desenfreada - o que é a Nefer querendo atropelar o Go na montanha-russa? - e termina com uma cena muito cômica, onde Go descobre a verdadeira identidade de Yuki.
A partir daqui começa o ciclo mais famoso de capítulos do seriado. Um novo OVNI chega à Terra. Nele está o temido Kaura, o Caçador das Trevas, armado de seu chicote - que consegue atingir os cinco heróis de uma vez e vez por outra torna-se uma lança - e acompanhado de outros caçadores subordinados a ele: Baura, Kerao, Hag e Houm, os quais dão muito trabalho aos Flashman. Logo fica claro que ele foi o responsável pelo sequestro do quinteto pois já se apresenta com uma risada sarcástica:
"Flashman, como cresceram..."Subordinado a La Deus, o Caçador trouxe do espaço o Monstro Za Sconder, que consegue se duplicar. Ao entrar em combate com Flash King, Mag tenta tirar a desvantagem com ajuda do Star Condor, mas não é o bastante. O robô gigante então se sacrifica atingindo os dois Za Sconder com o Cosmic Laser, mas a um preço muito alto. Para choque de todas as platéias... FLASH KING CAI NO CHÃO DESTRUÍDO! Uma das cenas mais famosas da história dos Tokusatsus. Até então era inimaginável ver o robô gigante ser derrotado num Super Sentai. Vale lembrar que Flashman costumava ser relegado a segundo plano no Brasil devido ao sucesso de Changeman. Eu mesmo tinha um primo que dizia Flashman era "aquela série que copiava Changeman" - até porque ninguém sabia que já haviam cerca de 8 séries Sentais no Japão antes dessas. A queda de Flash King foi um divisor de águas. Não havia dúvidas: Flashman não só era diferente de Changeman, mas tinha um enredo muito mais ousado também.
Quem não acompanhou até hoje pensa que o seriado se resumia a esse evento quando na verdade pros fãs ele foi mais um, entre inúmeros momentos marcantes da trama. No episódio 16, mesmo bastante machucados os Flashman já encaram a ameaça de uma nova duplicata de Sconder. Pior: ele encolhe Sara e a prende numa cápsula ao lado da menina Tomoko - depois que Kaura persegue as duas num helicóptero! - fazendo com que a heroína reviva o trauma de quando ficou presa numa cápsula ao ser sequestrada quando bebê. Mas o melhor momento é quando Kaura, Wandar e cia. cercam os Flashman numa ponte e, após todo o trabalho de Go pra não cair, Din manda todo mundo pular na água pra não serem encolhidos também. Ao fim Sara se liberta e usando o Freeze Laser faz com que Sconder fique preso encolhido na própria cápsula que ela atira ao mar, sendo engolida por um peixe.
No episódio 17 Kaura deixa os Flashman num impasse: o Monstro Jiraykar planta bombas num verdadeiro campo minado no caminho de um ônibus escolar que está pendurado à beira de um precipício - o tipo de situação que os faz lamentar a falta do Flash King - e então Red Flash mostra porque ele é o cara. Din atravessa o campo minado mesmo debaixo do chicote de um incrédulo Kaura e, quando chega ao ônibus está com a mão ensaguentada e precisa da ajuda das crianças pra trocar as marchas. Como se não bastasse isso surge das entranhas da Terra um misterioso caminhão gigantesco que corre desgovernado, com um ocupante misterioso que está numa espécie de hibernação dentro dele.
No episódio 18 é revelado a identidade do personagem: Barak, uma criação do Dr. Keflen construído 100 anos atrás para enfrentar o lendário guerreiro do Planeta Flash, Deus Titan. Traído pelo Cruzador Imperial Mess, ele foi salvo por seu inimigo, que antes de morrer confiou a Barak a missão de entregar a jovens guerreiros que ele previu que surgiriam a sua máquina. O "caminhão" denominado Titan Flash desengata da carroceria e sua cabine se transforma no simpático Robô Gigante Titan Júnior, que ficou famoso por seus movimentos comicamente acelerados e pelo seu ataque final apelão: a carroceria restante do Titan Flash virava uma espécie de armadura e fundida ao Titan Júnior se tornavam o robô ultra gigantesco Poderoso Gran Titan, carinhosamente conhecido pelos fãs como a arma de destruição em massa dos Flashman.
O melhor era ver o monstro gigante aparvalhado diante do robô mais gigante ainda e seu raio super poderoso Cosmo Flash. Infelizmente, Barak, que estava gravemente ferido por Kaura, é levado até o Cruzador Imperial e no episódio 19 é torturado pelo Monarca La Deus e controlado como marionete pelo Monstro Dreyik para matar os Flashman, enquanto tenta de alguma forma confiar a eles o segredo sobre uma fraqueza que acomete a todos os nascidos e criados no Planeta Flash. Din, que havia se tornado amigo de Barak, finalmente o liberta e antes dele poder revelar o segredo são novamente atacados por Dreyik e... BARAK MORRE CANSADO DE TANTO APANHAR. Irado, Din cerra o punho de raiva com o corpo de Barak ao fundo e avisa:
"Eu me Vingarei!"
Esse é o capítulo mais violento da série, onde a gente até pode dizer que a ousadia quase vira mau gosto. O coitado do Barak apanha barbaramente de metade do elenco, La Deus, Keflen, Kaura, Dan, Go e Dreyik. No episódio 20 - onde pela primeira vez o quinteto usa roupas da Terra - após mais uma tentativa frustrada de consertar o Flash King devido a onda sonora do Monstro Blue Zass, Dan encontra Sumire, uma garota misteriosa, que ao tocar a mão do herói manifesta uma poderosa e inexplicável energia, capaz de destruir a onda sonora do Monstro. Em transe Sumire diz a Dan:
"Sinto que já estivemos juntos em algum lugar."O Green Flash desconfia que Sumire possa ser sua irmã e tenta reencontrá-la. Quando consegue eles são mais uma vez alvo de Nefer e Blue Zass e mais uma vez ao tocarem-se as mãos produzem uma onda avassaladora de energia que termina com o ataque inimigo e dá a oportunidade de Mag consertar o Flash King. Após lutar e destruir Monstro na forma normal, no entanto, os Flashman enfrentam um mau bocado com ele na forma gigante e Titan Jr. chega a ser derrotado por Blue Zass. Eis que neste instante surge Mag com o Flash King consertado e o bom e velho robô dá uma surra acabando de vez com Blue Zass.
É icônico o momento em que Flash King carrega Titan Jr. nos braços. Enquanto isso, Dan descobre que Sumire desapareceu novamente na multidão, deixando apenas pra trás um guizo e muitas perguntas sem resposta. Curiosidade desse capítulo: Quando Dan vê Sumire na beira do rio, ela está lendo uma oração do livro budista A Verdade da Vida.
No clássico episódio 21 Sara é atacada pelo Monstro de duas cabeças Zabaldar, deixando para seus amigos apenas um rastro de sangue onde ela desaparecera. Inexplicavelmente a heroína é salva e cuidada por um estranho, Miran - interpretado por Kazuoki Takahashi, o Hayate/Change Griphon de Changeman e o Satoru Kita de Metalder - que afirma ser seu irmão. Enquanto Mag cria uma arma especial para refletir a onda sonora de Zabaldar, Nefer atrai Sara dizendo que o "traidor Miram" foi capturado. Ele é torturado e zombado por Kaura, Wandar e Nefer (além de Gals fazendo figuração) no alto de um rochedo à beira do mar e Kaura confirma que sequestou a ele e a sua irmã caçula a vinte anos atrás, mas que ela morreu e ele foi entregue como cobaia ao Dr. Keflen que transplantou um alienígena no seu corpo o qual o transformava num monstro asqueroso.
"Você é corajosa garota. Mas infelizmente esse cara não é o seu irmão. E nem mesmo... um ser humano."
Só digo que os Flashman escaparam de boa por terem ido párar no Planeta Flash e não na mão do nazista espacial do Keflen. A transformação de Miran em Zabaldar no alto do Rochedo é uma das sequências mais chocantes de Flashman. Mesmo que os efeitos especiais tenham ficado datados a atmosfera é muito sinistra. A criatura acaba morta pela arma de Mag usada pelo Blue Flash, mas Sara se recusa a entrar no Flash King e enfrentá-lo, até que ela se lembra do desenho deixado na casa dele e orienta Red Flash a acertar o Cosmic Laser na cabeça da esquerda... fazendo com que Miram, mesmo completamente estrupiado voltasse ao normal. Sempre me perguntei o que aconteceria se cortassem a cabeça errada. Após salvá-lo, Sara envia Miran para ser tratado no Planeta Flash.
No episódio 23, Sara e Lu sem querer descobrem que o chifre do Monstro Nejinski concede desejos as pessoas e mostram o seu lado 100% peruas fúteis. Mas como sempre rola um drama, elas encontram uma menina que queria usar o chifre pra ressuscitar a mãe morta. O episódio 24 tem uma narrativa bastante criativa com um menino contando das suas férias escolares num balneário e sua amizade com Go quando o peixe que tinha engolido o Monstro Za Sconder no episódio 16 é pescado e o bicho reaparece como assombração, inclusive possuindo o corpo do Gals. Pela primeira vez Keflen demonstra inveja de um plano de Kaura.
O episódio 25 mostra os Flashman enfrentando o Monstro Dapiras que Dan, todo metidão, pensou ter destruído sozinho com seu Green Vulcan. Porém, Din descobre que na verdade ele se fortalecia sempre mais conforme era ferido. Apesar da propriedade interessante do monstro a história vale mais pelas cenas em que Dapiras mata um grupo de excursionistas queimados numa cabana e do Din mesmo sem estar transformado metendo a porrada em Wandar, Urk e Kirt.
O episódio 26, considerado por alguns fãs o pior do seriado, mostra Lu enfrentando o Monstro Gourmez. Como o nome do dito cujo sugere, ele usa seus poderes na comida, transformando os seres humanos em cabeças de abóbora literalmente. A história tem direito até a uma guerra de comida de Lu com Nefer, Urk e Kirt na cozinha de um restaurante, os Caçadores Espaciais e os soldados vestidos de Mestre Cuca e Kaura espirrando na hora de invocar o Medusan... uma tentativa desastrada de fazer humor numa vibe muito distante da essência de Flashman.
Evidentemente houve algum problema com a atriz que fazia a Lu. Além de protagonizar poucos capítulos - a partir daqui ela só aparece em destaque junto com a Sara - ela também teve que regravar sua aparição na abertura da série, já que a primeira versão não tinha agradado os produtores. No fim, até mesmo Kaura e Keflen, dois dos mais sádicos vilões da televisão, pareceram ter mais destaque no seriado do que ela.
No episódio 27 a série dá uma melhorada com Dan conhecendo o jovem batalhador Ryu - interpretado por Ryosuke Kaizu, que ano seguinte interpretaria o Takeo/Red Mask em Maskman - que ganha a vida como cozinheiro e entregando jornais, enquanto treina sonhando em ser campeão mundial de boxe e no seu tempo livre toca uma corneta que pertencera ao seu pai. A cena em que Ryu toca essa corneta na praia com Dan lembrando do pai é uma das mais bonitas do seriado. A amizade dos dois é ameaçada quando Keflen nota o quanto Ryu é forte e deseja utilizar suas biomoléculas.
Ele é sequestrado por Mess e friamente transformado pelo perverso cientista no Monstro Jaglan. A agoniante história termina com um verdadeiro duelo musical: de um lado Keflen tocando o Sintetizador Molecular para despertar o monstro em Ryu e do outro Dan tocando a corneta do pai dele para despertar seu lado humano. Como resultado, La Deus ordena que ele seja dividido em dois, o monstro e o humano. Assim os Flashman liquidam Jaglan e Dan salva Ryu.
A partir do episódio 28 começa numa nova saga. Keflen faz uma experiência mutante para fortalecer seus lacaios e deixa Gals mais poderoso - na verdade a única mudança visível é que parece que ele está "pegando fogo" - enquanto os poderes de Red Flash falham e o o Sword Laser perde a energia. Kaura delata a caverna onde Keflen estava escondido e ele quase se encontra com os heróis pela primeira vez. No fim após DOIS disparos do Cosmic Vulcan o Novo Gals é destruído. Dificilmente um vilão da importância dele seria eliminado antes dos episódios finais, mas o visual de Gals dava muito trabalho pra produção além da mudez do personagem torná-lo desprovido de qualquer carisma. Quando criança eu mesmo achava que ele era só mais um monstro.
No episódio 29 é o poder de Blue Flash quem falha e Wandar quem se submete a experiência mutante e ganha a capacidade de se metamorfosear no Monstro Fantasma Wandalo, com seu poder apelão de paralisar o tempo por 3 segundos, acuando assim os Flashman. Mesmo assim Go segue heroicamente até o hospital onde o Dr. Tokimura estava internado após sofrer um acidente com a Máquina do Tempo. Graças a isso o cientista se recupera. Vendo o Go naquele estado ao lado do leito de Tokimura deve ter feito todos os fãs torcerem naquele momento pra ser ele o filho perdido daquela família.
E no episódio 31 os poderes de Green Flash e Yellow Flash também falham, deixando todos indefesos, mas o Dr. Tokimura "abre" Mag e descobre a verdade em seus dados: um alinhamento do Planeta Flash com os Satélites Green Star, Blue Star, Yellow Star e Pink Star anulava os poderes dos heróis impedindo-os até de se transformar. Resta aos cinco suportarem mais uma hora penando nas mãos Wandalo, Urk, Kirt e do Monstro Gloster até o efeito passar. Mais uma vez os Flashman mostram sua garra e na hora certa dão o troco nos vilões. Ao fim, enquanto agradecem ao Dr. Tokimura em mais uma despedida Din, Go e Dan tem o mesmo pensamento no íntimo da alma:
"Que bom seria se ele fosse o meu pai."Essa foi uma grande trollada dos produtores no público, já que Red Flash e os outros achavam que o tal alinhamento planetário que anulava seus poderes era a fraqueza secreta que Barak tentou avisar aos heróis antes de morrer e ninguém mais pensou nisso por um certo tempo. No episódio 32 Mag usa a caldeira do Titan Flash para alimentar as pedras de refração que os Flashman usavam pra se transformar, aumentando assim seus poderes e dando a eles novos golpes especiais, como a Poderosa Lança, em que fundem suas adagas numa só arma.
Ao se recuperar ele descobre que ela de fato perdera um filho com a idade dele e meio que inconscientemente os dois começam a se comportar como mãe e filho até Nefer aparecer e estragar tudo. Com ajuda dessa senhora - cujo nome nunca é dito na história - Go consegue nas plantas locais a cura para o veneno expelido por Mazaraz nas pessoas e se despede dela de maneira melancólica no final do capítulo chamando-a de mãe. No episódio 35 Sara e Lu brigam entre si, mas tem que se unir tocando juntas uma melodia no piano para assim deter o poder do Monstro Galabar, que duplica o poder de paralisar o tempo de Wandalo.
No episódio 36 Wandar aparece disfarçado como humano pela primeira vez dando pras crianças bichinhos do Monstro Metagas que fingiam transformar metal em ouro, mas na verdade soltavam um gás que derretia qualquer metal. Din socorre um bando de meninos pentelhos - sim, eles também estão em Flashman, mas aparecem em raros episódios - que queriam o ouro pra comprar um violino pra uma menina bonita. O destaque do capítulo, porém, ocorre quando Kaura, que liderava a operação, ataca o quinteto ao lado de Wandar, Nefer, Urk, Kirt, do Monstro e dos Caçadores Espaciais e, quando eles tem a vantagem sobre os heróis graças ao poder de Metagas, Keflen transporta todo mundo de volta pro Cruzador Imperial, furioso porque Kaura estava quebrando a hierarquia. O Caçador das Trevas, cujas palavras ferem mais que seu chicote, apenas diz:
"É melhor não provocar, senhor... Sei muito bem quem é o senhor Dr. Keflen. Sua verdadeira identidade. Sua origem."
Na última parte da saga dos Flashman:
A Trágica Verdade Sobre Sumire.
Os Piores Pesadelos de Din.
O Destino de Sara.
A Revolta de Kaura.
O Segredo do Dr. Keflen.
A Revelação do Filho Perdido da Família Tokimura.
Kaura Contra Din.
Din Contra os Flashman.
Os Flashman Contra o Planeta Terra!
2 comentários:
Fantástico texto que acabei relendo...aguardando a parte final.
Ótimo texto! Só no concordei com a opinião sobre os episódios 26 "Abóboras Selvagens" e 33 (Meu Pai, Meu Herói). Eu sou super fã da série Flashman e são alguns dos episódios que eu mais gosto! :) O episódio 26 acho muito divertido e inusitado, adorei! No 33 há de fato problema na caracterização dos dublês a luta de Din, Urk e Kirt...mas é um episódio muito bom!
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