segunda-feira, 22 de julho de 2013

Climatinê: O Homem de Aço por Renver

por
Renver

Essa não é mais uma das várias resenhas do Homem de Aço que estão bombando pela internet. Mas sim uma análise fria e meticulosa das nossas expectativas e pretensões. Então vamos lá...





Primariamente uma breve e poética sinopse do filme:

Em Homem de Aço temos um Clark Kent distante emocionalmente das pessoas, um bom samaritano que vaga pelo mundo em busca de repostas. Vindo de uma sociedade avançada (outro planeta - Kripton) mas presa num ostracismo fundamentalista. Kripton morreu... Mas Clark sobreviveu por que foi enviado à terra...
Só que nesse tempo o extremista Zod (um outro sobrevivente de Kripton) aparece e tenta fazer a fusão da sociedade Kriptoniana com a raça humana de uma forma grosseira e genocida. Aí caberá ao nosso samaritano errante abraçar a humanidade ou kripton.

Muitos acusaram esse filme dizendo que esse Superman não é mais inspirador, mas sim uma froça bruta... que não se importa com nada a sua volta. Bom se você espera aquele velho heroí que salva gatinhos de árvores e donzelas em apuros, bom meu amigo... este não é mais esse Superman, pode um dia se tornar este, mas definitivamente nesse filme não é. Esse Superman é um estranho no ninho, alguém que procura constantememte saber o seu lugar ao mundo. E quando finalmente descobre, o destino não permite que ele salve gatinhos, que ele impeça catastrófes ou que  enfrente vilões com planos bizarros (cof cof construir uma ilha de Kriptonita que vai causar uma crise imobiliária pra benificiar algum acionista visionário).

As vezes acho que o Superman escoteiro morreu no All Star Superman. 


Ao meu ver, o filme cumpre o papel a que se propõe, apresentar o mito do Superman pra uma nova geração... Embora a imagem de Christopher Reeve sempre ficará impregnada em nosso subconsciente, os filmes dele são datados.




Outra coisa eu li todas as 4 principais origens dele:

A do John Byrne de 1986


A do Mark Waid de 2002/2003

A do Geoff Johns do final da década de 2000 


e a recente do Grant Morrison (2011/2012)

E todas mudaram radicalmente alguns paradigmas do herói. E todas tiveram reclamações dos fãs, ora gente reclamando por que na origem do Mark Waid Superman é vegetariano ou conheceu o Lex em Smallville. Ou futilidade da Lois Lane do Byrne (a origem de 86). Ou o apego constante do Geoff Johns ao Superman do Reeve... e nem vou aqui mencionar as bizarrices da origem do Morrison.

Por que então não podem aceitar esse novo Superman, por causa do polêmico final?... Ele já fez isso nas HQs...

Lembrando mais uma vez esse não é mais o Superman romântico, ou aquele escoteirão que diz "crianças bebam leite"... Todas essas reformulações já tiveram o seu tempo e sua importância. Mas esse novo Superman ainda tem o seu valor, talvez o diretor melhore os seus maneirismos (sutileza pra quê né senhor Snyder) e quem sabe as continuações tenham uma edição melhorada e menos afoita... Não é é o filme de heroí perfeito, algumas cenas de ação são arrastadas e poderiam ser trocadas pelo desenvolvimento dos personagens (maldito tentáculos)... Mas ainda senti a nobreza e a essência do personagem nessa nova remodelagem... Basta ir com a mente aberta aos cinemas e as expectativas não tão altas assim.

Tudo que eu teria a dizer sobre os aspectos técnicos, emotivos e comerciais do filme já foram ditos pelos meus colegas da blogsfera... Aqui vai alguns links interessantes.

Resenha

Podcast do Uarévaa

Podcast do Comicpod


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários e críticas são bem vindos desde que acompanhados do devido bom senso.