terça-feira, 2 de julho de 2013

Merida de Valente Sofreu uma Plástica?

por
Corto de Malta


A Disney comprou um barulho com os fãs do desenho Valente quando mostrou uma nova versão da Princesa Merida da animação Valente sem suas imperfeições naturais.


A empresa do camundongo divulgou umas artes da protagonista da animação Valente da Pixar (que pertence a Disney) onde eles simplesmente corrigiram as "imperfeições físicas" da personagem, ou melhor trouxeram ela para o tradicional padrão de beleza das demais princesas Disney e suas medidas 90/60/90.

Não é segredo pra ninguém que a Pixar sempre priorizou o lado mais humano dos personagens. Nada mais natural que a Princesa fosse diferente das versões mais conhecidas da Disney, mas parece que algumas pessoas de lá (sobretudo o Departamento de Marketing) não conseguem tolerar isso muito bem e trataram de pasteurizar a Merida pra consumo industrial.



O público reagiu negativamente a isso e mais de 200 mil assinaturas foram colhidas pedindo diretamente ao presidente da Disney Robert Iger que mantivesse as imperfeições originais da personagem.

A empresa declarou a NBC news:
"Costumamos usar diferentes estilos de arte em nossos personagens e esta recapitulação de Merida em seu vestido de festa foi um esforço especial para comemorarmos a época de sua coroação."
Irônico se pensarmos que a mudança e sua motivação vão contra tudo aquilo que  a própria personagem acreditava na obra, já que tudo que ela não queria era princesinha genérica. Choveram críticas de todos os lados. A diretora do longa, Brenda Chapman, acusou a "reforma" na personagem de ser de um "sexismo flagrante" e que os responsáveis pelo Departamento de Marketing da Disney deviam "ter vergonha de si mesmos". 

Mas após todo esse mal estar, parece que eles voltaram atrás e a Merida Versão Dr. Rey não tem aparecido mais nos sites da Disney. Felizmente.




Um comentário:

TODDY disse...

E mudou pra bem mais feia né? hehehe

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.